Telhados – fotos, inspiração e design

  1. : Telhados  por Grupo Norma
    Ad
  2. Paineis Solares Mini-Preço Sernancelhe: Terraços na cobertura  por EC2+Energias
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Exterior#008: Telhados  por Factor4D - Arquitetura, Engenharia & Construção
  5. Capela de Nossa Senhora de Fátima: Telhados de duas águas  por Plano Humano Arquitectos
    Ad
  6. Casa em Miramar: Telhados  por e|348 arquitectura
  7. Cobertura: Telhados  por ENGIMULTI
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Cobertura: Telhados  por ENGIMULTI
    Ad
  10. Estrutura Apoio Telhado: Telhados de duas águas  por ENGIMULTI
    Ad
  11. Estrutura Apoio Telhado: Telhados de duas águas  por ENGIMULTI
    Ad
  12. Estrutura Apoio Telhado: Telhados de duas águas  por ENGIMULTI
    Ad
  13. Riad Paris & Fahd em Marraquexe: Telhados  por Protega
  14. Sótão: Telhados  por Arkhimacchietta Atelier
    Ad
  15. Casa Praia: Terraços na cobertura  por IN PACTO
    Ad
  16. CASA BOA ESPERANÇA: Telhados  por MARLENE ULDSCHMIDT
  17. Garden House: Telhados  por Contexto ®
  18. Casa das Amadas: Telhados planos  por Sousa Macedo, Arquitectos, Lda.
  19. # PF_Moradia Unifamiliar: Telhados de duas águas  por FERREIRARQUITETOS
  20. # PF_Moradia Unifamiliar: Telhados de duas águas  por FERREIRARQUITETOS
  21. # PF_Moradia Unifamiliar: Telhados de duas águas  por FERREIRARQUITETOS
  22. Casa na Trafaria: Telhados de quatro águas  por Manuel Tojal Architects
  23. Construção de Moradia em França - Obra a decorrer 2018: Telhados  por Drevo - Construção e Reabilitação em Madeira, Unipessoal, Lda
  24. Inspirações: Telhados de quatro águas  por Drevo - Construção e Reabilitação em Madeira, Unipessoal, Lda
  25. Inspirações: Telhados de duas águas  por Drevo - Construção e Reabilitação em Madeira, Unipessoal, Lda
  26. Reabilitação de Moradia  - Foz Porto: Telhados de quatro águas  por Drevo - Construção e Reabilitação em Madeira, Unipessoal, Lda
  27. Reabilitação de Moradia  - Foz Porto: Telhados de quatro águas  por Drevo - Construção e Reabilitação em Madeira, Unipessoal, Lda
  28. Reabilitação de Moradia  - Foz Porto: Telhados de quatro águas  por Drevo - Construção e Reabilitação em Madeira, Unipessoal, Lda
  29. Casa em Miramar: Telhados  por e|348 arquitectura
  30. Casa em Miramar: Telhados  por e|348 arquitectura
  31. Casa Cabeço de Vide, Portugal: Telhados de duas águas  por brf architecture
  32. Casa no Figueiral: Telhados  por pedro fonseca jorge, arquitetura + design
  33. Montrose - Estoril Capital Partners: Telhados  por Onstudio Lda

Telhados – todo um mundo entre a estética e a funcionalidade!  

Os telhados são um componente arquitetónico imprescindível em qualquer casa. Os telhados são além de uma necessidade intrínseca a qualquer casa, também associados ao lado estético de cada uma. Têm a capacidade de marcar fortemente o aspeto de cada construção e são uma parte incontornável a qualquer casa, tanto pela presença, como pela ausência. 

Logo na idealização da casa a questão impõe-se: – com ou sem telhado? Embora na verdade a questão devesse ser “com ou sem telhado visível”, porque na verdade muitas casas que aparentam não ter telhado na verdade têm um telhado plano, com ou sem telhas na cobertura. Mas esta escolha tão fundamental não se pode basear apenas no gosto pessoal, porque as condições climatéricas, sobretudo no que respeita à chuva, à neve e à temperatura, são talvez o fator mais crucial e ditam que tipo de telhado escolher. 

No entanto passada esta primeira questão, e escolhido o tipo de telhado, muitas outras opções se apresentam a tornar a escolha (ainda) mais complicada: 

- se a escolha recair sobre uma casa com telhado aparente abre-se todo um mundo de hipóteses à sua frente. Que tipo de telha escolher? Com ou sem beiral? São algumas das questões a que deve responder, tendo em conta o aspeto que deseja para a casa. As respostas são condicionadas por questões financeiras, de localização, de gosto pessoal. Por exemplo, uma casa com telhado inclinado é ideal para uma zona chuvosa, mas um beiral irá aumentar-lhe o custo. 

