Saunas: fotos, inspiração e projectos de interiores│homify Saunas: fotos, inspiração e projectos de interiores

Saunas: fotos, inspiração e projectos de interiores

  1. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?

Sauna é uma daquelas palavras que “transpira” boa energia. Tal como férias, calor, praia, piscina e jardim, também sauna é algo que todos gostamos e desejamos ter e poder usufruir. Além de relaxante o seu uso também é benéfico à saúde e porque melhor que uma vantagem são duas ou três, aproveite a ajuda homify e sinta-se totalmente informado sobre este assunto.

O que é uma sauna e qual a sua origem?

A origem da sauna - sauna seca - surgiu inicialmente na Finlândia onde existem 2 milhões de saunas para 5,2 milhões de pessoas. O seu uso é muito popular e a temperatura interior pode alcanlçar os 100º. A sauna é nada mais nada menos do que uma sala ou casa com um ambiente interior muito aquecido, com o intuito de proporcionar relaxamento e promover a o convívio social entre os adeptos do espaço.

Quais as vantagens associadas a saunas?

O alívio de dores de coluna, musculares, o aumento da circulação sanguínea, a purificação e hidratação da pele e o combate ao stress e hipertensão, são alguns dos benefícios provados pelo uso de saunas.

Há quem faça uso das mesmas pela satisfação após o seu uso e fique viciado e ainda a quem seja receitado o uso da mesma para melhorias a nível respiratório, expulsando impurezas. A frequência prolongada ou habitual de saunas deve ser sempre prescrita por um médico, pois tudo o que é em demasia faz mal. Mais do que uma vez por semana é considerado exagero.

Que tipos de saunas existem?

Há basicamente 3 tipos de saunas: a sauna seca, a sauna húmida e a sauna a vapor.

A sauna seca é caracterizada por um ambiente de temperatura muito elevada (de 90 a 110°C) e uma atmosfera com ar muito seco não existindo humidade. Esta forma de sauna é muito popular e é a ideal se procura uma sensação de calor intenso.

A sauna húmida tem uma temperatura entre 70 e 90°C com uma húmidade relativa de 10% a 25%. O sistema funciona com pedras quentes em contato com a água e cria vapor.

A sauna a vapor é uma alternativa muito suave à sauna tradicional, com uma temperatura que pode variar entre 45 e 65°C e húmidade constante entre 40% e 65%. Tanto crianças como idosos gostam e estão autorizados a beneficiar das suas vantagens.

Quais as dimensões ideais para uma sauna perfeita?

As dimensões das saunas pré-fabricadas variam de 1,20 x 1,20m x 2,50m até 3m. A altura exterior é geralmente de 2m. Lembramos que o uso da mesma é por norma feito em roupa interior, só de toalha ou totalmente nu.

- sauna para até 4 pessoas: 1,50 m x 2 m x 2,20 m;

- sauna para até 6 pessoas: 2 m x 2 m x 2,20 m;

- sauna para até 9 pessoas: 2 m x 3 m x 2,20 m.

Quais os materiais mais usados em saunas?

A construção de uma sauna é muito mais complexa do que se possa imaginar. A cabine deve suportar tanto o calor seco quanto húmido, assim sendo o material usado terá de resistir a condições muito duras e drásticas. Normalmente a madeira é a escolha para este espaço e a mesma deve ser de excelente resistência ao calor e à húmidade.

- para paredes e tectos são utilizados painéis de madeira

- para mobiliário interior e decoração é utilizada a madeira e pedras

Além dos painéis que cobrem o tecto e o mobiliário de madeira no interior e no exterior, a sauna também deverá ser equipada com lã de vidro, criando uma barreira de vapor e uma porta de vidro fumê bem grosso, criando isolamento térmico.

Qual o custo e manutenção associado a uma sauna?

Se a manutenção da sua sauna não for regular, mofo, fungos e outras bactérias podem ser desenvolvidas neste ambiente de muita húmidade e os seus utilizadores podem até contrair algum tipo de fungo ou doença. A ventilação do espaço é essencial entre sessões. Para uma limpeza mais profunda use um pano embebido em detergente neutro ou escovas para chegar até ao sítios mais difíceis. Se necessário use álcool.

O custo associado a uma sauna depende,, claro está, da sua dimensão e pode variar entre 2 e 20KM em cabines maiores. Geralmente, diz-se que serão consumidos 1,3 KW por metro cúbico numa sauna padrão. Não esqueça que o material escolhido pode alterar este custo, já que grandes áreas envidraçadas exigem um gasto energético ainda maior.

Que profissionais contactar para aplicar uma sauna em casa?

Quem se preocupa com a saúde e com a beleza de certeza que já experimentou uma sessão de sauna. Sabemos que ter uma sauna em casa é um verdadeiro luxo mas ainda assim, existem já soluções mais práticas e económicas no mercado.

Na homify encontra toda a informação necessária para poder construir uma sauna em sua casa ou contactar o profissional mais qualificado. Para isso apenas necessita entrar na homify selecionar a categoria profissionais, escrever a palavra que procura e ainda a localidade e proceder à pesquisa.