< >
Metamorfose, FAHR 021.3 FAHR 021.3 Casas ecléticas
< >
Metamorfose, FAHR 021.3 FAHR 021.3 Casas ecléticas

A ruína como espaço para a imaginaçãoconcebida pela equipa criativa FAHR 021.3

Entre a diversidade arquitectónica de uma das zonas mais emblemáticas da cidade do Porto, destaca-­‐se a antagónica estrutura Metamorfose da equipa de arquitectura FAHR 021.3. O impacto da malha metálica verde, que preenche o espaço vazio junto uma porta de entrada da cidade, é inegável. O resultado é a perfeita união de todos os elementos que preenchem a zona da Estação de São Bento, numa íntima conversa com a cidade.

A provocação está lançada. Onde hoje se encontra o degradado, o destruído e o abandonado, a Metamorfose ganhou lugar. A ruína, que faz parte da história da cidade, surge agora como espaço para a intervenção e acima de tudo para a imaginação. Num gesto que atrai o olhar e causa desconforto, a Metamorfose cria um novo cenário no Porto e dignifica um espaço outrora vazio.

Seis toneladas de aço, 28 metros de extensão, 11 metros de altura, 5 de profundidade e quase 200 interseções todas diferentes são alguns dados desta malha metálica, desenvolvida digitalmente e que encontra o seu lado físico na irregularidade imposta pelas mãos humanas. Em sintonia com a filosofia da equipa criativa, o gesto plástico que quebra os formalismos e as regras da construção, num centro histórico como o do Porto, reflecte a clara intenção de provocar e surpreender todos os que por lá passarem. Até a utilização da cor típica, por defeito, dos softwares de modelação 3D é uma forte afirmação da sua essência desafiadora.

Só desta forma faz a Metamorfose sentido para a dupla FAHR 021.3. No âmbito da iniciativa Locomotiva promovida pela Porto Lazer, apresentam um projecto que resume a sua visão provocadora e reflecte uma nova abordagem arquitectónica e artística para o que é um dos elementos mais característicos do Porto, os espaços devolutos. Olhar e observar estes locais que se repetem pela cidade como lares para intervenção e para a imaginação.

A excepção provoca. A disrupção desafia. A conversa inicia-­‐se. Entre a cidade e a estrutura. A Metamorfose desperta-­‐se. As interpretações são incontáveis e a intenção é atingida.

Equipa
Projecto Criativo -­‐ FAHR 021.3

Light Design – José Nuno Sampaio

Engenharia -­‐ NCREP

Execução -­‐ LETRATEC

Comunicação -­‐ Carla Brites Santos

Vídeo -­‐ Building Pictures

Música –Orpheus Ticked -­‐ Ergo Phizmiz (creative commons)

Apoio

Uma iniciativa Porto Destino Criativo -­‐ LOCOMOTIVA

Co-­‐financiamento

O Novo Norte . Programa Operacional Regional do Norte QREN -­‐ Quadro de Referência Estratégico Nacional

União Europeia -­‐ Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Promotor Porto Lazer

Características físicas

Material -­Perfil em aço

Dimensões (apx) -­ 28m extensão, 11m alt, 5m de prf

Peso -­ 6000 kg

Número de intersecções -­ 180 Metros de material -­ 400m lineares Cor -­ Óxido de cobre

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado