< >
​CLÍNICA DA FALA, MMVARQUITECTO MMVARQUITECTO Espaços
< >
​CLÍNICA DA FALA, MMVARQUITECTO MMVARQUITECTO Espaços

CLÍNICA DA FALA (Lisboa, Portugal)

A clínica é entendida como um local de aprendizagem, de concentração, onde o som e a imagem são elementos obrigatórios.

Captar o ritmo das palavras, a pausa entre elas, ruído e silêncio, cheio e vazio, torna-se a ideia principal do projecto. A partir destas premissas e da análise do espaço desenha-se um tecto paisagem, que vibra como a cadência dos ritmos da natureza. Este mecanismo equilibra-se com a robustez e simplicidade do todo. O filtro deixa passar o ar e define o som, a massa contém ambos. As sensações de profundidade,  transparência, opacidade e fluidez são dadas pela organização subtil dos materiais.

A Clinica da Fala, localizada no piso térreo de um bloco habitacional na cidade de Lisboa, tem como base lançar uma nova imagem e conceito de clinica na cidade.

Partindo de um orçamento reduzido, o desafio baseou-se no reformular de um espaço existente, numa clinica de terapia da fala para uma jovem terapeuta.

                O programa desenvolve-se num único espaço, onde se articula o espaço de entrada com um gabinete de correcção da fala, onde a presença de um espelho é elemento integrante das secções de terapia. A possível compartimentação destes espaços é feita apenas por um único plano deslizante.

Tendo em conta a polivalência de um espaço único, propôs-se um tecto permeável constituído por lâminas que ocultam e controlam todos elementos técnicos necessários para o funcionamento da clinica: iluminação, climatização, sistema de segurança e som. Este mecanismo para além de controlar estes elementos, tem como principal função criar uma sensação de profundidade e vibração que caracteriza o espaço.

O resultado é entendido como um vazio onde o mobiliário é moldado na mesma matéria, sendo parte integrante de um todo.

Créditos fotográficos: © Fernando Guerra, FG+SG Architectural Photography.
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado