Salas de estar escandinavas: fotos, inspiração e projectos de interiores | homify Salas de estar escandinavas: fotos, inspiração e projectos de

Salas de estar escandinavas: fotos, inspiração e projectos de interiores

  1. HOUSE LIBERDADE Salas de estar escandinavas por Catarina Batista Studio Escandinavo
  2. Apartamento Edifício do Parque - T3 MATOSINHOS Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Escandinavo
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. HOUSE LIBERDADE Salas de estar escandinavas por Catarina Batista Studio Escandinavo
  5. HOUSE LIBERDADE Salas de estar escandinavas por Catarina Batista Studio Escandinavo
  6. Apartamento em Lisboa - São Mamede Salas de estar escandinavas por Archimais Escandinavo
  7. Casa do Pedro e da Sónia Salas de estar escandinavas por Homestories Escandinavo
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Apartamento Edifício do Parque - T3 MATOSINHOS Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Escandinavo
    Ad
  10. Apartamento na Estefânia Salas de estar escandinavas por MUDA Home Design Escandinavo
  11. Open Space Paredes de Coura Salas de estar escandinavas por Angelourenzzo - Interior Design Escandinavo
    Ad
  12. HOUSE LIBERDADE Salas de estar escandinavas por Catarina Batista Studio Escandinavo
  13. Apartamento - Parque das Nações Salas de estar escandinavas por MUDA Home Design Escandinavo
  14. Apartamento da Alegria Salas de estar escandinavas por Homestories Escandinavo
  15. Apartamento - Parque das Nações Salas de estar escandinavas por MUDA Home Design Escandinavo
  16. Edifício de luxo 'Douro Crystal Gardens' - 28 Apartamentos, Palácio de Cristal - PORTO Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Escandinavo
    Ad
  17. Edifício de luxo 'Douro Crystal Gardens' - 28 Apartamentos, Palácio de Cristal - PORTO Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Escandinavo
    Ad
  18. Edifício de luxo 'Douro Crystal Gardens' - 28 Apartamentos, Palácio de Cristal - PORTO Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Escandinavo
    Ad
  19. Edifício de luxo 'Douro Crystal Gardens' - 28 Apartamentos, Palácio de Cristal - PORTO Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Escandinavo
    Ad
  20. Edifício de luxo 'Douro Crystal Gardens' - 28 Apartamentos, Palácio de Cristal - PORTO Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Escandinavo
    Ad
  21. Apartamento - Parque das Nações Salas de estar escandinavas por MUDA Home Design Escandinavo
  22. Salas de estar escandinavas por homify Escandinavo
  23. Apartamento Flamingo Salas de estar escandinavas por Alma Braguesa Furniture Escandinavo
    Ad
  24. S. BENTO Salas de estar escandinavas por Arkstudio Escandinavo
  25. Vivenda Luxemburgo Salas de estar escandinavas por Angelourenzzo - Interior Design Escandinavo
    Ad
  26. Salas de estar escandinavas por homify Escandinavo
  27. Apartamento - Parque das Nações Salas de estar escandinavas por MUDA Home Design Escandinavo
  28. Salas de estar escandinavas por homify Escandinavo
  29. A Casa do Ricardo Salas de estar escandinavas por Homestories Escandinavo
  30. Querido mudei a casa episódio#2402 Salas de estar escandinavas por Homestories Escandinavo
  31. Apartamento em Lisboa - São Mamede Salas de estar escandinavas por Archimais Escandinavo
  32. Apartamento em Lisboa - São Mamede Salas de estar escandinavas por Archimais Escandinavo
  33. Sótão da Família Maia Salas de estar escandinavas por Homestories Escandinavo

No conceito escandinavo a sala de estar aparece revestida de uma grande importância, servindo tanto de apoio direto à vida quotidiana familiar, como de espaço de convívio para receber convidados. Muitas vezes une-se em espaço aberto com a cozinha, reunindo num só espaço duas funcionalidade vitais e criando um espaço que verdadeiramente é o coração da vivência na habitação. 
É assim desde a criação do estilo pelo sueco Carl Larsson, cujas pinturas tornaram famosa a casa do artista, concebida e decorada num estilo inovador, aconchegante e luminoso. A sala de estar, em especial, foi alvo de reprodução detalhada numa imagem bem conhecida do público em geral e dos designers de interiores em particular, e é ainda hoje um ícone do estilo escandinavo, com a sua atmosfera harmoniosa, descontraída e incontornavelmente familiar.  

Para criar a sua própria sala de estar de estilo escandinavo não precisa de muito, apenas deve conhecer os requisitos básicos para estes ambientes, que descreveremos a seguir e que pode confirmar nos milhares de imagens de salas escandinavas que pode encontrar aqui no site da homify, conceber o layout mais adequado e adquirir os elementos corretos. Não é difícil nem complicado, pois a essência do próprio conceito é facilitar, mas por vezes torna-se complicado aliar a funcionalidade necessária aos vários elementos dos ambientes, pelo que, se sentir dificuldades, o melhor é solicitar ajuda a um designer de interiores ou a um decorador

Madeira e branco, uma dualidade incontornável no estilo escandinavo

A dupla cromática mais clássica e mais moderna de todo o sempre! O branco e a madeira são as bases de qualquer decoração moderna, mas são o coração do estilo estilo escandinavo.

Na sala de estar esta dualidade desdobra-se normalmente entre o pavimento de madeira natural e a alvura das paredes e do teto, por isso se quer uma sala escandinava o melhor é optar por um chão de madeira natural, ou à falta de orçamento para isso um bom material que a imite. Mas as opções não se limitam a esta solução… Pode simplesmente inverter um pouco o esquema, e fazer um chão branco com elementos de madeira nas paredes para ficar com uma sala bastante original, respeitando o conceito.

Pode também colocar alguns detalhes em cinzento nas paredes, utilizando por exemplo pedra natural dessa cor. O importante é manter sempre a neutralidade da paleta cromática, mas dando a primazia ao branco.

A lareira – aconchego mesmo sem muito frio

Se pensarmos nos invernos das paragens nórdicas é fácil perceber a importância de uma lareira nas casas escandinavas. Mas nos amenos invernos portugueses, no entanto, as lareiras não são menos importantes… Elas adicionam calor e conforto que vão além da mera sensação térmica, e está provado que apenas uma pequena chama é suficiente para tornar um ambiente mais acolhedor!

Se a sua casa já tem lareira, tem meio caminho andado. E nem precisa de se certificar que a sua lareira não  é demasiado ornamentada, demasiado trabalhada ou tem um design muito futurista, pois ela vai ter sempre lugar numa decoração escandinava!

Ainda assim, as lareiras de estilo escandinavo têm um desenho linear, “clean”, até um pouco rústico, por isso a melhor maneira de converter uma lareira tradicional é retirar-lhe os enfeites e devolver-lhe a pureza das linhas retas.

No caso de não ter uma lareira, nem forma de a instalar com métodos tradicionais, isso não é impedimento a ter um estilo escandinavo na decoração da sala de estar. No entanto se acha que este é um elemento essencial, há soluções modernas, como as lareiras a álcool, de instalação muito simples e designs mais discretos ou mais arrojados, que podem ser o centro da sua sala de estar e dar o mote ao estilo.

O sofá, o elemento incontornável  

Um sofá cinzento é uma peça “must have” da decoração escandinava. Não importa se é mais escuro ou mais claro, o importante é que tenha linhas simples e direitas, e que seja elevado do chão com pernas de madeira clara ou de inox. Mas se acha cinzento a mais pode optar outra cor, como o branco, o creme, o preto ou o azul, desde que sejam cores neutras ou frias, complementadas com madeira ou inox.  

Em última análise o detalhe mais importante no sofá de uma sala escandinava é mesmo o conforto, e por isso não deixe de o complementar com muitas almofadas fofinhas, jogando com as texturas macias em contraponto às cores gélidas. 

Móveis e acessórios decorativos  

Como tudo na decoração escandinava, também os móveis devem ter formas simples. Devem ser em pouca quantidade e devem evitar-se a todo o custo móveis pesados, escuros ou maciços. No entanto, sem tem móveis antigos de boa qualidade pode reutilizá-los e convertê-los para o estilo escandinavo pintando-os de branco. O ideal é escolher móveis pequenos, de cores claras e com pernas altas de madeira ou metal.  

Móveis de inspiração retro ficam muito bem inseridos neste conceito, sobretudo se juntarem as cores certas: – madeira e branco.  As mesas de apoio podem servir para contrabalançar a retidão das formas, escolhendo mesas redondas ou ovais. Atualmente está em voga a utilização de duas mesas complementares com tamanhos diferentes a servirem de mesa de centro ou de mesa de apoio.  

Jarras de vidro claro ou de cerâmica branca ou bege, com flores frescas são decorações ideais para este estilo.  

Adicionar vasos com plantas verdes dá um toque de frescura e vivacidade ao ambiente.  

As almofadas e os tapetes devem ser os responsáveis supremos pelos toques de originalidade na decoração de uma sala de estar no estilo escandinavo. Por isso pode escolher tapetes felpudos com padrões geométricos, almofadas de veludo ou de lã tricotada, e até pode colocar um pouco de cor, em especial cores pastel.  

A ideia é ter sempre muita luz na sala e por isso as cortinas não são acessórios fundamentais. Mas se não pode mesmo passar sem elas opte sempre por cortinas lisas, de preferência brancas, bege ou cinzento muito claro.  

O preto pode ser utilizado em pequenas quantidades, por exemplo em pernas de ferro nos móveis, numa ou outra almofada, ou como parte de padrões. Evite no entanto grandes superfícies pretas, em especial preto brilhante.