Abrigos da Eira, Plano Humano Arquitectos Plano Humano Arquitectos Casas escandinavas
Abrigos da Eira, Plano Humano Arquitectos Plano Humano Arquitectos Casas escandinavas

As estruturas de abrigos, estão formuladas segundo critérios modulares de conjugação e articulação de espaços. Destinados a albergar um total aproximado de 60 pessoas, estão previstas um total de oito estruturas de abrigos, tendo até ao momento sido construídas duas unidades.

Os abrigos partem de um módulo base, estrutural, de forma rectangular, com 3,30m x 6,60m. existente no mercado e comercializado pela Jular,

O projecto do abrigo tipo de envolve-se através da agregação de dois módulos, onde cada um encerra um quarto e uma instalação sanitária de apoio. Através da junção dos módulos surge um pequeno átrio que organiza e distribui o espaço interior.

O acesso ao abrigo é feito através de uma estrutura de “deck”, com 1,20m de largura e 6,60m de comprimento. Estas dimensões, para além de manterem as medidas modulares, permitem uma gestão mais eficaz da implantação dos abrigos, melhorando em simultâneo a relação do edifício com a topografia existente.

Partindo dos conceitos do Centro Nacional de Actividades Escutistas, e do próprio espírito construtor dos Escuteiros, fizemos o uso de cordas de sisal, apoiadas numa “leve” estrutura metálica, e que assim formam um pórtico de acesso aos abrigos. Assim procurou-se que toda a construção, através dos seus materiais, remete-se para as construções e ideologia próprias dos Escuteiros.

Existe ainda um deck de ligação exterior dos dois módulos, que resulta pretende numa área de lazer, proporcionar momentos de lazer e convívio, bem como o usufruto da vista extraordinária. A partir do terraço, e através das cordas de sisal, os utilizadores beneficiarão de uma vista singular. Ao mesmo tempo é proporcionada uma vivência do espaço, que permite alguma privacidade.

A ligação ao terreno é efectuada por estacaria de madeira tratada. Desta forma reduz-se o impacto da construção no terreno, minimizando a necessidade de modulação da topografia existente.

O sistema construtivo utilizado prima pelo uso da madeira. É um material natural, que com as devidas manutenções, tem uma durabilidade excepcional, detendo também características térmicas e acústicas superiores às construções em alvenaria.

Os materiais a utilizados no revestimento exterior são na maioria a madeira modificada, do tipo “thermowood”. O Viroc surge na porta de entrada, como material de excepção, que marca a entrada no módulo.

Quanto aos espaços interiores, foi utilizado OSB no revestimento de paredes e tectos e vinílico em pavimentos.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado