Salas de estar – fotos, inspiração e design

  1. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?

sala de estar é uma divisão da casa que é usada para relaxar depois de um dia de trabalho cansativo. Onde pode assistir à sua série preferida, ler um livro ou simplesmente esticar-se no sofá. Além de privada é também uma zona que acaba por ser social (isto claro, para quem gosta de conviver entre família e amigos). Não existem regras quanto a este espaço e o mesmo altera imenso o seu aspecto consoante culturas, gostos e tradições. Com vontade de saber um pouco mais?

Quais as caracteristicas necessárias para uma sala de estar perfeita?

Todos temos diferentes ideias, objectivos e gostos pessoais, por isso o que pode ser uma sala perfeita para nós pode não ser para si. Mas podemos, claro, frisar alguns aspectos que a média da população portuguesa considera como essencial para vivência em pleno numa sala de estar. Gostamos de conforto, de luz natural e de espaço. O sofá, a televisão e os seus objectos pessoais não podem faltar, mas existe ainda quem não se imagine sem plantas, fotografias e até uma varanda. A ideia é sempre tirar o máximo partido do espaço, transformando-o numa divisão cheia de carácter e que cumpra com a sua função principal.

Qual o design de sala de estar ideal para a sua casa?

O design de interiores ideal para a sua sala de estar é o design que o faça feliz e sentir bem. Mais uma vez, tudo depende do gosto pessoal e das necessidades dos moradores. Num apartamento de praia imaginamos um estilo mais moderno e clean com detalhes mediterrâneos, mas numa casa de campo entre as montanhas o estilo rústico e campestre será o que melhor se adaptará.

Quando deverá remodelar a sua sala de estar?

Na realidade não existe a altura nem o momento certo para o fazer e este momento nem tem de realmente existir alguma vez, desde que exista sempre manutenção. Achamos que a altura certa para remodelar a sua sala de estar será quando precisa de mudar. Existem vários tipos de remodelação: uma mais superficial e outra mais profunda. Poderá precisar de demolir ou construir paredes ou simplesmente trocar o mobiliário e dar um toque fresco com nova decoração. Aconselhamos que guarda imagens de ambientes que gosta para que um dia essa mudança seja mais simples e eficaz.

Como valorizar uma sala pequena? Salas de estar pequenas podem não proporcionar necessariamente o mesmo tipo de liberdade criativa que um espaço maior poderia oferecer, mas estas restrições podem até tornar-se úteis ao restringirem um pouco o foco do design. Pintar as paredes de branco numa sala de estar mais pequena é normalmente uma boa ideia, pois permite criar a ilusão de espaço,tal como espelhos pendurados são uma adição útil nesse sentido. Brincar com diferentes tipos de ideias para ver o que melhor encaixa numa divisão é sempre recomendado, assim como experimentar quais as melhores maneiras de encorajar a entrada de grande quantidade de luz natural, tornando-a particularmente acolhedora e convidativa.

Quais os materiais mais indicados para o chão da minha sala de estar?

O sem fim de opções disponíveis no mercado quando falamos de material de pavimento podem parecer um pouco intimidantes inicialmente. Na hora de escolher o seu, lembre-se de dar prioridade aquilo com que sempre sonhou. Lembre-se também que deve ser uma opção segura em termos de durabilidade e conforto. Novamente, recorde que a escolha deverá reflectir sempre a personalidade do proprietário. Mármore, tijoleira, cerâmica, madeira, alcatifa, betão… .

Que cor devo aplicar nas paredes da minha sala de estar?

Lembre-se que as paredes da sua sala de estar não têm de ser de uma única cor. Diferentes cores, riscas e padrões podem ser incorporados de maneiras tão subtis ou chamativas como se possa querer. Quando chega a altura de escolher uma cor, há sempre dois grandes aspectos a ter em conta. O primeiro é a psicologia da cor. A mente humana lê e reage à cor de maneira particular, em que tons mais quentes provocam conversação, tons esverdeados estimulam a produtividade, e o branco cria a sensação de espaço amplo e aberto. Qualquer proprietário precisa de considerar que tipo de ambiente procura criar, e que tom poderá ser o melhor para ajudar a gerar este tipo específico de área. O outro grande aspecto a considerar é o tamanho da sala de estar em si. Uma sala de estar pequena irá beneficiar de tons mais claros de maneira a criar a ilusão de um espaço maior, enquanto as salas de estar maiores normalmente requerem tons mais quentes de forma a tornar a área ampla mais confortável.

Onde posso encontrar ideias e inspiração para decorar a minha sala de estar?

A homify tem toda a inspiração e ideias de decoração para a sala de estar que possa precisar. Com o site interactivo e fácil de utilizar, na homify irá encontrar uma infinidade de ideias e designs.

O exclusivo “livro de ideias” virtual permite que os utilizadores guardem diferentes designs de sala de estar, com a possibilidade de os poderem voltar a ver mais tarde. Os utilizadores podem experimentar uma variedade de diferentes estilos, misturando moderno e tradicional, o não convencional com o mais normal. Com a homify, toda a inspiração para decorar está mesmo à sua frente, no seu ecrã do seu computador.

Quais os acessórios de decoração que devo aplicar na minha sala?

Embora a homify encoraje activamente os leitores a seguirem as suas ideias pessoais de sala de estar, irem em frente e instalarem um qualquer tipo de acessórios que possam achar oportunos e acreditem encaixar no seu gosto pessoal, continua a ser importante alcançar um sentido de equilíbrio quando chega a hora de decorar a sala de estar.

Tanto o mobiliário como o revestimento das paredes, chão e cortinados tenham papéis importantes ao criar o cenário de uma sala de estar, a habilidade que os acessórios têm em complementar uma espaço nunca deve ser sobrestimado.

Os objectos adicionais podem ser espalhados pela divisão de forma pontual ou em grande escala: uma mão cheia de acessórios ou apenas dois ou três podem potenciar a estética e cenário e ainda criar algo muito elegante e personalizado.