Terraços – fotos, inspiração e design

  1. Casa das Muralhas: Terraços  por Corpo Atelier
    Ad
  2. Depois : Terraços  por MOBEC
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. RUSTICASA | Casa do Brezo | Paredes de Coura: Terraços  por Rusticasa
  5. Espaço exterior coberto : Terraços  por Tangerinas e Pêssegos
    Ad
  6. Slabstone: Terraços  por Margres
  7. Varanda: Terraços  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Área de lazer Perfeita: Terraços  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  10. Barbecue: Terraços  por Pedro Queiroga | Fotógrafo
  11. ​Luxuoso Apartamento na Marina Vilamoura - Luxury Apartment in Vilamoura Marina: Terraços  por Ivo Santos Multimédia
  12. Terraço com aromáticas e citrinos: Terraços  por STILL urban design
  13. Monte da Ervilha | 2015: Terraços  por Susana Camelo
  14. Antes : Terraços  por MOBEC
    Ad
  15. Terraço Campo de Ourique: Terraços  por  Rita Salgueiro - Full Ideas
    Ad
  16. Model home - Lisbon: Terraços  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  17. Model home - Lisbon: Terraços  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  18. Apartment in Belém: Terraços  por Lagom studio
  19. Casa Milhafre: Terraços  por Hi-cam Portugal
  20. AUTOR DO PROJETO DE UM GAZEBO PARA CHURRASCO( АВТОРСКИЙ ПРОЕКТ БЕСЕДКИ ДЛЯ БАРБЕКЮ ): Terraços  por D O M | Architecture interior
  21. ​Lareira a Biocombustível Planika: Terraços  por IMPORCHAMA, FOGÕES DE SALA LDª
  22. Model home - Lisbon: Terraços  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  23. Estar Exterior: Terraços  por Peritraço Arquitectura
  24. Casa A.F. | atelier d'arquitectura J. A. Lopes da Costa: Terraços  por Atelier Lopes da Costa
  25. Remodelação de T2 para Airbnb: Terraços  por MP Architecture & Interior Design
  26. Apartment in Belém: Terraços  por Lagom studio
  27. Varanda entre o quarto do bebé e da suite do casal: Terraços  por Traço Magenta - Design de Interiores
    Ad
  28. Casa Xaroco: Terraços  por studioarte
  29. Terraço com zona de refeições: Terraços  por LAVRADIO DESIGN
    Ad
  30. NEOCIM Décor Optique Titane: Terraços  por Kerion Ceramics
  31. Obra: Terraços  por minimalinea
  32. Casa RM53: Terraços  por Cecyn Arquitetura + Design
  33. Fachada: Terraços  por NVE engenharias, S.A.

O terraço é a zona da casa mais desejada entre a Primavera e o Verão. Almoços tardios e jantares ao ar livres, festas e banhos de sol são apenas algumas das coisas que o seu terraço lhe pode oferecer. Mas para desenhar um terraço existem vários aspectos a terem tidos em conta: os materiais que irá usar, o número de pessoas que lhe irão dar uso e as funções principais que irá desenvolver no mesmo. Se está a pensar construir um terraço em sua casa ou apenas remodelar o existente, este artigo é para si. Aqui irá encontrar as respostas às questões mais perguntadas, pois desenhar um terraço requer tempo e muita atenção aos detalhes.

Sugestões a seguir para alcançar o terraço perfeito

A dimensão e o tamanho não devem ser de todo o motivo pela qual deverá desistir do seu sonho. Obviamente mais espaço acolherá mais zonas com diferentes funções mas um terraço com poucos metros quadrados também tem imenso potencial. Assim sendo, aconselhamo-lo a não desistir previamente de avançar com a sua ideia.   

1. Definir a área: Como cada centímetro é importante, a primeira tarefa a fazer será definir que espaço do seu terreno irá usar tendo em conta as funções que nele irá querer realizar. 

2. Escolher materiais: A escolha de materiais é um processo moroso e sensível. Além das ínfimas ofertas de materiais os preços também variam imenso. Como se esta parte já não fosse complicada em demasia, a qualidade e as características dos mesmos têm de estar adaptadas à localidade onde irá ser aplicado. Ninguém quer aplicar madeira numa zona litoral e estar preocupado constantemente com a manutenção. Os materiais têm mesmo de ser resistentes pois estarão expostos e condicionados ao clima presente durante as quatro estações do ano. Mais informação sobre este tema mais à frente. 

