< >
PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO, Oh!land studio, lda Oh!land studio, lda Jardins modernos
< >
PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO, Oh!land studio, lda Oh!land studio, lda Jardins modernos

Este parque é assumidamente uma proposta de recuperação ambiental e da reconversão funcional de um espaço com múltiplas condicionantes, adaptando-o a espaço público. A construção do parque iníciou-se em 2010, enquadrado no Programa Operacional Regional – Mais centro.

Desenvolveram-se uma série de acções materiais, que se manifestaram através da construção de processos adaptativos de eliminação da vegetação infestante, promoção da vegetação autóctone e criação de condições à regeneração natural. A requalificação das lagoas (poluídas por metais pesados), foi o grande desafio, adoptando-se processos de engenharia ambiental para a sua fitodepuração.

No processo evolutivo do projecto, adoptaram-se medidas de sustentabilidade, desde a escolha dos materiais à aposta nas energias renováveis.

A obra foi concluída em Agosto de 2012, e todo o parque encontra-se num processo de maturação.

A nível ecológico o parque requalificou ambientalmente uma área degradada, recuperando gradualmente a qualidade da água, implementando soluções de bioengenharia e promoveu a reestruturação da mata e a consolidação de um estrato arbustivo adaptado às condições edafo-climáticas. Estas acções permitirão ampliar o número de nichos ecológicos aumentando assim a biodiversidade.

A nível social o parque apresenta-se como um local pedagógico, com funções lúdicas e interpretativas, e é um espaço multifuncional de grande dimensão que compreende vários tipos de recreio e públicos-alvo.

Economicamente prevê-se uma promoção a nível local e regional, atraindo diferentes públicos pelas suas múltiplas vertentes, nas quais se incluem o turismo de natureza. Devido ao seu carater de espaço de conservação poderão ser estudados eventuais parceiros e financiamentos que permitam a auto-suficiência do parque.

PRÉMIO VIBEIRAS JOVEM ARQUITECTO PAISAGISTA 2013

------

ARQUITECTURA PAISAGISTA – Ana Sofia Pacheco + Sara Moras + Victor Esteves

ARQUITECTURA E ESPECIALIDADES – Arquigrupo – Arquitectura e Planeamento, Lda.

Créditos fotográficos: victor esteves
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado