Salas de estar tropicais: fotos, inspiração e design

  1. Casa Patio: Salas de estar tropicais por INTO Studio
  2. Sala e Varanda em Paço de Arcos: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Sala e Varanda em Paço de Arcos: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  5. RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sta. Maria da Feira: Salas de estar tropicais por Rusticasa
  6. Apartamento no centro de Lisboa : Salas de estar tropicais por Angelourenzzo - Interior Design
    Ad
  7. Jungle Chic: Salas de estar tropicais por RG Home Stylist
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Jungle Chic: Salas de estar tropicais por RG Home Stylist
  10. Tropical Romance: Salas de estar tropicais por RG Home Stylist
  11. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  12. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  13. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  14. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  15. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  16. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  17. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  18. Residencia Carvalho: Salas de estar tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  19. RUSTICASA | Quinta das Eiras | Madeira: Salas de estar tropicais por Rusticasa
  20. Sala de Estar e Jantar em Odivelas: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  21. Sala de Estar e Jantar em Odivelas: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  22. Sala de Estar e Jantar em Odivelas: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  23. Sala de Estar e Jantar em Odivelas: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  24. Sala e Varanda em Paço de Arcos: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  25. Sala e Varanda em Paço de Arcos: Salas de estar tropicais por Sizz Design
    Ad
  26. Private House: Salas de estar tropicais por Tiago Martins - 3D
  27. Private House: Salas de estar tropicais por Tiago Martins - 3D
  28. Private House: Salas de estar tropicais por Tiago Martins - 3D
  29. Private House: Salas de estar tropicais por Tiago Martins - 3D
  30. sala estar: Salas de estar tropicais por ROSA PURA HOME STORE
  31. Sala Estar: Salas de estar tropicais por ROSA PURA HOME STORE
  32. Sala Estar: Salas de estar tropicais por ROSA PURA HOME STORE
  33. Moradia, Benguela: Salas de estar tropicais por Porta Branca

Ter uma sala de estar tropical é ser recebido pelas boas vibrações e pela alegria de viver dos países tropicais sempre que se senta para relaxar ao fim de um dia de trabalho. É imaginar que está numa praia das Caraíbas, sambar na Avenida ou fazer uma viagem de canoa pelos rios da Amazónia sem sair do seu sofá! É sentir o calor da areia sob os pés, ouvir os cantos dos pássaros e os rosnados dos animais selvagens a partir da sua sala de estar, numa onda que se espalha desde o equador até à sua imaginação. 

O estilo tropical tem uma estética descontraída, colorida e exótica, com grande predominância de madeiras e outros materiais naturais. 

A ventoinha no teto é uma imagem de marca do estilo, em especial na sala de estar. A ideia é promover a ventilação do espaço no pesado e húmido clima tropical, mas não se pode dizer que seja inútil no nosso país. Afinal a humidade pode não ser muita, mas lá calor temos nós! 

Para ter uma sala de estar ao estilo tropical não precisa de ser um especialista em decoração ou design de interiores. Não existem regras fixas nem elementos difíceis de obter para converter uma sala de estar vulgar ao estilo tropical, só precisa de saber alguns princípios básicos que regem a estética, de ter algum jeito para a decoração e o bom senso necessário para não exagerar. Aqui na homify além das melhores dicas para fazer a sua sala de estar tropical ainda encontra muitas imagens que pode copiar ou onde se pode inspirar. 

Acha que não tem estes predicados? Nada está perdido! Peça ajuda a um dos nossos dedicados profissionais e tenha a sua sala de estar tropical ainda mais depressa! 

Cores, materiais e texturas 

As cores do estilo tropical são as cores da exuberância da natureza tropical! Comece com uma base neutra, de bege, castanho, marfim ou até um amarelo-torrado suave, e adicione muito verde. Depois complete com pinceladas de cores vibrantes, como o azul, o amarelo canário ou o cor de laranja vivo… Se pensar bem nesta composição cromática verá que são os troncos das árvores e a verde folhagem em pano de fundo, decorados pela loucura de pássaros, flores e borboletas das florestas equatoriais. 

Combine diferentes padrões com texturas variadas, como por exemplo um sofá liso e simples, de tecido, com uma profusão de almofadas texturizadas, feitas de linho, ráfia ou mesmo veludo. Um móvel de madeira lisa é perfeitamente complementado com um acessório feito com casca de árvore. Casar uma mesa feita com pequenos galhos de árvore com um tampo de vidro fica sublime! 

Os materiais desta decoração devem ser naturais, e para, além da madeira, é importante conhecer outros materiais naturais, e formas de os trabalhar, para conseguir perceber quais se enquadram melhor no seu ambiente. A fibra de casca de bananeira faz peças de mobiliário com uma estética fantástica para este tipo de ambientes, assim como o vime ou a palha. Nos tecidos o algodão e o linho são as escolhas mais comuns e adequadas à frescura que se pretende.

O mobiliário 

Já temos vindo a falar dele, mas é sempre importante referir o mobiliário mais em pormenor, uma vez que é composto pelas peças de base da funcionalidade que uma sala de estar também exige. 

O mobiliário tropical tem quase sempre madeira na sua composição. Pode ser fabricado com outros materiais, mas normalmente tem alguma madeira na sua estrutura. 

A madeira utilizada é muitas vezes escura e nobre, rara, fruto de trabalho local, próximo dos locais de crescimento. Jacarandá, pau-brasil, mogno, sândalo, teixo… Madeiras diferentes para ambientes com influencias tropicais diferentes. É que não nos podemos esquecer que a influência tropical vem de países tão distintos como o Brasil ou a Índia! Tendo em conta a influência tropical que pretende, se optar por móveis escuros, lisos e simples não vai errar, porque os acessórios decorativos vão compor o resto do cenário. 

O sofá é sempre um elemento fundamental numa sala de estar. É que não existe sala de estar sem um bom sofá! O sofá tropical deve ser de estofado em tecido, com estrutura em madeira visível, mas também pode apostar num sofá de couro castanho, se pretender um ambiente mais elegante.

Os detalhes decorativos 

Começamos pelas paredes: – numa sala tropical as paredes devem assegurar a frescura ambiente, pelo que uma simples cobertura de tinta cor de marfim ou bege claro é suficiente para criar a base decorativa. Mas isso não significa que as paredes devam ficar despidas! Faça secções com madeira rustica ou uma moldura com galhos como se fossem obras de arte e ficará com magníficas peças decorativas para a parede. Quadros com cenas da vida nos trópicos (plantações, colheitas, produção dos alimentos, povos indígenas, etc.), em especial obras de arte folclórica ou naïf são escolhas perfeitas. Os espelhos também são ótimos acessórios para as paredes neste estilo: – escolha espelhos pequenos e redondo, faça molduras com galhos finos e terá uns pequenos sóis tropicais para iluminar o seu ambiente! 

Se pretende que o seu ambiente seja tropical florestal escolha acessórios artesanais de materiais naturais, como cestos de vime e palha, molduras de madeira esculpida com motivos indígenas, estatuetas de animais da floresta, uma rede de tecido natural e rustico, frutos e semente exóticos secos, etc..

Se pretende um tropical marítimo continue a colocar cestas e elementos de palha, madeira ou vime, mas abuse dos elementos que remetam para o mar, como conchas e búzios exóticos, estrelas-do-mar ou recipientes de vidro com vários tipos de areia da praia. 

Os tapetes destas salas não podem ser muito felpudos ou quentes, devendo ser pouco espessos e baixos, feitos de fibras naturais de fabrico tradicional. Se escolher uma peça com padrões geométricos simples, tingidos com corantes naturais não tem hipóteses de errar.

E por último plantas, muitas, muitas plantas! A floresta exuberante deve ser trazida para a sua sala, mesmo a floresta mais modesta da orla marítima… Adiciona plantas de vários tamanhos, de preferência em vasos de fibra de coco, ráfia, folhas de bananeira ou outro material natural, apostando em espécies exóticas. As palmas, as orquídeas, as costelas-de-Adão, as espadas de São Jorge ou as piteiras são escolhas perfeitas. Coloque vários vasos juntos, com plantas de tamanhos diversos e desencontrados, para criar o efeito natural da luxuriosa selva tropical.