< >
SG Light, GRAU.ZERO Arquitectura GRAU.ZERO Arquitectura Casas modernas
< >
SG Light, GRAU.ZERO Arquitectura GRAU.ZERO Arquitectura Casas modernas

Com a utilização da implantação máxima permitida pelo terreno, na sua projecção vertical, resultou a volumetria do edifício.

A ideia de relacionar o pensamento escultórico com o arquitectónico, tornando-os ambíguos, foi neste caso proposto ao requerente como uma premissa de trabalho, que desde logo foi interpretada como uma mais valia para o resultado final do projecto.

Dividiu-se a “massa” volumétrica da implantação passível de ser “utilizada” em dois pequenos paralelepípedos, unidos por um elemento de ligação. Utilizou-se uma flexão de 10º nos dois volumes, de forma a manterem entre si uma linguagem comum. A aplicação desta flexão, é executada num dos volumes no seu eixo horizontal, e no outro, no seu eixo vertical. Este gesto criou um posicionamento distante ao nível formal entre os dois bloco, permitindo contudo ter diversas leituras da volumetria apresentada. Estes grandes volumes quase cegos proporcionam uma imagem eminentemente plástica.

Entre os “corpos” acontece a entrada onde se evidencia, através de um seccionamento do volume no eixo horizontal, uma zona de tenção formal. Serve de ancoragem às duas massas.

Na sua organização espacial, privilegiou-se a relação da habitação com uma escola primária estado novo existente, a partir do alçado norte da habitação.

Para a resolução do programa, as referências escultóricas acompanharam todos os raciocínios e soluções propostas, como prova a utilização do pé direito alto, “não standard’, os espaços mais controlados e fechados para o exterior. Procurou-se romper com algumas das formas de identificação arquitectónicas, nomeadamente janelas para o exterior que foram utilizados no menor número possível. A iluminação/ventilação dos quartos acontece a partir de pequenos pátios individuais.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado