Sala de estar mediterrânicas: fotos, inspiração e design

  1. Salas de estar mediterrânicas por homify
  2. HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Moradia Algarve 2012: Salas de estar mediterrânicas por Atelier  Ana Leonor Rocha
  5. Salas de estar mediterrânicas por homify
  6. The Earth Palette: Salas de estar mediterrânicas por RG Home Stylist
  7. Apartamento T1 Campolide: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Apartamento T1 Campolide: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  10. Apartamento T2 Avenidas Novas: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  11. T2BellaVista RENOVATIO: Salas de estar mediterrânicas por casasrenovatio
  12. T2BellaVista RENOVATIO: Salas de estar mediterrânicas por casasrenovatio
  13. Casa-Páteo Lisboeta: Salas de estar mediterrânicas por casasrenovatio
  14. Riad Paris & Fahd em Marraquexe: Salas de estar mediterrânicas por Protega
  15. Riad Paris & Fahd em Marraquexe: Salas de estar mediterrânicas por Protega
  16. Riad Paris & Fahd em Marraquexe: Salas de estar mediterrânicas por Protega
  17. Riad Paris & Fahd em Marraquexe: Salas de estar mediterrânicas por Protega
  18. Riad Paris & Fahd em Marraquexe: Salas de estar mediterrânicas por Protega
  19. Apartamento T3 Alvalade: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  20. Apartamento T3 Alvalade: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  21. Apartamento T2 Sta. Maria Belém: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  22. Apartamento T2 Sta. Maria Belém: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  23. Apartamento T2 Sta. Maria Belém: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  24. Apartamento T2 Sta. Maria Belém: Salas de estar mediterrânicas por EU LISBOA
  25. Casa Rocha, Vintage Algarvio: Salas de estar mediterrânicas por Atelier  Ana Leonor Rocha
  26. Casa Rocha, Vintage Algarvio: Salas de estar mediterrânicas por Atelier  Ana Leonor Rocha
  27. Casa Rocha, Vintage Algarvio: Salas de estar mediterrânicas por Atelier  Ana Leonor Rocha
  28. Sala Vintage: Salas de estar mediterrânicas por Atelier  Ana Leonor Rocha
  29. Alojamento local Praia da Barra: Salas de estar mediterrânicas por Miguel Marnoto - Fotografia
  30. APR: Salas de estar mediterrânicas por IAM Interiores
    Ad
  31. APR: Salas de estar mediterrânicas por IAM Interiores
    Ad
  32. APR: Salas de estar mediterrânicas por IAM Interiores
    Ad
  33. APR: Salas de estar mediterrânicas por IAM Interiores
    Ad

O que é o estilo mediterrânico numa sala de estar? É sonhar com as férias, com o mar azul e a espuma branca no conforto do seu sofá! 

As salas ao estilo mediterrânico são confortáveis e aconchegantes, mas também descontraídas e frescas, pontuadas por pinceladas de cor, em especial as cores da natureza que caracteriza a paisagem dos países do sul da Europa. É um estilo com origem em países quentes e por isso procura ambientes frescos através da inclusão de materiais naturais frios, como a pedra, o barro, o linho e o algodão, sem nunca perder de vista o conforto e o aconchego necessário a dias mais frios, para o que conta com o algodão, a lã e a madeira. 

Este é um estilo bem conhecido dos portugueses que todos os aos rumam ao Algarve, onde é muito utilizado por motivos óbvios. Mas não precisa de ter uma casa no Algarve para incorporar o estilo mediterrânico em sua casa, e em especial na sua sala de estar. 

Transportar a praia para a sua sala de estar tem tudo a ver com as escolhas cromáticas, de materiais e de acessórios decorativos. E nós na homify temos tudo para lhe mostrar como conseguir! Aqui encontra milhares de imagens que pode guardar em livros de ideias, com comentários sobre o que mais lhe agradou em determinada imagem, e depois usar para planear a sua sala de estilo mediterrânico. Garantimos que o processo fica muito mais fácil, mas se mesmo assim acha difícil, não tem muito jeito para a decoração ou não tem tempo a perder, aqui também encontra os melhores decoradores para o ajudar. 

As cores 

A escolha dos tons do ambiente é fundamental para estabelecer com sucesso uma decoração mediterrânica na sua sala de estar. Se pensar nas cores predominantes das regiões do sul da Europa, apercebe-se de imediato do que define este estilo: – azul intenso, no mar e no céu; – branco, na espuma do mar e as nuvens espaçadas que correm devagar; – verde seco e cinza claro, dos olivais e dos sobrais; – bege, das pedras calcárias que abundam nestas regiões semiáridas, – apontamentos de laranja e vermelho, do sol ardente que abrasa a paisagem de verão. São estas as cores que devem reinar na sua sala! 

Em que proporção? Aposte na base a neutro, privilegiando o branco e o bege para uma harmonia térrea, abuse do azul claro, dê pinceladas fortes de azul profundo, e depois adicione apontamentos de cores fortes e quentes. Acompanhe-nos e perceba melhor como fazê-lo.

O sofá 

Ter um sofá extra confortável é mandatório em qualquer sala, e neste estilo é um requisito fundamental. A ideia é trazer as férias e o descanso para o dia-a-dia e não consegue isso com um sofá rígido ou demasiado luxuoso. 

O sofá ideal para uma sala de estilo mediterrânico tem linhas modernas, é de tecido, e tem uma cor neutra para se enquadrar bem com a restante decoração. Escolha um sofá em bege, cinzento claro (a lembrar as folhas das oliveiras) ou azul-escuro. E se quiser ser irreverente opte por um sofá branco e adicione os restantes tons com os acessórios de decoração!

Os móveis 

É importante lembrar que o estilo mediterrânico tem uma forte componente rústica e campestre, focado em especial numa região de características únicas. E por isso os móveis antigos recuperados podem e devem ter um papel forte na sua sala de estar, mas também nada o impede de usar móveis de linhas modernas, ou de fazer combinações entre ambos. Um bom shabby-chic, com as cores certas pode ficar perfeitamente enquadrado neste estilo. 

Assim, para começar, aconselhamos a que escolha móveis de madeira rústica, de preferência fruto do trabalho artesanal de bons carpinteiros, em estilo moderno ou retro, e os combine com móveis antigos recuperados com pintura em branco ou azul-claro e decupagem. Estes móveis recuperados serão uma boa ligação ao tema marítimo e ao azul do céu, e os outros serão a ligação à natureza e à terra. 

Os elementos mais clássicos, como mesas de vidro e elementos dourados podem ser integrados desde que o seu brilho seja parcialmente esbatido por móveis mais modestos ou de estilo rústico.

As paredes e o pavimento 

As paredes devem ser mantidas na sua maioria em branco de cal, de preferência com um acabamento mais rugoso a fazer lembrar as antigas casas de adobe. Mas ao contrário do estilo escandinavo, neste estilo o branco não é obrigado a reinar sozinho! Pinte uma secção de azul, num qualquer tom desta cor, e terá o Mediterrâneo ali à sua frente. 

O pavimento deve ser num material frio, se quiser um estilo mais purista. Use tijoleiras de grés cor de tijolo, tijolo aparente, ou lajes de pedra. Ouse com um chão de padrão geométrico retro. 

E para cortar um pouco a frescura do espaço não se esqueça dos tapetes! Tapetes finos de lã, algodão ou de juta, carpetes de fitas tradicionais ou mesmo um belo tapete de Arraiolos, são soluções perfeitas. 

Mas se a sua casa está numa zona mais fria do que as regiões a sul, a boa e velha madeira é uma solução clássica perfeitamente aceitável, mais calorosa e aconchegante.

Os acessórios decorativos e os candeeiros 

Neste estilo não precisa de entrar em despesas gigantescas para ter os acessórios de decoração mais adequados. É possível decorar uma sala de estar de estilo mediterrânico com elementos da natureza ou de baixo preço. 

À praia ou à terra vá buscar areia e faça um vaso com vários tons deste material. Garantimos que fica uma decoração maravilhosa neste estilo descontraído, se será um projeto muito interessante para fazer você mesmo. As conchas, as estrelas do ma e os búzios são obras de arte feitas pela generosidade da mãe natureza que deve aproveitar 

Ao artesanato e às artes de pesca vá buscar boias marítimas, cordas de navios ou pedaços de rede de pesca, estatuetas de pássaros da orla marítima ou mesmo candeeiros com a campânula feita de vime entrançado.  Se preferir algo mais campestre não coloque tantos elementos ligados ao mar, e avance para a inspiração tirada dos campos das regiões mediterrânicas, colocando almofadas cor de alfazema, nas cores do pôr-do-sol ou com padrões florais nestes tons. 

Um espelho em forma de sol dourado será uma lembrança permanente do calor do astro-rei, e uma grata visão de verão.