>
Parque Ribeiro do Matadouro, Oh!land studio, lda Oh!land studio, lda Jardins minimalistas
>
Parque Ribeiro do Matadouro, Oh!land studio, lda Oh!land studio, lda Jardins minimalistas

O projeto é parte da estratégia de desenvolvimento urbano ‘Inventar a Cidade’, e evoluiu do concurso Europan 9 para o que é agora uma parte regenerada da cidade de Santo Tirso. Foi uma oportunidade para converter um não-lugar num espaço qualificado no contexto social, urbano e natural da cidade.

O Parque Ribeiro do Matadouro, ocupa uma área de 1.54ha no centro da cidade e teve como diretrizes de conceção a cultura local, a ecologia e a tradição, aliadas a métodos de construção sustentável.

Este espaço foi transformado num organismo vivo que é estruturado por diversas escalas, ritmos e velocidades num contexto de cidade contemporânea, com os objectivos de tornar transparente a identidade do local, e de criar um espaço de interacção social em estreita relação com os elementos naturais. Aliada a estes princípios está a experimentação de novas soluções de design, conjuntamente com soluções para a gestão racional dos recursos, contribuindo positivamente para uma baixa manutenção: espécies vegetais adaptadas ao solo e às condições climáticas da região, materiais recicláveis, eficiência energética de equipamentos e sistemas de irrigação de baixo consumo.

___

LOCALIZAÇÃO: Santo Tirso, Portugal

PROMOTOR: Câmara Municipal de Santo Tirso

ARQUITETURA / ARQUITETURA PAISAGISTA: Bruno Sousa (arquiteto) + Gilberto Pereira (arquiteto) + Sofia Pacheco (arquiteta aisagista) + Victor Esteves (arquiteto paisagista)

ENGENHARIA: Hernâni Araújo (civil engineer), João Fernandes (civil engineer), Tito Santos (civil engineer), Delfim Morim (electrotechnical engineer)

CONSTRUTOR: Gabriel A. S. Couto, SA

Créditos fotográficos: victor esteves
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado