< >
Casa em Chaves, bAse arquitetos bAse arquitetos Salas de estar modernas
< >
Casa em Chaves, bAse arquitetos bAse arquitetos Salas de estar modernas

A habitação objeto de intervenção data do final do século XIX, situa-se no centro histórico da cidade de Chaves e está, parcialmente, construída sobre a muralha medieval. O edifício encontrava-se em avançado estado de degradação, tendo sofrido ao longo do tempo diversas obras que adulteraram os elementos originais e transformaram o existente numa amálgama de partes dissonantes.A intervenção consistiu na reconstrução do edifício, aproveitando os elementos em bom estado – as paredes em pedra existentes ao nível do R/chão e as fachadas principal e sul –, que serviram de suporte para a construção da nova estrutura realizada segundo técnicas construtivas idênticas às existentes. Os vãos da fachada principal, a mais “nobre”, foram redesenhados mas preservando a memória dos caixilhos originais.

Um dos princípios orientadores do projecto consistiu em reabilitar os espaços de modo a conferir padrões de qualidade compatíveis com as actuais exigências de conforto e que permitisse, ao mesmo tempo, a leitura da identidade tipológica e construtiva preexistentes. A reorganização pontual dos espaços interiores conduziu a uma clarificação dos usos e contribuiu para o seu melhor funcionamento.

Uma das características do edifício existente, proporcionada pela particular implantação da construção no casco histórico, era a presença de um pátio ao nível do 1º andar. No projecto, a relação entre os espaços interiores e aquele espaço exterior foi reforçada e clarificada, o que permitiu também uma melhor iluminação e uma multiplicidade de vistas cruzadas, entretanto perdidas.

Créditos fotográficos: do mal o menos
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado