Quartos mediterrânicos: fotos, inspiração e projectos de interiores

  1. : Quartos  por maria inês home style
  2. HAPPY HOME 2014: Quartos  por ROSA PURA HOME STORE
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. : Quartos  por maria inês home style
  5. HAPPY HOME 2014: Quartos  por ROSA PURA HOME STORE
  6. DOUBLE BEDROOM: Quartos  por Home Staging Factory
  7. : Quartos  por maria inês home style
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Apartamento T2 São Vicente - Lisboa: Quartos  por EU LISBOA
  10. Apartamento T3 Alvalade: Quartos  por EU LISBOA
  11. Bedroom: Quartos  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  12. Bedroom: Quartos  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  13. Master Bedroom - Suite: Quartos  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  14. Master Bedroom - Suite: Quartos  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  15. Bedroom: Quartos  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  16. Bedroom: Quartos  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  17. Bedroom: Quartos  por Pedro Brás - Fotografia de Interiores e Arquitectura | Hotelaria | Imobiliárias | Comercial
  18. : Quartos  por maria inês home style
  19. : Quartos  por maria inês home style
  20. : Quartos  por maria inês home style
  21. QUARTO: Quartos pequenos  por OW ARQUITECTOS lda | simplicity works
    Ad
  22. Apartamento T2 Avenidas Novas: Quartos  por EU LISBOA
  23. Apartamento T2 Avenidas Novas: Quartos  por EU LISBOA
  24. Apartamento T2 São Vicente - Lisboa: Quartos  por EU LISBOA
  25. Apartamento T3 Duplex Penha França: Quartos  por EU LISBOA
  26. Apartamento T3 Duplex Penha França: Quartos  por EU LISBOA
  27. Apartamento T3 Duplex Penha França: Quartos  por EU LISBOA
  28. Apartamento T3 Duplex Penha França: Quartos  por EU LISBOA
  29. Apartamento T3 Duplex Penha França: Quartos  por EU LISBOA
  30. Apartamento T3 Duplex Penha França: Quartos  por EU LISBOA
  31. : Quartos  por maria inês home style
  32. : Quartos  por maria inês home style
  33. : Quartos  por maria inês home style

Um terraço debruçado sobre o azul, guarda-sóis brancos, paredes caiadas, o céu em brasa, a sombra de oliveiras e figueiras… Férias! Ou a vida que passa devagar! 

Tudo isto nos vem à cabeça quando pensamos na região mediterrânica. E dá uma vontade enorme de levar um pouco deste ambiente para dentro de nossa casa para acabar com a nostalgia. Alegre-se! Pode perfeitamente ter um pouco do mediterrâneo na sua casa mesmo que esta seja no meio de uma cidade. É claro que precisa de ter alguns cuidados para não deixar o ambiente demasiado fresco numa zona fria a norte, mas isso é atingível. 

Num quarto, o estilo mediterrânico traduz-se em simplicidade e modéstia, com uma pitada de rusticidade e ligação com a natureza e o mar, tudo condimentado com muito conforto e aconchego. 

Ter o estilo mediterrânico no quarto de dormir é garantia de relaxamento, frescura marítima e sensação de estar de férias em qualquer altura do ano, mas como já referimos necessita de algumas precauções. Por isso se já tentou e não foi bem-sucedido, ou se nem sabe por onde começar sem cometer demasiados erros, o mais sensato é pedir ajuda a um designer de interiores ou a um decorador

Aqui na homify vai encontrar muitas sugestões, imagens exemplificativas inspiradoras, que pode juntar num livro de ideias, e os profissionais responsáveis por esses trabalhos. Enfim, tudo o que precisa para ter o seu quarto de estilo mediterrânico perfeito. Explore!

Dicas e sugestões 

O estilo mediterrânico é um subestilo do campestre, mas específico das zonas junto ao mar Mediterrâneo, e vocacionado para a proximidade do mar e das quentes colinas debruçadas sobre ele. Por isso os materiais serão sempre naturais, com um tom rústico e retro. A presença do mar sente-se no branco e nos toques de azul que muitas vezes definem estes espaços. 

Nos quartos o mais importante é conseguir equilibrar a frescura do estilo com o aconchego necessário. 

