Salas de estar modernas: fotos, inspiração e design

  1. Sala | Depois: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
  2. T0 em Oeiras: Salas de estar modernas por Tezturas • Arquitectura e Decoração de Interiores
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Home for Two: Salas de estar modernas por 411 - Design e Arquitectura de Interiores
    Ad
  5. Apartamento na Lapa: Salas de estar modernas por RRJ Arquitectos
  6. Sala de Estar: Salas de estar modernas por VON HAFF Interior Design
    Ad
  7. Flores 45 - Odeon Properties: Salas de estar modernas por Onstudio Lda
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Montrose - Estoril Capital Partners: Salas de estar modernas por Onstudio Lda
  10. House by River side: Salas de estar modernas por Matos Architects
  11. Remodelação de apartamento: Salas de estar modernas por Architect Your Home
    Ad
  12. Apartamentos Alfama / Lisboa - Apartments in Alfama / Lisbon: Salas de estar modernas por Ivo Santos Multimédia
  13. Sala | Depois: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
  14. Apartamento Porto: Salas de estar modernas por Jorge Cassio Dantas Lda
  15. Moradia em Cascais: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores
    Ad
  16. House overlooking the park: Salas de estar modernas por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  17. Remodelação de Sala e Quarto: Salas de estar modernas por Donna - Exclusividade e Design
  18. Sala de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores
    Ad
  19. Casa em S. Pedro do Estoril: Salas de estar modernas por Ricardo Moreno Arquitectos
  20. Home for Two: Salas de estar modernas por 411 - Design e Arquitectura de Interiores
    Ad
  21. Recuperador Lenha Ultime (Porta de Guilhotina): Salas de estar modernas por Biojaq - Comércio e Distribuição de Recuperadores de Calor Lda
  22. Home for Two: Salas de estar modernas por 411 - Design e Arquitectura de Interiores
    Ad
  23. Home for Two: Salas de estar modernas por 411 - Design e Arquitectura de Interiores
    Ad
  24. Moradia - Paris , França: Salas de estar modernas por MyWay design
  25. Apartamento na Lapa, Lisboa: Salas de estar modernas por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  26. 3D Sala 1: Salas de estar modernas por Clix Mais
  27. : Salas de estar modernas por INAIN Interior Design
  28. MORADIA SG1: Salas de estar modernas por Traçado Regulador. Lda
  29. Sala Comum: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores
    Ad
  30. Sala | Depois: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
  31. Salão Polivalente: Salas de estar modernas por Areabranca
  32. River Side Duplex: Salas de estar modernas por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  33. Sala | Depois: Salas de estar modernas por MUDA Home Design

Ideias de design de salas de estar modernas, inspiração e imagens 

Não há outro sítio da casa mais dedicado ao lazer do que a sala de estar! Ao contrário de outras divisões da casa, como a cozinhaa casa de banho, ou o quarto, a sala de estar normalmente destina-se exclusivamente a tornar mais doces os seus momentos de lazer e de convívio. É por isso que a sala é dos primeiros locais a serem decorados… Claro que o quarto é mobilado, e a cozinha e a casa de banho têm de ser dotados do indispensável para serem funcionais, agora decorar, com tudo o que isso implica de personalizar, a sala é a geralmente a primeira. A sala acaba por ser a melhor amostra que muitos terão da nossa casa, funcionando como um espelho daquilo que somos porque ninguém gosta de receber as visitas num local descaracterizado, sem um cuidado caprichado! 

Ter uma sala decorada em estilo moderno é mais do que simples tendência, é a tentativa clara de ter harmonia e conforto sem recorrer à ostentação. No entanto isto não significa uma total ausência de elementos decorativos sem qualquer outra função além da estética, a não ser que seja esse o seu objetivo e opte pela via minimalista. Afinal, neste estilo a sala tem de ser acolhedora e simples, mas não precisa de estar despida ou de ser austera. 

Decorar uma sala no estilo moderno pauta-se sobretudo pela pureza de linha e pela essencialidade. Por este motivo a decoração de uma sala moderna deve ser planeada para tornar o espaço o mais amplo possível, e para evitar sobrecarregá-lo com muitos elementos decorativos e mobiliário. Ao decorar uma sala moderna, deve tentar jogar com o contraste entre espaços vazios e espaços preenchidos para construir um ambiente simultaneamente original e simples. 

Mas a sala de estar pode já estar pensada ao estilo moderno, o que significa que muitas vezes aparece fundida com a cozinha, com a sala de jantar ou com o átrio de entrada, e isto pode colocar alguns desafios de layout. 

Nesta secção vai encontrar muitas imagens de salas modernas, em espaços multifuncionais ou não, que de certeza vão ser muito inspiradoras para criar a sua sala moderna, mas se está perdido e não sabe por onde começar, o melhor é pedir ajuda a um dos nossos designers de interiores ou um dos nossos decoradores, para conseguir tirar o melhor partido da sua sala de estar. 

De seguida trazemos-lhe algumas ideias para planear, mobilar e decorar uma sala em estilo moderno.

Como devem ser os móveis numa sala moderna? 

Numa sala moderna os móveis devem ter linhas direitas e simples, mas de boa qualidade, sempre com o lado funcional em vista. O sofá deve ser de linhas retas, sem pernas trabalhadas, apliques dourados ou botões, elementos normalmente associados a um look mais clássico. O mesmo se aplica às poltronas que devem apelar ao nosso sentido de conforto de um modo direto e sem rodeios, com linhas simples mas estofados macios. Muitas vezes para manter o estilo despojado é possível dotar estes elementos de espaços de arrumação extra. 

Aparadores, consolas e mesas de apoio devem também ter linhas retas, geométricas e angulosas, embora nada o impeça de colocar uma mesa redonda sem perder o estilo moderno, desde que esta tenha um ar atual ou mesmo futurista. 

Numa sala moderna os cabos dos obrigatórios equipamentos eletrónicos não devem estar à vista, e este é o melhor estilo para desenhar um móvel multimédia devidamente pensado para o efeito. Móveis com calhas, orifícios e gavetas próprias para ecrãs, consolas de jogos, boxes e comandos são imprescindíveis, mas por vezes não são fáceis de encontrar à medida das nossas necessidades. Neste caso o melhor é pedir ajuda a um designer e a um carpinteiro para ter os móveis perfeitos para o seu caso, com o estilo escolhido. 

Quando a sala está em espaço único com outras funcionalidades, como a cozinha, o posicionamento e o formato dos móveis é crucial, pois é através deles que muitas vezes os ambientes são divididos. Neste caso a ajuda de um bom designer de interiores pode tornar-se incontornável.

O chão numa sala moderna 

Para ajudar a construir uma sala moderna o chão deve ser liso e simples, com cores neutras, brilhantes ou não. O PVC, o linóleo e os materiais mais atuais são perfeitos para criar ambientes frios e modernos, mas a madeira é material incontornável. A madeira no chão de um ambiente moderno deve ser liso e polido, sem veios salientes ou grão rústico. Esqueça pavimentos com desenhos chamativos ou visualmente impositivos, e opte pela via mais discreta. 

Os tapetes neste estilo não são proibidos, mas devem ser lisos, com cores neutras, sem padrão ou com um padrão discreto. Evite tapetes de pelo alto e prefira materiais resistentes de boa qualidade pois não há modernidade com tapetes desfiados ou descolorados. 

As cores numa sala moderna 

A chave para começar uma decoração moderna é um esquema de cores neutras. Em toda a decoração deve usar duas ou três cores no máximo: – uma cor principal, que deve revestir a maior parte das superfícies, uma cor complementar para cobrir uma ou duas paredes e uma terceira para usar em pequenos detalhes decorativos. Se não consegue resistir às cores fortes use-as como cor complementar nos apontamentos, como almofadas ou telas na parede. 

Acessórios de decoração numa sala moderna 

Na decoração de uma sala moderna os acessórios devem ser usados com parcimónia! É importante evitar o exagero e a aglomeração para manter o ambiente limpo e desimpedido. Mas isto não significa que não existam: – as almofadas em sofás e poltronas são importantíssimas para suavizar a frieza da modernidade e dotar a sala de estar com aquele aspeto acolhedor e confortável que sempre desejou, e alguns vasos com plantas verdes são complementos decorativos que vão adicionar muita frescura. No entanto é importante evitar muitos jarrões, arranjos de flores ou caixinhas decorativas, que podem quebrar o aspeto austero e futurista que se pede numa decoração neste estilo.