Salas de estar - inspiração e design | homify

Salas de estar – fotos, inspiração e design

O que faz uma sala de estar perfeita?

Algumas pessoas podem defender que a sala de estar perfeita não existe. Na realidade, não é bem assim. Com a mentalidade certa, sentido de ambição, e alguma persistência, qualquer pessoa consegue criar uma sala de estar absolutamente perfeita para ela própria. Toda a gente tem diferentes ideias, objectivos, desejos e gostos na vida, e tendo em conta todos estes aspectos e incorporando-os na sua própria sala de estar, está inteiramente nos limites da possibilidade que essa sala de estar perfeita possa ganhar vida. Qualquer proprietário que esteja à procura da sala de estar ideal precisa de saber exactamente o que quer retirar do seu ambiente, para que esta se transforme no seu espaço pessoal em todos os momentos em que lá entre.

Onde é que eu posso encontrar ideias e inspiração para decorar a minha sala de estar?

A homify tem toda a inspiração e ideias de decoração para a sala de estar que alguém possa precisar. Com o site interactivo e fácil de utilizar da homify, uma infinidade de designs estão mesmo na ponta dos dedos de qualquer pessoa que visite a web page. O exclusivo “livro de ideias” virtual permite que os utilizadores experimentem diferentes designs de sala de estar, vendo-os no ecrã, com a possibilidade de poderem voltar mais tarde com um olhar fresco e cabeça limpa se assim o desejarem. Os utilizadores podem experimentar com uma variedade de diferentes estilos, misturando moderno e tradicional, o não convencional com o mais normal. Com a homify, toda a inspiração para decorar está mesmo à sua frente, no seu ecrã de computador.

O que é que eu posso fazer exactamente com a minha sala de estar?

Quando chega a hora de seleccionar um estilo em particular para a sala de estar, o proprietário precisa de repetir a mesma questão vezes e vezes sem conta dentro da sua cabeça: O que faz de mim, eu? Para uma sala de estar ser realmente convidativa e apreciada, qualquer proprietário precisa de fazer, sem qualquer dúvida, com que esta o reflicta como pessoa. O dono da casa é brilhante, corajoso e ambicioso? As paredes vão precisar de uma tinta vibrante e o chão de ser autêntico e original. A pessoa já é mais reservada, relaxada e sofisticada? As paredes, mobiliário e chão vão beneficiar de tons mais neutros e deviam adoptar uma estética mais minimalista para criar um espaço calmo e com classe. Se o proprietário se considera uma pessoa que junta o melhor destes dois mundos, tem então todo o direito de arriscar um pouco mais e combinar estilos. Afinal de contas, o “livro de ideias” da homify oferece a maneira de visualizar e projectar como estas unificações de design vão resultar.

Que cor de parede deveria eu escolher para a minha sala de estar?

Lembre-se que as paredes da sala de estar não têm de ser um bloco de uma única cor. Ênfases, riscas e padrões podem ser incorporados de maneiras tão subtis ou chamativas como se possa querer. Quando chega a altura de escolher uma cor, há sempre dois grandes aspectos a ter em conta. O primeiro é a psicologia da cor. A mente humana lê e reage à cor de maneira particular, em que tons mais quentes provocam conversação, tons esverdeados estimulam a produtividade, e o branco cria a sensação de espaço amplo e aberto. Qualquer proprietário precisa de considerar que tipo de ambiente procura criar, e que tom poderá ser o melhor para ajudar a gerar este tipo específico de área. O outro grande aspecto a considerar é o tamanho da sala de estar em si. Uma sala de estar pequena irá beneficiar de tons mais claros de maneira a criar a ilusão de um espaço maior, enquanto as salas de estar maiores normalmente requerem tons mais quentes de forma a tornar a área ampla mais caseira e confortável.

Que tipo de chão deveria escolher para a minha sala de estar?

As incontáveis opções disponíveis quando falamos de pavimento podem parecer um pouco intimidantes, mas todos os proprietários que procuram remodelar as suas salas de estar deveriam tirar partido da diversidade de ideias de decoração em oferta, e instalar o tipo que melhor complementa a sua sala de estar. Novamente, tudo assenta na forma como se reflecte a personalidade do proprietário na divisão. Se o residente gosta de passear descalço pela casa, então um suave e luxurioso revestimento de alcatifa pode ser a solução. É também importante manter em atenção a manutenção que vem com o revestimento do piso: madeira precisa de ser polida de forma regular de maneira a ter sempre o melhor aspecto, enquanto alcatifa irá requerer limpeza regular e é mais susceptível de se manchar ou desgastar com o uso.

Que design de sala de estar é o certo para mim?

O design de interiores da sala de estar certo para si é o que o faz feliz apenas por olhar para ele. Uma sala de estar ideal precisa de reflectir a pessoa a quem pertence, e isso requer que analise exactamente aquilo que lhe traz felicidade na vida. Qualquer pessoa que queira renovar a sua sala de estar tem de reservar algum tempo para descobrir quem realmente é como pessoa, e ser completamente honesto consigo mesmo na resposta. Ao invocar a sua personalidade directamente para a sala de estar, o proprietário consegue criar um espaço que é simplesmente certo para ele; um espaço que eleve o seu espírito de todas as vezes que lá entre.

Há algumas dicas específicas relativamente à decoração da minha sala de estar?