O pavimento – Se vive numa região quente, como no Algarve por exemplo, o pavimento poderá ser de tijolo à vista ou tijoleira de grés cerâmica. Este chão tem o toque rústico necessário, e é bastante usado nas regiões mediterrânicas, pelo que a base para o estilo está assegurada. No entanto é bastante frio, o que num clima menos ameno do que o do sul da Europa pode ser bastante desconfortável nos meses mais frios. Esta sensação pode ser ultrapassada acrescentando bonitos tapetes, de preferência tradicionais e artesanais, como as portuguesas carpetes de fitas. 

Se considera este pavimento demasiado frio para si, opte por um pavimento de madeira. Certifique-se que a madeira apresenta alguns nós e grão, para dar o toque mais rústico. E se o seu chão de madeira é demasiado escuro (um tom demasiado escuro pode pôr em causa a limpidez do estilo mediterrânico) pode pintar o soalhos de branco, mantendo a rugosidade do material natural e adicionando frescura ao ambiente, sem descurar o conforto.

A cama – como na maioria dos estilos de decoração de quartos, a cama deve ser a peça central do ambiente mediterrânico. Mas não precisa de que todo o móvel seja visualmente apelativo, podendo escolher um simples sommier a que acrescenta a cabeceira certa! A cabeceira da cama deve ter impactante e há várias opções que pode tomar: – pode fazer uma cabeceira de ripas de madeira reutilizada, num tom de madeira à deriva recolhida na praia para acentuar o estilo marítimo, ou uma cabeceira de pedra calcária rústica, num tom entre o bege e o castanho, tão característica do sul da Europa. Fazer a cabeceira em tijolo rústico aparente, utilizando por exemplo o material da própria casa (se for possível) pode ser uma solução incrivelmente original e adequada. Se achar estas opções demasiado frias, pode fazer uma cabeceira com portas antigas reutilizadas, pintadas de branco em decupagem, mas na verdade uma simples cabeceira feita de ripas de madeira das caixas de fruta, por exemplo. Qualquer uma destas últimas ficará espetacular e resultará num projeto DIY divertido e motivador. 

Os têxteis – As roupas de cama devem ser frescas e transmitir a sensação de limpeza e um cheirinho a alfazema. Colchas e lençóis, fronhas e edredons, devem ser de algodão e linho, com muito branco puro e algumas florinhas à mistura. Pode também optar pela via definitivamente marítima e escolher peças em vários tons de azul, desde que sejam tons um pouco “deslavados”, com riscas ou sólidos. Se preferir tons quentes, este estilo também permite, podendo optar por alguns apontamentos em vermelho ou laranja, como num pôr-do-sol sobre o mar. 

Os tapetes – Estes são elementos fundamentais num quarto mediterrânico, e são os principais responsáveis por adicionar o necessário calor ao ambiente. Afinal, sempre é muito desconfortável acordar e pôr os pés descalços no chão frio, seja inverno ou verão! Para os tapetes prefira as fibras naturais e resistentes, como a juta ou o algodão, sobretudo se o quarto for numa casa de praia, sujeito a muita areia a qualquer momento. As carpetes feitas de mantas tradicionais, ou as carpetes de fitas à antiga são escolhas modestas, mas muito bem integradas neste visual simples.

Arrumação e móveis de apoio – Se puder ter um armário embutido, um closet ou um quarto de vestir, e manter o espaço arejado e desimpedido é o ideal. Mas como isso em sempre é possível, o melhor é escolher móveis de ar antigo, como um penteador e uma cadeira de madeira trabalhada, pintadas de azul por exemplo, ou mesmo cadeiras de madeira pintadas com o tampo em vime, de artesanato Alentejano ou Algarvio. Um feio guarda-fatos da casa da avó pode ser convertido para este estilo com um pouco de carinho e muito jeito para o shabby-chic, mas também pode optar por ter este móvel como contraponto, no estilo moderno. 

Acessórios decorativos – neste campo pode deixar a sua veia original ditar o caminho, desde que mantenha a ligação à natureza e ao mar, que é a alma do estilo mediterrânico. Pedaços de madeira achada na maré podem dar lindos cabides, e umas gaivotas de madeira vão ficar espetaculares sobre a cómoda. Nas paredes aguarelas de cenas marítimas ou trabalhos artesanais em vime ou tricô são escolhas sem erros. As almofadas decorativas devem ter boas texturas, padrões simples e deslavados, e cores neutras, com apontamentos de azul. 

Os candeeiros podem ser mas rústicos, ou pode escolher um design mais moderno, desde que mantenha a simplicidade das linhas. 

Já consegue visualizar o seu quarto ao estilo mediterrâneo?