- se a escolha recair sobre uma casa sem telhado aparente, as escolhas não são menos importantes. Pode optar por um telhado plano ou telhas escondidas com muito pouca inclinação, que proporcionam uma estética semelhante, e depois aparecem as escolhas sobre os materiais de impermeabilização, os métodos construtivos e até o tipo de telhas mais adequado (se for um telhado não visível)!

Como escolher o telhado perfeito para a minha casa 

Os prós e os contras de cada um dos telhados dependem sobretudo de dois fatores:- o clima da região onde a construção está inserida e o seu gosto. Nesse equilíbrio vai estar o telhado perfeito para a sua casa, sem esquecer que muitas vezes a escolha está condicionada também pela própria arquitetura envolvente. Nas zonas mais antigas uma reconstrução está sempre submetida a regras rígidas que na maior parte dos casos obriga à instalação de um determinado telhado. 

Se aprecia arquitetura moderna ou arquitetura rústica do sul de Portugal, e a sua casa não está situada numa zona urbana de arquitetura restrita, a escolha mais natural será um telhado plano. Esta opção pode ser um pouco mais barata e ainda lhe pode proporcionar um belo terraço para aproveitar! Na homify, na secção “Telhados planos”, vai encontrar muita informação sobre este tipo de telhados, ideias e exemplos para o ajudar a escolher, para além de uma grande número de profissionais especializados para construir este tipo de coberturas. 

Se vive numa região com invernos muito chuvosos, coisa que no nosso país vai escasseando, ou se aprecia habitações com um ar mais clássico ou rústico, o telhado aparente e inclinado é quase uma obrigação. Os telhados inclinados, sobretudo de telha portuguesa, são muito típicos do nosso país, em especial nas zonas mais a norte e podem trazer vantagens ao afastar a água da chuva do interior da habitação, para além de proporcionarem muitas vezes belos espaços de sótão para aproveitar. 

No entanto escolher um telhado inclinado é entrar num mundo ainda mais vasto do que o dos telhados planos: – pode optar por um telhado de duas águas, de quatro águas, ou mesmo por construir uma modesta pérgola; – pode escolher uma estrutura de apoio em madeira ou em vigas de cimentos; – há inúmeras variações e combinações possíveis entre os tipos de telhados inclinados; – e a escolha da telha é a opção final e absolutamente determinante para o estilo e para a resistência do seu telhado. Há telha de cerâmica, de barro, de cimento, de PVC, de ardósia de madeira, e uma grande variedade de cores que podem ou não ser aceites na sua cidade ou região.

Para o ajudar nesta árdua tarefa, a homify oferece-lhe muitas imagens e projetos, com imensa informação útil, nas várias secções divididas por tipo de telhado inclinado. Mas para ter a certeza de que faz as escolhas mais acertadas, o melhor mesmo é pedir a opinião do seu arquiteto! Ele vai saber indicar-lhe até que ponto as condições climáticas condicionam a sua escolha ou que restrições podem ser aplicadas na construção de um telhado na área urbana do seu projeto.

Ideias para o meu telhado plano 

Ter um telhado plano com estrutura para suportar carga é um privilégio magnífico. Há tanta coisa que se pode fazer numa cobertura plana…  

Pode fazer um terraço, com uma sala de estar exterior, um toldo ou uma pérgola, ou até com uma piscina! Pode fazer ali o seu ginásio, o seu estúdio ou apenas o seu refúgio. Pode fazer um telhado verde e tornar a sua casa mais amiga do ambiente. Pode fazer o que a sua imaginação ditar, desde que a estrutura aguente! Na secção “Terraços” vai encontrar belíssimas ideias para aproveitar o seu telhado plano, depois de se certificar de que a estrutura é resistente o suficiente, coisa que só um arquiteto ou um engenheiro civil vai poder provar. 

Ideias para o meu telhado inclinado 

Os telhados inclinados não permitem grande utilização da sua superfície, mas criam uma área interior generosa que pode ser aproveitada como mais uma área de vivência. São os chamados sótãos ou lofts, que em alguns casos podem ser habitações tão, ou ainda mais, bonitas do que a restante casa. Para que esse aproveitamento seja mais fácil a nossa sugestão é que inclua janelas generosas, no caso de um telhado de duas águas à americana, ou umas boas águas-furtadas ou claraboias nos restantes casos de telhados inclinados. 

A utilização de um telhado inclinado para construir um telhado verde, com todos os benefícios de isolamento que isso produz, é possível, embora seja mais complicado do que num telhado plano. E por último, não se esqueça de decorar o seu telhado! Sim as decorações para telhado existem, sob a forma de espigões, remates e cantos, entre outros acessórios, feitos com peças de material idêntico ao das telhas, especificamente concebidas com uma finalidade decorativa, para além da óbvia e prática.