Embora a homify encoraje activamente os leitores a seguirem as suas ideias pessoais de sala de estar, irem em frente e instalarem qualquer tipo de acessórios que possam achar oportunos e acreditem encaixar no seu gosto pessoal, continua a ser importante alcançar um sentido de equilíbrio quando chega a hora de decorar a sala de estar. Mobiliário gigante em espaços pequenos nunca irá complementar o lar, e enquanto dar uma cor diferente a cada uma das quatro paredes possa parecer, à partida, uma ideia divertida, pode induzir a dores de cabeça e frustração à medida que o tempo passa. Sempre que queiramos tomar uma decisão relativamente ao estilo de design, é importante deixar algum espaço de manobra para que a habilidade de fazer alterações continue a ser possível. Gostos podem mudar, e é sempre bom ter a opção de poder remodelar a divisão se assim for preciso.

Como é que eu posso usar acessórios para decorar a sala de estar?

Embora tanto o mobiliário como pavimentos, paredes e cortinados tenham papéis integrais ao criar o aspecto de uma sala de estar, a habilidade que os acessórios têm de complementar uma área nunca deve ser sobrestimado. Há uma grande variedade de objectos adicionais que podem ser espalhados pela divisão de forma a criar um espaço activo e de aspecto produtivo, ou alternativamente, uma mão cheia de acessórios particulares pontilhados em dois ou três sítios pode potencializar uma estética e cenário minimalista. Também não há necessidade de ficar muito preso à funcionalidade desses acessórios. Desde que ajudem a melhorar a estética da divisão, que mal faz se eles não servirem realmente o seu suposto propósito inicial? O aspecto final a notar sobre acessórios de salas de estar é a possibilidade de estes serem trocados entre si, retirados ou substituídos de forma a ajustarem-se a ambientes distintos e mutantes.

O que acontece se eu tiver uma sala de estar pequena?

Salas de estar pequenas podem não proporcionar necessariamente o mesmo tipo de liberdade criativa que um espaço maior poderia oferecer, mas estas restrições podem até tornar-se úteis ao restringirem um pouco o foco do design. Pintar as paredes de branco numa sala de estar mais pequena é normalmente uma boa ideia que permite criar a ilusão de espaço, sendo também espelhos pendurados uma adição útil neste sentido. Brincar com diferentes tipos de ideias para ver o que melhor encaixa numa divisão é sempre recomendado, assim como experimentar quais as melhores maneiras de encorajar a entrada de uma forte quantidade de luz natural, uma vez que isto torna a área particularmente acolhedora e convidativa.

Há algum guia de estilo para configurar e decorar uma sala de estar?

Como conseguir: Sala de estar estilo campestre 

Quando falamos de uma sala de estar campestre, a madeira é sempre o primeiro ponto de referência. Uma divisão com uma lareira ajuda sempre no efeito final, e estantes de livros ou janelas grandes também complementam muito bem este estilo. 

Como conseguir: Sala de estar estilo clássico 

Uma sala de estar clássica nunca sai de moda, oferecendo um espaço que evoca um sentimento de intelecto e harmonia. Colocar mobiliário escurecido contra paredes imaculadamente brancas é uma das maneiras de desenvolver uma sala de estar clássica. 

Como conseguir: Sala de estar estilo ecléctico 

Uma sala de estar ecléctica envolve a mistura de um bocadinho de tudo, combinando com sucesso cores e estilos contrastantes para criar um espaço loucamente imaginativo. Conjugar carpetes vibrantes, chãos de madeira e pinceladas de diferentes cores ao longo da divisão pode ajudar a alcançar esse efeito.

Como conseguir: Sala de estar estilo rústico 

Salas de estar rústicas devem fazer referência à natureza, evocando um sentimento cru mas sofisticado. Isto pode ser conseguido através da instalação de paredes de tijolo, vigas de madeira no tecto e mobiliário simplista. 

Como conseguir: Sala de estar moderna 

Salas de estar modernas permitem ter espaço e liberdade para mudar, dando aos proprietários a opção de poder remodelar prontamente a divisão de um momento para o outro. O espaço aberto é um importante elemento do estilo moderno, tornado mais apelativo pela presença de acessórios de vidro, pitadas de cor e uma pequena variedade de mobiliário sofisticado. 

Como conseguir: Sala de estar estilo industrial 

Salas de estar industriais consistem num estilo interior duro e acidentado. Paredes de tijolo complementadas por tons mais escuros são sempre uma boa escolha. Acessórios como almofadas decorativas e candeeiros de pé podem ser adicionados para proporcionar um ambiente mais acolhedor. 

Como conseguir: Sala de estar estilo escandinavo 

Sala de estar escandinavas combinam os estilos minimalista e ecléctico, oferecendo um espaço amplo, uso limitado de cor e acessórios acolhedores salpicados pela divisão para criar ambiente. 

Como conseguir: Sala de estar estilo mediterrâneo 

Uma sala de estar mediterrânea deve reflectir as sensações tropicais com que normalmente essa região é associada. Tons quentes e divertidos são essenciais para criar um ambiente Mediterrâneo. 

Como conseguir: Sala de estar estilo minimalista 

O design de uma sala de estar minimalista segue o princípio “menos é mais”. Esquemas de cor subtis, integração limitada de extras decorativos, e aproveitar ao máximo o espaço de arrumação são o que tornam esta ideia de design bem sucedida.