3. Proteção: Sendo uma área exposta ao exterior, é fundamental existir zonas de sombra. Esta pode ser conseguida com a aplicação de uma pérgola, toldo, guarda-sol ou árvores. Mas também é necessário pensar em situações de vento ou chuva, para que não precise de cancelar aquele almoço apenas por a meteorologia ter alterado. 

4. Iluminação: O terraço poderá ser usado durante a noite, assim sendo, é demasiado importante ponderar sobre este assunto antes de avançar com todo o projecto. A iluminação poderá ser pontual ou mais difusa, mas terá de ser parte integrante do seu terraço. Aconselhamos a optar por criar diferentes ambientes de luz para cada ocasião. Por exemplo: iluminação pontual sobre a mesa de refeição e outra mais difusa no pavimento a indicar o caminho ou em canteiros.

Que estilos existem para o meu terraço?

O seu terraço não tem de manter o mesmo estilo presente no interior e fachada da sua casa, pode ser totalmente diferente e surpreender por isso mesmo. É tudo uma questão de gosto. Terraços de traça mais campestre e rústica ou antes pelo contrário, mais moderna e com toque minimal. Não existem regras. Se gosta de opções diferentes e de arrojar, o seu estilo é o eclético.

Que profissional contactar para o projecto do meu terraço?   

Se estiver a construir uma casa de raíz o arquitecto responsável tomará conta do projecto do seu terraço. Caso seja uma remodelação ou apenas um projecto pontual, o do terraço, poderá contactar um arquitecto para este projecto pontual ou ainda um engenheiro ou mestre de obras. Claro que o profissional a contactar dependerá sempre do tipo de projecto e da dimensão do mesmo. Para mais questões contacte um profissional homify.

Quais os materiais mais apropriados para um terraço em Portugal? 

Madeira

A madeira é um dos materiais mais famosos e mais desejados de se ver aplicado em ambientes privados ou comerciais, interiores ou exteriores. A madeira é agora vista aplicada nas mais diversas formas e os resultados são cada vez mais surpreendentes. Em Portugal o uso da madeira é extenso e os terraços não fogem à regra. Não é novidade vê-la aplicada em pavimentos, paredes e até tectos. A sua presença torna os espaços mais confortáveis. Dentro do material madeira existem variantes em termos de resistência e cor. É uma material resistente se protegido devidamente. Madeira e água não são uma boa combinação. Por isso, se pensa ter uma zona de piscina,  chuveiro ou se simplesmente reside numa localidade onde a humidade é assídua, lembre-se que problemas poderão surgir. A madeira altera o seu aspecto em termos de cor e dimensão – aclara com a luz solar e expande com água. 

Cerâmica 

Quando pensamos em terraços surge-nos a imagem de um terraço em tijoleira ou forrado com grandes peças de cerâmica com aspecto mais clean e moderno. Este material é obviamente mais resistente do que a madeira e nem o sol nem a água alteram o seu aspecto final. Uma vantagem é a variedade sem fim de peças cerâmicas, variando desde a dimensão, formato, cor e acabamento. Lembramos que os preços também variam muito por m2 e a melhor opção será sempre pedir vários orçamentos. Recorde que será um material com muito pouca ou nenhuma manutenção e que é de fácil limpeza. O acabamento rugoso deverá ser a escolha se tiver por perto água, evitando quedas desnecessárias.

Pedra

O mais resistente de todos os materiais e o mais caro também. Tem vantagens: é precioso, único, super resistente e uma escolha muito elegante. 

Metais

Alumínio, ferro forjado e aço são alguns dos metais mais presentes em terraços em Portugal. Veem-se aplicados em grades, corrimões, bancadas de cozinha, etc. Ambos são muito resistentes e adaptam-se tanto em terraços de estilo mais rústico como em terraços mais modernos e minimalistas.

Que mobiliário escolher e que decoração aplicar no terraço

Não necessita de muito dinheiro para decorar o seu terraço. Cada vez mais aparecem sugestões de ideias fantásticas e muito em conta. Que tal arriscar em mobiliário construído com pallets? O seu uso está cada vez está mais popular e as opções são infinitas. Recorra a paletes novas ou com algum uso e restaure. Pergunte em fábricas e armazéns! Não esquecer que o mobiliário deverá ser sempre resistente e durável, para que o seu terraço tenha sempre um aspecto elegante e cuidado. Use vasos antigos e aplique os nossos projectos de DIY.