< >
Reabilitação de Habitação Unifamiliar, Tarrio, ProjectO2R ProjectO2R
< >
Reabilitação de Habitação Unifamiliar, Tarrio, ProjectO2R ProjectO2R

A intervenção visa a reabilitação e alteração de um conjunto de edifícios existentes composto por habitação com moinho, pequeno moinho e edifício de apoio à atividade agrícola.O conjunto carateriza-se pela pendente acentuada do terreno, pela construção em alvenaria de pedra com cobertura em telha e pela proximidade da ribeira que confronta na cota mais baixa bem como pela levada de água à cota mais alta que alimentava estes mesmos moinhos.

A proposta mantém o perímetro e limites de implantação existente à exceção dos corpos do antigo moinho, à cota mais elevada, que são reconstruídos com o intuito de conferir ao conjunto a continuidade espacial exigida. Relativamente aos dois corpos situados na cota mais baixa a intervenção pressupõe o ajuste da cércea, de modo a garantir aos dois pisos da habitação um pé direito confortável.

A solução construtiva proposta insere dois materiais novos ao conjunto, optando-se pela chapa perfilada em articulação com a alvenaria de pedra, para reconstrução dos dois corpos na cota baixa, conferindo-lhe o carater industrial que outrora teve enquanto estrutura molinológica e voltará a ter enquanto estrutura de habitação e apoio à atividade agrícola e o betão à vista para a reconstrução do corpo à cota mais elevada marcando claramente, em contraste com o existente, a alteração de uso que se propõe.

A organização interna da habitação, aproveita a disposição existente do conjunto, definindo através das paredes a manter, o programa principal da habitação, constituído por lavandaria, cozinha, arrumos, jantar, estar, quarto principal e no edifício a reconstruir integralmente o programa complementar da casa composto por quarto, wc e espaço de trabalho. A edificação destinada ao apoio da atividade agrícola é constituída por um espaço de arrumos e outro mais amplo de trabalho.

Arquitetura e Coordenação: Arq. Tiago Leal Pignatelli e VasconcelosColaboradores: Arq. João Pedro Pignatelli Cavaco Vasconcelos

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado