Quartos escandinavos: fotos, inspiração e projectos de interiores

  1. O Quarto do Rodrigo e da Sofia: Quartos  por Homestories
    Ad
  2. Quarto Suíte: Quartos  por Angelourenzzo - Interior Design
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Quartos  por homify
  5. Sótão da Família Maia: Quartos  por Homestories
    Ad
  6. Quartos  por homify
  7. Quarto de Casal | Depois: Quartos  por MUDA Home Design
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Quarto jovem: Quartos  por Rima Design
    Ad
  10. Vista geral do quarto principal: Quartos  por Arkstudio
  11. A Casa da Carolina e do Nuno: Quartos  por Homestories
    Ad
  12. Residential Building in Lisbon: Quartos  por Lagom studio
  13. Quartos  por homify
  14. Quartos  por homify
  15. A Casa da Helena: Quartos  por Homestories
    Ad
  16. HOUSE LIBERDADE: Quartos  por Catarina Batista Studio
  17. Quartos  por homify
  18. Quarto de Casal | Depois: Quartos  por MUDA Home Design
  19. O Quarto do Rodrigo e da Sofia: Quartos  por Homestories
    Ad
  20. Moodboard de quarto em apartamento para turismo de habitação: Quartos  por Paloma Agüero Design
  21. O Quarto do Rodrigo e da Sofia: Quartos  por Homestories
    Ad
  22. Bairro Alto - Apartamento T2: Quartos  por Sizz Design
    Ad
  23. Apartamento Benfica Stadium - LISBOA: Quartos  por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design
    Ad
  24. SH HOUSE: Quartos  por PAULO MARTINS ARQ&DESIGN
  25. Quarto com inspiração natural: Quartos  por Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto
    Ad
  26. Casa Modular - Quarto: Quartos  por Maqet
  27. O Quarto do Rodrigo e da Sofia: Quartos  por Homestories
    Ad
  28. Quartos  por homify
  29. Quarto de Casal | Depois: Quartos  por MUDA Home Design
  30. Quarto de Casal | Depois: Quartos  por MUDA Home Design
  31. A Casa da Helena: Quartos  por Homestories
    Ad
  32. Apartamento da Alegria: Quartos  por Homestories
    Ad
  33. Apartamento Côte D'Azur: Quartos  por Angelourenzzo - Interior Design
    Ad

O estilo escandinavo é perfeito para os quartos. Atrevemo-nos mesmo a dizer que este estilo cria os mais aconchegantes e convidativos quartos de todos os estilos de decoração. Porquê? Porque os ambientes tipicamente escandinavos são calorosos, mas amplos e frescos, baseados em materiais naturais práticos e resistentes, onde apetece estar. 

Características básicas de um quarto escandinavo 

Chão de madeira natural – esqueça as carpetes a cobrir o soalho, num quarto escandinavo vai pisar diretamente no soalho de madeira natural, provavelmente de uma cor clara. Eventualmente tapetes de lã ou algodão, simples ou com padrões geométricos, mas sempre práticos, ajudam a tornar o espaço ainda mais confortável. 

Utilização de materiais naturais – madeira abundante, linho, lã, pedra, algodão puro, couros, juta, metal ou qualquer outro material natural e pouco tratado é bem-vindo na decoração de um quarto ao estilo escandinavo. Mantas de lã, tapetes de pele, mobiliários de madeira… Tudo isto são elementos essenciais. E as plantas, embora não sejam materiais, são elementos naturais que têm o seu lugar nos quartos deste estilo, sobretudo os de folhas verdes e simples. 

Muita luz natural – As cortinas escuras e opacas não pertencem aos quartos escandinavos. Os povos do norte da Europa adoram a luz natural e têm muito poucos preconceitos ou vontade de espreitar a casa do vizinho, por isso este tipo de cortinas são desnecessárias. Em vez delas a escolha recai sobre cortinas vaporosas, arejadas e de cor clara, que permitem que o quarto seja inundado de luz. Em Portugal, onde a luz é intensa e quente, e onde a privacidade é um requisito, estas cortinas podem ser demasiado transparentes. Se precisa mesmo de cortinas opacas escolha-as em cores básicas e muito claras, sobretudo brancas ou bege, e se possível opte por painéis corta luz, que possam ser recolhidos para deixar brilhar cortinas vaporosas quando já não precisar de escuridão. No que concerne à luz artificial num ambiente escandinavo, o melhor é optar por luzes de cores brancas e brilhantes para tornar a área mais clara e ampla, imitando a pálida luz dos países a norte.

Cores neutras – O branco é a estrela dos ambientes escandinavos, sobretudo quando bem combinado com madeira. A ideia é criar um ambiente leve, tranquilo e calmo. Mas há alternativas ao branco embora seja a cor mais vulgar, sobretudo nas paredes. Pode escolher sobreposições de vários tons de branco, ou optar cinza, nude/bege, castanho e até preto, em pequenas quantidades. 

Funcionalidade, sempre! – Na verdade este ponto deveria ser mesmo o primeiro, porque para os povos do Norte da Europa esta característica vem sempre em primeiro lugar, bem antes da estética na lista de prioridades para a decoração de um quarto. Este estilo dispensa elementos supérfluos ou sem uma utilidade prática, o que amplia o pouco espaço disponível nas casas. Armários com divisões e gavetas, closets bem organizados, sistemas de arrumação… Tudo isto faz parte integrante de um quarto em estilo escandinavo, por isso quando pensar no layout do seu quarto lembre-se de pensar prático e funcional, com linhas direitas e muita arrumação, como naquela conhecida loja de mobiliário sueca que é a epítome do estilo escandinavo. 

Simplicidade – Descomplique! Os quartos em estilo escandinavo são para serem desfrutados no dia-a-dia e não para servirem como museus. O objetivo é criar um ambiente bonito e único, mas sem exageros e muito equilibrado! Pode introduzir algum interesse com peças de design rústico e vintage, ou mesmo com elementos mais modernos desde que tenham um propósito claro e não preencham o espaço em demasia. Mas se não sabe como fazê-lo, o melhor é contactar um decorador ou um designer de interiores. Estes profissionais vão ajudá-lo e simplificar-lhe a vida no caminho de ter o seu quarto escandinavo perfeito.

A cama num quarto de estilo escandinavo - Embora rodeada de simplicidade e neutralidade, a cama num quarto de estilo escandinavo deve ser o foco de todo o espaço. Neste tipo de quartos a cama precisa de ser ampla, para ser muito confortável, ter cabeceira e ter bastantes almofadas. As roupas de cama devem ser frescas, de preferência brancas ou com fundo em branco, fabricadas de algodão ou linho puros, mas complementadas com mantas e edredons bem quentes, em lã ou algodão. As almofadas devem também ser de materiais naturais, em lã tricotada à mão ou de algodão, com padrões geométricas. Uma manta de pelo pode ser o elemento chave para unir todo o conjunto e elevar o tom de conforto e aconchego que se quer obter.  

A cama pode também ter arrumação por baixo ou ser enquadrado por uma cabeceira com prateleiras e gavetas, juntando impacto visual e funcionalidade, ao melhor estilo nórdico. Se no mercado comum não consegue encontrar aquele móvel simples, mas perfeito para o seu quarto, contrate um carpinteiro para o fazer. Na homify encontrará os profissionais mais competentes para construir a sua cama de sonho! 

Outros móveis que não podem faltar 

Os móveis de um quarto escandinavo podem ser basicamente os mesmo de outro estilo qualquer, mas destacam-se dos demais pela sua simplicidade e funcionalidade. E devem ser na quantidade correta para que o ambiente fique completo e prático, sem que o espaço fique sobrecarregado. 

Nesta linha de ideias é elementar a presença de um armário generoso, mas se isso for coisa que o seu minúsculo quarto não comporta, um simples cabide corrido em madeira é suficiente para manter o estilo e assegurar a arrumação. 

Acrescente uma cadeira de design simples para apoio ao vestir e calçar, de madeira ou com pernas altas de madeira. As cadeiras de inspiração “Eames” são perfeitas para o efeito pretendido, mas um simples banquinho de madeira é suficiente. 

Um espelho fica sempre perfeito num ambiente escandinavo, ampliando o espaço e tornando-o mais luminoso, bem ao gosto nórdico, por isso colocar um na parede do seu quarto é uma ideia excelente.