Fachada guedes cruz arquitectos Moradias
Fachada guedes cruz arquitectos Moradias

A Lifting House existia com formas voluptuosas, paredes e pilares avantajados com molduras em massa, sancas bojudas amparando a cimalha de toda a casa. Chaminés falsas coroavam este monumento à ridícula grandiosidade, à irracionalidade e à não arquitectura. Localizada no meio do lote, desprotegida do vento arenoso do Guincho ignorava as vistas de mar e da serra de Sintra.

As alterações a esta casa constituíram um processo de projecto diferente e com grau de dificuldade crescente à medida que avançava no tempo. Foi uma operação curiosa. Começou por um lifting e acabou na reconstituição do corpo inteiro.Tirou-se a gordura, e como era obesa essa casa, limpou-se a carne e quando chegamos ao esqueleto a osteoporose tinha tomado conta da sua estrutura.

Agarrados ao fantasma da estrutura original e dos projectos já aprovados o processo de construção reflecte a complexidade da situação.

Manteve-se a implantação em L e a casa ganhou força com uma nova envolvente: uma grande parede em lajetas de betão cinzentoesburacada, que protege três faces sem a desligar do mundo. Através dessa parede vemos de perto as áreas posteriores do lote e mais ao longe a massa imponente da serra de Sintra. E é dela a imagem da casa. Sobretudo à noite em que a sua teia de vazios iluminados apresenta uma superfície de grande beleza. Através dela se entra em casa. Um tubo metálico de grandes dimensões nos transporta para um interior de espaços geometricamente bem definidos, cheios de luz e com uma vista deslumbrante sobre as dunas do Guincho.

Os anexos existentes, duas construções para garagem, arrumos e caseiros, de passagem obrigatória para quem chega a casa, confundem-se no verde do jardim forradas de plantas de um jardim vertical.

Projecto de Arquitectura: Guedes Cruz Arquitectos

Autores de Projecto: José Guedes Cruz, Marco Martínez Marinho, César Marques

Colaboradores Arquitectura: Patrícia Maria Matos, João Simões, Isabel Granes, Nelson Aranha

Especialidades: Espaço Energia

Empreiteiro Geral: Area Pronta

Créditos fotográficos: Marco Martínez Marinho
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado