< >
casa montefilipe, Atelier Base Atelier Base Corredores, halls e escadas mediterrânicos
< >
casa montefilipe, Atelier Base Atelier Base Corredores, halls e escadas mediterrânicos

A casa montefilipe encontra-se numa zona mais alta da aldeia de Alpalhão, fora do centro histórico mas integrada numa frente de rua consolidada, entre casas tradicionalmente modificadas. De inicio tínhamos condicionantes bastante restritas: o orçamento disponível era curto, o lote era rectangular apenas com uma frente e o PDM estava cheio de equívocos culturais.

Através da pesquisa sobre as casas de Alpalhão e também de Nisa, procurámos perceber que características eram essenciais para construir uma simples casa alpalhanense.

Do processo entre o projecto e a construção, chegou-se a uma casa branca, com portadas de madeira e uma porta verde-alface. Na organização interior trocámos a orientação tradicional das escadas e apenas com este movimento definimos tudo: a separação entre sala e cozinha, o bloco central de casas de banho, a distribuição dos quartos no piso superior. Como este centro tornou-se o elemento mais importante da casa, pintámo-lo da cor da porta.

A construção foi tendo muitas visitas espontâneas e assim que decidimos pintar a parede do pátio de magenta, a casa ganhou um nome pelas ruas da aldeia: a casa das cores. E ao dizerem isto, com um misto de curiosidade e expectativa, as pessoas riram e ficaram felizes.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado