Quartos tropicais: fotos, inspiração e design

  1. The botanical bedroom: Quartos tropicais por RG Home Stylist
  2. Quarto de Hóspedes "Cabana Tropical Verde e Fúcsia"  By Andreia Louraço Design e Interiores: Quartos tropicais por Andreia Louraço - Designer de Interiores (Contacto: atelier.andreialouraco@gmail.com)
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. The botanical bedroom: Quartos tropicais por RG Home Stylist
  5. Apartamento no centro de Lisboa : Quartos tropicais por Angelourenzzo - Interior Design
    Ad
  6. Apartamento no centro de Lisboa : Quartos tropicais por Angelourenzzo - Interior Design
    Ad
  7. Ambiente: Quartos tropicais por Marco Ferreira
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Ambiente: Quartos tropicais por Marco Ferreira
  10. Ambiente: Quartos tropicais por Marco Ferreira
  11. Ambiente: Quartos tropicais por Marco Ferreira
  12. Ambiente: Quartos tropicais por Marco Ferreira
  13. Ambiente: Quartos tropicais por Marco Ferreira
  14. Ambiente: Quartos tropicais por Marco Ferreira
  15. Alojamento Local em Monte Gordo - Algarve: Quartos tropicais por Tezturas • Arquitectura e Decoração de Interiores
  16. Alojamento Local em Monte Gordo - Algarve: Quartos tropicais por Tezturas • Arquitectura e Decoração de Interiores
  17. Alojamento Local em Monte Gordo - Algarve: Quartos tropicais por Tezturas • Arquitectura e Decoração de Interiores
  18. RUSTICASA | Quinta das Eiras | Madeira: Quartos tropicais por Rusticasa
  19. RUSTICASA | Quinta das Eiras | Madeira: Quartos tropicais por Rusticasa
  20. RUSTICASA | Quinta das Eiras | Madeira: Quartos tropicais por Rusticasa
  21. RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sta. Maria da Feira: Quartos tropicais por Rusticasa
  22. Apartamento T0 no Bairro Alto: Quartos tropicais por Sizz Design
    Ad
  23. Apartamento T0 no Bairro Alto: Quartos tropicais por Sizz Design
    Ad
  24. Apartamento T0 no Bairro Alto: Quartos tropicais por Sizz Design
    Ad
  25. Apartamento T0 no Bairro Alto: Quartos tropicais por Sizz Design
    Ad
  26. Projecto Suite | Varandas do Mar | Areia Branca: Quartos tropicais por Os Arquitetos
  27. Projecto Suite | Varandas do Mar | Areia Branca: Quartos tropicais por Os Arquitetos
  28. Projecto Suite | Varandas do Mar | Areia Branca: Quartos tropicais por Os Arquitetos
  29. Projecto Suite | Varandas do Mar | Areia Branca: Quartos tropicais por Os Arquitetos
  30. Projecto Suite | Varandas do Mar | Areia Branca: Quartos tropicais por Os Arquitetos
  31. Projecto Suite | Varandas do Mar | Areia Branca: Quartos tropicais por Os Arquitetos
  32. ​Aqua Hotel | Ovar: Quartos tropicais por ARKHY PHOTO
  33. Quarto | Landscape: Quartos tropicais por RBGRGS, Arquitectura & Interiores, LDA

Quer dormir todos os dias com alegria e descontração? Então escolha uma decoração tropical para o seu quarto! 

A arquitetura tropical dá total prioridade ao conforto nas difíceis condições climatéricas equatoriais, ou seja, no calor intenso com grau de humidade elevado, pelo que é natural que acabe por privilegiar determinados materiais e acabamentos. Mas sobretudo o estilo tropical é alegria, cor e descontração. É trazer para dentro de casa um pouco do calor, da cultura e do ritmo das músicas dos países tropicais. 

Ter uma casa tropical em Portugal não é difícil e muitas das suas características coadunam-se com o calor que se sente no nosso país. Mas não precisa de ter uma casa ao estilo tropical para ter um quarto de estilo tropical! 

O importante é apostar nos materiais corretos e nas texturas e cores mais adequadas para trazer o espírito tropical para o seu refúgio pessoal. E não importa se está a planear o seu quarto de raiz ou simplesmente a pensar em mudar a decoração: – na homify vai encontrar as melhores imagens e dicas para se inspirar a criar um perfeito estilo tropical! 

Com algum cuidado e muito carinho é relativamente simples criar um quarto de estilo tropical, mas também é preciso ter algum cuidado, sobretudo no que se refere ao necessário equilíbrio de cores e elementos no ambiente. É fácil abusar e perder o rumo com facilidade! Para que tal nunca aconteça o melhor é pedir ajuda a um dos nossos profissionais. Um decorador ou um designer de interiores vai poder planear todo o seu quarto, baseando-se nos seus gostos pessoais, ou simplesmente dar-lhe as melhores indicações para o seu caso em concreto.

Dicas e sugestões  

À semelhança do estilo mediterrânico, o estilo tropical tem bastantes influências campestres, especificamente dos campos e florestas verdejantes das regiões tropicais. Na sua composição entram cores fortes, padrões ousados, materiais naturais endógenos das regiões e elementos étnico-culturais dos povos indígenas das florestas tropicais. Em suma respira o colorido do Brasil, da Índia, das Caraíbas e de muito outros países de clima e temperamento quente. 

Por tudo isto os materiais a utilizar na decoração devem ser naturais, frescos alegres. A presença da floresta tropical sente-se no verde, na madeira nas muitas cores das flores e dos pássaros. 

Nos quartos o mais importante é conseguir equilibrar a frescura e o aconchego necessário a estes ambientes. 

O pavimento num quarto tropical 

Já sabemos como a escolha dos pavimentos tem uma forte influência no conforto térmico dos ambientes, e nos quartos isso é ainda mais preponderante. Nos quartos tropicais a madeira é sempre o pavimento de eleição pois permite uma boa manutenção da temperatura, mas é importante garantir um bom isolamento do solo para evitar a acumulação da inevitável humidade. O arenito é outro material muito utilizado, sobretudo em zonas especialmente quentes, pois não absorve ou mantém o calor durante o dia. Também pode ter um excelente resultado com um chão de tijoleira, que tem um desempenho muito próximo do arenito e permite o visual desejado por existir em muitos padrões e acabamentos. 

Em Portugal a madeira enquadra-se na perfeição na decoração de um quarto, mas o arenito pode ser demasiado frio para o inverno. Este contra pode ser diminuído pela colocação de um bom tapete de materiais naturais, como a fibra de bananeira, a juta, o sisal ou a palha, que se enquadram perfeitamente no estilo.

A cama num quarto tropical 

Neste estilo a cama pode ou não ser utilizada como ponto fulcral para a decoração. Tendo e conta a exuberância do estilo, a primazia visual pode ser dada a outro elemento da decoração que não o leito, mas este nunca pode deixar de ser bem confortável e funcional. A madeira é muito utilizada, mas o metal também pode ser utilizado para a conceção da cama devido à sua frescura.

A cabeceira pode ter detalhes em vime ou palha, que além de muito decorativos são bastante frescos e permitem a passagem do ar. 

Se quem um visual mais refinado pode escolher uma cabeceira estofada com botões capitonê, mas é importante que o tecido escolhido seja fresco, como o linho ou o algodão. 

Cores e revestimentos 

Lembre-se que neste estilo o importante é manter a temperatura a níveis satisfatoriamente frescos, e que por isso a escolha dos revestimentos não pode passar por materiais demasiado quentes, e a ideia é replicar a estética daí resultante. Assim, num quarto tropical, a madeira não tem lugar como revestimento de grandes porções da superfície das paredes, mas o papel de parede com padrões de folhas, flores tropicais (orquídeas, hibiscos, estrelícias), aves tropicais (tucanos, papagaios, aves do paraíso), frutos tropicais (ananases, papaias) ramagens é muito bem-vindo (sobretudo para criar impacto visual na parede por detrás da cama). 

As cores das tintas a utilizar devem se claras, com predominância do branco, e detalhes em cores fortes como o verde-água, o azul, o amarelo ou o laranja. 

Têxteis e decorações 

Os têxteis num quarto tropical devem ser muito frescos, brancos, em linho ou algodão e devem ser escolhidos para dar a sensação de ambiente livre, onde é fácil respirar, onde se pode dormir confortável, com uma boa temperatura. Sim, pode parecer difícil, mas os lençóis edredons certos são realmente capazes de criar essa sensação! 

As almofadas devem ser coloridas, com padrões étnicos e diferentes texturas para criar uma atmosfera alegre e diversificada. 

Os acessórios decorativos devem ser feitos de objetos artesanais dos países tropicais, variando por exemplo entre cestos de casca de bananeira e estatuetas manufaturadas pelos povos do seu país de inspiração. Decorações com forma de flores, cactos e frutas tropicais também são uma boa opção. 

Os candeeiros podem ser feitos de madeira ou vime, e devem emitir uma luz clara e fria. 

O mobiliário deve ser de madeira e pode ter elementos com um toque rústico ou ser totalmente simples e liso. Pode e deve incluir outros materiais naturais como o vime, o bambu e a palha. 

Por fim é sempre aconselhável incluir plantas na decoração do seu quarto tropical, em especial plantas exóticas, como a iúca, a espada de São Jorge e o aloé. As plantas são excelentes elementos decorativos, que deixam entrar a natureza e ajudam a purificar o ambiente!