Salas de jantar - inspiração e design | homify

Salas de jantar – fotos, inspiração e design

  1. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?

O que torna a sala de jantar perfeita?

A ideia de uma sala de jantar “perfeita” é, na verdade, um pouco enganadora, uma vez que o que agrada a uma pessoa não vai agradar a toda a gente. Se tem uma família grande e gosta de receber convidados, a sala de jantar irá ser, provavelmente, o ponto focal da sua casa, mas se tiver uma casa mais pequena e gosta de manter uma atmosfera informal e acolhedora, é mais provável que a sua sala de jantar seja apenas uma extensão da sua cozinha. Quer queira aderir ao estilo mais lustroso e moderno, ou prefira manter-se pelos designs mais tradicionais e clássicos, na homify há uma grande variedade de ideias adequadas para decorar a sua sala de jantar, que o vão ajudar a criar uma sala de jantar perfeitamente ajustada aos seus gostos e necessidades. 

Ideias e inspiração para a sala de jantar 

Toda a gente precisa de um pouco de inspiração de vez em quando, especialmente quando chega a hora de decorar a casa. Pode ser um pouco assustador quando nos deparamos com uma variedade tão grande de desenhos e estilos disponíveis, mas se der uma olhadela a todas as opções que por aí andam, irá aperceber-se rapidamente daquilo que deve fazer parte da sua sala de jantar perfeita, e poderá assim ter a certeza de que está a tomar as decisões certas para alcançar o design que pretendia. A homify torna fácil toda essa pesquisa, por entre centenas de ideias de sala de jantar, que vão desde designs chiques e modernos a decorações ecléticas com mobiliário clássico. É certo que haverá alguma coisa que chame a sua atenção, e graças à astuta função do “livro das ideias”, pode guardá-la para mais tarde e voltar a vê-la sempre que quiser. 

Como é que eu planeio a minha sala de jantar? 

Quando chegar a hora de planear a sala de jantar, é preciso pensar a fundo no seu layout e em como todo o mobiliário de jantar irá funcionar no contexto da divisão. É importante tirar as medidas de toda a divisão de forma a garantir que o mobiliário que escolher vai encaixar perfeitamente. Um móvel que seja ainda que apenas um pouco maior do que o suposto vai parecer desengonçado e estranho, enquanto que mobiliário pequeno demais para a divisão irá deixar demasiado espaço desocupado. Deve também considerar que cores usar: divisões grandes podem aguentar cores fortes e escuras mas as salas de jantar mais pequenas irão beneficiar mais de uma palete de cores mais neutra. Além das cores, a iluminação deve também ser um aspecto-chave a considerar. Tire partido da luz natural colocando a mesa da sala de jantar debaixo ou perto de uma janela, e opte por focos ou luzes de parede que irão dispersar a luz pela divisão em vez de focá-la apenas numa área.

O que ter em conta quando se planeia uma sala de jantar

É fácil de deixar-se levar quando estiver a planear e decorar uma sala de jantar, mas lembre-se: menos é mais! Evite sobrecarregar a divisão com mobiliário e ornamentos, e fique longe de demasiadas cores fortes a não ser que tenha a intenção de alcançar um visual excêntrico e eclético. É provável que queira que a sua sala de jantar seja um local onde a sua família e amigos se juntem para partilhar agradáveis refeições ou talvez alguns copos de vinho, por isso facilite-o tornando-a num espaço confortável e acolhedor. Deve haver um equilíbrio entre estilo e funcionalidade – quer que a sua sala de jantar fique bonita, mas também quer que os seus convidados fiquem confortáveis. 

Que cores devo usar na minha sala de jantar? 

Como mencionado anteriormente, é melhor evitar a mistura de demasiadas cores fortes na sua sala de jantar. Se quer fazer algo marcante, considere designar uma parede como a principal pintando-a de uma cor ousada, deixando as outras em branco ou creme. A decoração da sala de jantar deverá ajudar a criar um ambiente acolhedor e confortável e alguns floreados controlados de cores primárias e pastel irá ajudar a consegui-lo. Para um visual mais clássico, cores quentes podem ser introduzidas através de mobiliário de carvalho ou armários de madeira polida. As mesas de jantar também podem ser decoradas com toalhas de mesa coloridas e com padrões para trazer alguma personalidade para a divisão: quando quiser suavizá-la, pode simplesmente remover a toalha. Tapetes são também uma boa maneira de introduzir alguma cor sem exageros – que cor escolher está totalmente nas suas mãos. 

Dicas para decorar a minha sala de jantar 

O melhor conselho seria o de se manter fiel ao seu próprio gosto e estilo pessoal, enquanto mantém em mente as regras gerais sobre o tamanho e posicionamento do seu mobiliário de sala de jantar, os ambientes que pode atingir com as diversas cores, e a importância da iluminação correta. Pode implementar qualquer estilo: moderno, escandinavo, industrial ou clássico – as possibilidades para o que pode fazer são limitadas apenas pela sua própria imaginação! Tome as rédeas da sua criatividade, navegando por entre todas as ideias de salas de jantar disponíveis na homify e utilizando outras fontes como revistas de decoração, ou mesmo retirando inspiração das salas de jantar de amigos ou familiares. Se assim o fizer, irá entrar no processo de criação completamente preparado, com uma ideia clara do visual que quer alcançar, o que tornará a decoração da sua sala de jantar numa experiência muito mais agradável e relaxada.

Coisas a ter em atenção quando compro mobiliário para a minha sala de jantar

Quando estiver a escolher o mobiliário da sua sala de jantar, deve ter sempre em consideração o design da divisão como um todo. Certifique-se de que o estilo de cada peça de mobiliário que compra é o mesmo, ou pelo menos que complementa o estilo do mobiliário que já possui. Considere também como o mobiliário de jantar irá ficar na divisão em termos de tamanho e que as medidas são apropriadas. Uma só peça não devia dominar toda a divisão, apesar das mesas de jantar terem tendência para serem o ponto focal. Com tudo isto em mente, não se precipite ao comprar uma mesa de jantar, ou ao contentar-se com a opção mais barata. Visite várias lojas até encontrar a opção certa para si, e encare-a como um investimento, uma vez que uma mesa de boa qualidade poderá durar uma vida inteira.

Ideias de decoração para salas de jantar pequenas

Apesar de poder pensar que é mais traiçoeiro decorar uma sala de jantar pequena, estas tendem, na verdade, a ser mais fáceis de resolver que as maiores, uma vez que requerem uma abordagem mais astuta e inovadora. Há uma grande variedade de ideias de decoração para a sala de jantar na plataforma da homify para lhe dar alguma inspiração, desde soluções de arrumação inteligentes a mesas de jantar e cadeiras dobráveis. Pode até encontrar mobiliário de sala de jantar polivalente que pode servir também para arrumação. Cores claras e uma abordagem minimalista resultam melhor numa sala de jantar pequena, uma vez que tornam a divisão mais leve e luminosa, e criam a ilusão de espaço. Deve evitar padrões exagerados ou materiais pesados, uma vez que estes terão o efeito oposto. 

Que estilo escolher para a minha sala de jantar? 

Como conseguir: Salas de jantar estilo campestre 

Uma sala de jantar de estilo campestre incorpora mobiliário tradicional, normalmente feito de carvalho ou madeira robusta, assim como armários brancos e soalho de madeira. As paredes são usualmente brancas ou creme, e o esquema de cores geral é neutro, por isso evite cores vivas ou escuras. Acrescente alguns elementos suaves como cortinados ou tapeçarias, optando por padrões de estilo floral ou vintage, e irá obter a sala de jantar de estilo campestre perfeita num abrir e fechar de olhos!

Como conseguir: Salas de jantar modernas 

As salas de jantar modernas têm normalmente um design minimalista, com apenas algumas peças de mobiliário focais a ocupar o espaço. É muito interessante experimentar vários tipos de texturas e materiais numa sala de jantar moderna. Por exemplo, pode escolher uma mesa de jantar de vidro, cadeiras coloridas, e desencapar as tábuas do soalho para criar um efeito táctil e texturizado. No entanto, não misture demasiados elementos de design diferentes. O resultado final deve ser suave e complementário. Mantenha as paredes brancas, com apenas algumas gravuras modernas ou obras de arte que encaixem com o resto da decoração da sala de jantar. 

Como conseguir: Salas de jantar de estilo ecléctico  

As ideias de design para fãs de salas de jantar de estilo ecléctico são intermináveis, porque quando falamos deste tipo de design, qualquer coisa vale! Dê todo o poder à sua imaginação e deixe a sua criatividade ditar o esquema de design. Misture padrões animais com florais, escolha mobiliário retro aparentemente incompatível e combine-o com decoração ultra moderna, quebrando barreiras ao pintar as paredes da divisão em cores chocantes. As salas de jantar de estilo eclético são para os ousados e aventureiros e dizem muito sobre o dono da casa! 

Como conseguir: Salas de jantar de estilo escandinavo  

Seja inspirado pelo design escandinavo e adote o visual descontraído, fresco e natural tão frequentemente associado a este estilo. Numa sala de jantar de estilo escandinavo, madeiras naturais devem ser combinadas com paredes brancas e móveis simples mas estilosos. Alguns apontamentos de cor aqui e ali irão trazer vida à decoração, mas mantenha-os num mínimo para maximizar o efeito. 

Como conseguir: Salas de jantar minimalistas  

Salas de jantar minimalistas seguem rigorosas regras de design. Cores pastel ou demasiadas cores fortes estão proibidas e padrões complexos ou de estilo vintage devem ser evitados. A decoração das salas de jantar minimalistas deve ser simples e puro: pense em paredes de tijolo exposto, sistemas de arrumação bem integrados, paredes brancas e mobiliário branco ou de vidro. Para uma sala de jantar minimalista perfeita, a decoração deve manter-se simples e elegante.