Quartos campestres: fotos, inspiração e design

  1. Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.: Quartos campestres por alma portuguesa
  2. Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.: Quartos campestres por alma portuguesa
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Quarto principal: Quartos campestres por IAM Interiores
    Ad
  5. Moradia em fazenda - Tipologia T6: Quartos campestres por EsboçoSigma, Lda
    Ad
  6. A JOIA d´AZOIA: Quartos campestres por pedro quintela studio
  7. Suite numa casa de montanha: Quartos campestres por Margarida Bugarim Interiores
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Quarto Natura: Quartos campestres por MUDA Home Design
  10. Quarto 3: Quartos campestres por Clix Mais
  11. Quarto 2: Quartos campestres por Clix Mais
  12. Quarto 1: Quartos campestres por Clix Mais
  13. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  14. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  15. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  16. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  17. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  18. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  19. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  20. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  21. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165: Quartos campestres por Clix Mais
  22. Moradia em fazenda - Tipologia T6: Quartos campestres por EsboçoSigma, Lda
    Ad
  23. Casa na aldeia: Quartos campestres por Estúdio AMATAM
  24. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  25. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  26. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  27. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  28. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  29. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  30. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  31. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  32. Quarto D'ouro: Quartos campestres por What She Designs
  33. Suite: Quartos campestres por Estúdio AMATAM

Ter uma casa de campo é o derradeiro sonho do homem moderno. Uma casa rodeada de verde ou imersa na natureza agreste de zonas mais desérticas, que possa servir de refúgio e escape da vida citadina. 

Em Portugal ter uma casa no campo não é um sonho distante para muitas famílias, que têm as casas de família nas aldeias de origem, mas para muitas será algo quase inalcançável. No entanto não precisa de estar no meio do campo para ter uma casa campestre. 

O estilo campestre tem mais a ver com decoração e composição do que com localização, e pode fazer da sua casa na cidade um ninho tão acolhedor que o fará esquecer a selva de cimento. 

Sejam mais rústicos ou mais refinados, desde que projetados com cuidado, os quartos de estilo campestre oferecem sempre um caloroso abraço. O estilo rural, independentemente da sua origem geográfica ou influências regionais, é sempre baseado em cores, conforto e acessórios bem escolhidos. 

Se quer decorar o seu quarto num estilo aconchegante e familiar, entre o clássico e o moderno, com toques intemporais, este é o site para estar! Aqui encontrará as melhores ideias para se inspirar e criar o seu quarto campestre perfeito, mas se a decoração não se conta como uma das suas capacidades, o melhor é pedir ajuda a um dos nossos decoradores!

A cama num quarto campestre 

Num quarto de estilo campestre a cama deve ser a peça central da decoração. E aqui não tem de haver nada discreto! A cabeceira da cama deve ser feita de madeira e ricamente ornamentada. 

Para isso pode optar por reaproveitar uma cama antiga, num arranjo shabby-chic, e dar-lhe uma vida nova através de uma pintura com uma cor mais leve. Ou escolher uma via mais fácil e acessível, estofando uma simples placa de madeira com um tecido de algodão, leve, de preferência com um padrão floral leve (se pretende uma decoração suave) ou mais intrincado (se quer uma decoração mais viva). 

Reaproveitar uma ou duas portas antigas de madeira maciça, com os seus defeitos que dão tanta beleza, é outra ideia simples e barata de fazer uma cabeceira de cama ao estilo campestre, com a ajuda das técnicas shabby-chic. 

Outra grande ideia para uma cama no mais perfeito estilo campestre, que sirva de ponto central à decoração do quarto, é escolher uma cama de ferro forjado trabalhado, antiga e renovada ou de inspiração retro. 

Poderá também dotar a cama com um dossel, que dará ao espaço um tom dramático de romance, um ar de aconchego, e ao mesmo tempo lhe dá reminiscências da vida no campo. 

Cores e revestimentos num quarto campestre 

No estilo campestre as paredes podem e devem ter um papel preponderante para a imagem pretendida. Quer isto dizer que importa apostar nas cores e texturas certas para os revestimentos dos quartos campestres. E as cores certas são as cores da terra, afinal estamos a falar de dar um ar de campo a um espaço interior! Castanhos, beges, verdes secos… E o branco, claro. 

Um pouco de vermelho escuro, também chamado de Bordéus, fica igualmente bem, mas evite cores vivas e brilhantes. Prefira cores mais opacas, e até um pouco desvanecidas para acentuar o ar bucólico do ambiente. 

Padrões retro, com motivos florais ou de inspiração natural, serão muito bem-vindos, embora a sua aplicação requeira equilíbrio para não sobrecarregar o espaço. 

As tintas mate são excelentes opções de revestimento, mas na verdade o espírito do estilo campestre cristaliza-se no papel de parede com ramagens ou flores. No entanto se acha estes padrões demasiado retro ou muito saturantes pode experimentar um padrão com pequenas bolinhas numa pequena secção do quarto, como por detrás da cabeceira da cama. 

Lembre-se apenas de que, em função da área revestida com padrões, o restante espaço deverá ser deixado vazio ou monocromático para equilibrar o visual.

Mobiliário acessório e outras decorações 

Num quarto de estilo campestre as limitações quanto à quantidade de mobiliário e à estética deste não é tão restrita como no estilo escandinavo por exemplo, mas não deixa de ser importante manter bastante espaço livre para preservar alguma sensação de amplitude e o conforto necessário. Isto significa que pode investir em mais algum mobiliário arrojado, para além da cama que deve ser o foco visual da decoração. 

Um toucador com um banquinho poderá ser exatamente o elemento que servirá para completar na perfeição o seu quarto de estilo campestre, mas se o espaço não abunda uma mesinha de apoio ou um banquinho de vestir com as pernas esculpidas cumprirá com a necessária funcionalidade e ajudará a compor o ambiente de forma harmoniosa. 

Os acessórios artesanais como cestas de verga, cadeira com tampo em vime ou tapetes de lã tradicionais (como os de Arraiolos, por exemplo) são excelentes para dar um toque natural ao ambiente, ainda mais ligado ao campo. 

Ter uma lareira no quarto pode ajudar muito a obter um estilo campestre, sobretudo se esta tiver um revestimento ligeiramente rústico em pedra da região. 

Jarras antigas com flores silvestres e gravuras de paisagens bucólicas e de flores nas paredes são os complementos perfeitos. 

Iluminação 

O estilo campestre também não tem uma obsessão tão intensa pela luz natural como o escandinavo, mas está longe de ser aceitável que o quarto fique escuro! Assim a melhor iluminação será a natural, em especial se vier de amplas janelas com caixilhos de madeira. Se este cenário está longe de ser parecido com o do seu quarto, e as janelas forem modernas com caixilhos de alumínio ou PVC, não desanime… Pode continuar a compor o seu quarto ao estilo campestre! Escolha umas bonitas cortinas, combinando tecido liso com outro com padrão floral, e esconda os caixilhos. Depois só tem de tratar de iluminar bem o ambiente com uma luz clara e forte. 

A escolha dos candeeiros é fundamental: – optar por luminárias com um ar antiquado, em forma de campânula de flor e estrutura em cobre, é uma aposta segura.