< >
Casa PD, Rúben Ferreira | Arquitecto Rúben Ferreira | Arquitecto Casas modernas
< >
Casa PD, Rúben Ferreira | Arquitecto Rúben Ferreira | Arquitecto Casas modernas

RECONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UMA HABITAÇÃO

PD House

A conceção desta casa resulta de um aproveitamento de uma pré-existência inacabada com necessidade de recuperação, alteração e ampliação dos espaços existentes. Trata-se agora de um edifício de 3 pisos com dois volumes devidamente identificados pela sua forma e materiais de acabamento, criando assim uma clara distinção entre o pré-existente e a ampliação.

A fachada principal assume-se quase como que uma fachada cega, apenas com pequenos vãos de iluminação, uma vez que se encontra muito perto do arruamento de acesso, deixando assim para a fachada posterior, os dois grandes vãos, de apoio às zonas mais vivenciais da habitação, que contemplam toda a bela paisagem existente até ao horizonte. Em termos formais, manteve-se o volume pré-existente com 10x10m com dois pisos (um dos quais em cave) existente, ao qual se acrescentou um volume suspenso ao nível do piso -1 mas subindo até a um piso 2 que nos liga a um fabuloso terraço que nos relaciona directamente com o exterior, com a envolvente próxima e com toda a bela paisagem de serras pelo horizonte fora. Este jogo de volumes, confere às fachadas uma noção de tempo que se expressa através da evolução do edifício, além de lhe dar um carácter moderno.

Além de uma evidente preocupação em manter a história do edifício, e de vincular a fachada da ampliação aos alinhamentos existentes, o desenho evidencia um óbvio contraste entre a pré-existência – mais tradicional – e a ampliação – mais moderna. Se a fachada principal responde de forma defensiva à proximidade da rua, bem como ao facto de a cota de entrada de situar abaixo da cota da estrada, já a fachada posterior é mais exposta e mais permeável, tornando-se num espaço simultaneamente interior e exterior – uma zona exterior coberta ao nível do piso -1, faz a transição entre o edifício e o exterior – zona da piscina e jardim, que é também um espaço que, apesar do seu carácter intimista, permite o olhar sobre a envolvente.

Na fachada posterior explora-se a extrema transparência que prolonga o interior para fora e abre o campo visual sobre o jardim onde dominam Oliveiras, direccionando o olhar nos pisos superiores – piso 1 e terraço, sobre as paisagens de serras beirãs. Sendo um lado da casa aberto para o exterior, a luz é sempre constante e equilibrada durante todo o dia.

No interior, no piso social, os espaços são amplos e desafogados criando apenas compartimentos fechados, na zona privada dos quartos e instalações sanitárias dos pisos 1 e -1. Com este tipo de espaço, cria-se assim uma forte sensação de desafogo, bem como, a quem ali vive, uma evidente sensação de fluidez e liberdade de movimentos. Em termos de opção construtiva este projecto é um exemplo de mistura entre estrutura tradicional pré-existente em sistema porticado, com uma estrutura mista em ferro e betão sobre a qual assenta toda a ampliação, criando-se assim uma clara distinção entre o edifício existente e a nova ampliação.

Como um espaço simultaneamente natural e cenográfico, de contemplação e vivência, o jardim é assumido como um espaço livre e totalmente protegido da envolvente, ficando um piso abaixo da cota de entrada, de forma a se conseguir usufruir de todo o espaço com toda a privacidade possível.

Créditos:

Dono: Private

Localização: Anceriz – Arganil, Portugal

Projecto: 2013 – 2014

Obra:

Arquitectura: Rúben Ferreira | Arquitecto

Colaboradores: MASP – Aquitectura

Modelação e Renderização 3D: Rúben Ferreira | Arquitecto

Área Bruta: 255,30m²

Créditos fotográficos: Rúben Ferreira | Arquitecto
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado