<
Hospital CUF Descobertas, Aura Light Aura Light Espaços comerciais Hospitais
<
Hospital CUF Descobertas, Aura Light Aura Light Espaços comerciais Hospitais

Utilizada de forma eficaz nos serviços de saúde, a iluminação pode melhorar o ambiente e desempenhar um papel fundamental na promoção do bem-estar dos pacientes e funcionários, psicológica e fisiologicamente e o Hospital Cuf Descobertas é exemplo disso. O edifício foi construído em 2001 e foi já alvo de diversas melhorias tendo sido a mais recente à zona de Exames Especiais e Patologia.

Como em qualquer projecto a iluminação deve ser pensada de acordo com as características do local, porém este tipo de unidade tem características muito especiais, e a par da Cirurgia, será das zonas mais exigentes a nível luminotécnico, devendo obedecer à norma EN-12464.
Na Zona de Auto-transfusão é imperativo garantir uma boa reprodução cromática, a ausência de brilho e evitar ao máximo a fadiga visual, de modo a garantir o óptimo desempenho dos profissionais de saúde nos exames e diagnósticos. Este conforto visual e ausência de encandeamento foram garantidos pela luminária Aura Iberis com difusor microperfurado e uma iluminação indirecta, vidro de protecção IP 40 para maior segurança, e equipada com as eficientes lâmpadas Aura Unique Long Life. Tanto nas salas de Exames como nos gabinetes zona de Patologia é necessária uma iluminação de alta intensidade para a execução de procedimentos médicos e tratamento especializado. Este tipo de atividade tem exigências rigorosas no olho humano e exige acuidade visual excelente, sendo a escolha natural a Aura Oxalis, com os seus reflectores duplo-parabólicos em alumínio Miro4 que asseguram ainda um elevado conforto visual e baixo encadeamento, e lâmpadas Aura T5 Eco Saver para uma máxima poupança energética e elevada duração. Já nos gabinetes individuais da zona de Exames, locais de dimensão reduzida, foram instalados os downlights CR 150 2000L com o seu elevado fluxo luminoso e elevada qualidade de luz graças à tecnologia TrueWhite® da CREE, bem como uma vida mais longa e uma maior economia de energia. Outro dos requisitos técnicos nestes locais é a resistência e estanquicidade das luminárias que devem ser fechadas e seladas, ter um IP elevado, ser antissépticas, garantir a uniformidade da iluminação e não aquecer muito devido à necessidade de manter uma temperatura baixa na sala, devendo a escolha recair em lâmpadas fluorescentes para uma melhor precisão visual. Para responder as estas exigências a luminária escolhida foi a Aura Silene, equipada com lâmpadas T5 da Aura Light. Os corredores e áreas de circulação merecem uma atenção especial na iluminação de modo a optimizar a orientação, reduzir riscos, proporcionando uma iluminação sem brilhos e que ajude a identificar obstáculos como degraus, escadas e rampas, sendo indicados os downlights Cree CR150 1000L. Nas zonas de recepção foi instalada a Aura Celtis, na versão suspensa em linha contínua sob os balcões, complementada pelos downlights Cree CR150 nas zonas de espera e por trás dos balcões de atendimento, para uma iluminação atraente e suave criando um ambiente com pouco contraste com o exterior e acolhedor.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado