< >
Reabilitação de Habitação Unifamiliar, Santo Adrião, ProjectO2R ProjectO2R
< >
Reabilitação de Habitação Unifamiliar, Santo Adrião, ProjectO2R ProjectO2R

A intervenção visa a reabilitação e alteração de um conjunto de edifícios existentes inserido num contexto rural próximo do Rio Vizela. Composto por quatro corpos com diferentes alturas e cotas de pavimento em elevado estado de degradação, estes vão se relacionando entre si com encostos pontuais, formando uma organização espacial em U, ao mesmo tempo que vão resolvendo a contenção dos diversos níveis altimétricos de espaços exteriores que o lote possui.

A proposta tem como objetivo melhorar a articulação entre os edifícios existentes, conferindo-lhe um caráter de unidade, que este não possui na sua formulação atual, sem pôr em causa a individualidade dos corpos que formam o conjunto. Deste modo optou-se por uniformizar as cotas dos pisos dos três edifícios conferindo-lhe continuidade física e espacial, através da reconstrução da varanda no interior do lote, atualmente demolida na sua totalidade, que se assume como peça fundamental na articulação dos corpos existentes, resolvendo a circulação horizontal e agarrando formalmente as várias construções do conjunto. Esta atitude resulta em dois níveis diferenciados de intervenção, mais forte e evidente na relação com o interior do lote e mais discreta e pontual na relação com o exterior e a via pública.

Aproveitando o posicionamento espacial face aos outros e por se desenrolar em três pisos, o edifício mais a Sul absorve o programa fundamental da habitação (Estar, Jantar, Escritório e Quarto Principal), funcionando como charneira do corpo mais a nascente (Cozinha) e do corpo mais a poente (Quartos Secundários). Restando o corpo mais a norte (Garagem) só de um piso e na cota mais baixa, que é reformulado na sua totalidade, cuja ligação ao restante programa é feita pelo exterior através de galeria coberta gerada pela varanda de circulação.

Para a reconstrução dos três corpos principais a solução construtiva proposta insere dois novos materiais ao conjunto: chapa de zinco pigmentada e vidro em panos modulares que se articulam com a alvenaria de pedra à vista e rebocada. Desta forma é reforçada a necessidade de uma expressão única que unifica os corpos sem perder a escala e a individualidade das construções que formam o conjunto.

Arquitetura e Coordenação: Arq. Tiago Leal Pignatelli e VasconcelosColaboradores: Arq. João Pedro Pignatelli Cavaco Vasconcelos

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado