Quartos de rapariga – fotos, inspiração e design

  1. Quarto da Maria: Quartos de rapariga  por This Little Room
  2. Quarto de criança: Quartos de rapariga  por LAVRADIO DESIGN
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Um quarto de sonho!: Quartos de rapariga  por Casactiva Interiores
    Ad
  5. QUARTO  MENINA DE T3 EM MATOSINHOS: Quartos de rapariga  por TGV Interiores
    Ad
  6. Quarto de criança - meninas: Quartos de rapariga  por LAVRADIO DESIGN
    Ad
  7. AP 1217: Quartos de rapariga  por moffitdesign
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Quarto as Gémeas: Quartos de rapariga  por  Rita Salgueiro - Full Ideas
    Ad
  10. Quarto de Criança: Quartos de rapariga  por Empolgant Idea
  11. QUARTO: Quartos de rapariga  por HUGO MONTE | ARQUITECTO
  12. Zona de estudo...: Quartos de rapariga  por Casactiva Interiores
    Ad
  13. quarto menina: Quartos de rapariga  por ANA LEITE - INTERIOR DESIGN STUDIO
  14. Apartamento T2 Odivelas: Quartos de rapariga  por EU LISBOA
  15. The Perfect Kingdom: Quartos de rapariga  por RG Home Stylist
  16. Quarto Pequeno: Quartos de rapariga  por Studio Casa Azul
  17. Quarto Pequeno: Quartos de rapariga  por Studio Casa Azul
  18. Quarto Pequeno: Quartos de rapariga  por Studio Casa Azul
  19. Quarto Pequeno: Quartos de rapariga  por Studio Casa Azul
  20. QUARTO MENINA DE T3 EM MATOSINHOS: Quartos de rapariga  por TGV Interiores
    Ad
  21. Quarto da Maria: Quartos de rapariga  por This Little Room
  22. Quarto da Maria: Quartos de rapariga  por This Little Room
  23. Quarto da Sara: Quartos de rapariga  por Tó Liss
  24. Quarto  de menina: Quartos de rapariga  por STOOL INTERIORS
    Ad
  25. Quarto de menina: Quartos de rapariga  por STOOL INTERIORS
    Ad
  26. Quarto de menina: Quartos de rapariga  por STOOL INTERIORS
    Ad
  27. Quarto de Menina: Quartos de rapariga  por STOOL INTERIORS
    Ad
  28. Projecto de Decoração Quarto "Triangles": Quartos de rapariga  por Andreia Louraço - Designer de Interiores (Contacto: atelier.andreialouraco@gmail.com)
  29. Quarto de Criança: Quartos de rapariga  por Empolgant Idea
  30. RUSTICASA | Casa unifamiliar | Paços de Ferreira: Quartos de rapariga  por Rusticasa
  31. Quarto do Henrique e da Sara: Quartos de rapariga  por Rita Glória interior design
  32. Quarto do Henrique e da Sara: Quartos de rapariga  por Rita Glória interior design
  33. quarto menina: Quartos de rapariga  por ANA LEITE - INTERIOR DESIGN STUDIO

Como posso desenhar um quarto de rapariga? 

O quarto de uma rapariga pode ser como ela quiser! Não tem de ser cor-de-rosa, nem ter princesas, não precisa de ter unicórnios nem arco-íris. Um quarto de rapariga pode ter facilmente dragões e dinossauros, ou piratas, ou bolas de futebol, ou animais e exploradores. E isto é igualmente válido ao contrário, ou seja não há mal nenhum se um rapaz quiser ter príncipes e princesas no quarto!

Claro que a temática “princesas” está muito mais presente no universo feminino infantil, assim como o cor de rosa, mas até as princesas da Disney têm vindo a tornar-se mais fortes e independentes, basta olhar para a Mulan, a Mérida, a Elsa de Frozen ou até a Princesa Sofia… Não deixam de ser femininas, mas são confiantes e decididas.

Isto tudo apenas para dizer que o conceito estereotipado de um quarto de rapariga, delicado e em tons de cor-de-rosa, pode ser o sonho da sua pequena “princesa”, ou não! E se não for, o melhor é dar-lhe ouvidos, pois uma menina independente e com opiniões bem vincadas não vai ficar feliz se não tiver uma palavra a dizer sobre a decoração do seu quarto! 

Quando são bebés a decoração do seu quarto é totalmente pensada por nós, e para algumas crianças isso continua durante muito tempo. Mas para outras a infância tem um gosto muito próprio que deve ser respeitado, sempre que possível.

Então a sua princesa quer um quarto de princesa? Vamos em frente! Não quer? Siga por outra via! Explore bem as nossas ideias para ver mais opções e se inspirar.

Ideias para quartos de raparigas em espaços pequenos? 

Se o espaço é pouco o melhor é sempre simplificar, mesmo que a sua pequena coquete sonhe em grande. Aposte nas paredes para dar um toque personalizado à decoração e em um mobiliário básico para não sobrecarregar o espaço. Neste campo, os móveis multifuncionais podem fazer maravilhas, agregando funções e poupando espaço. Mas certifique-se que os seus móveis multifuncionais são feitos à medida por profissionais especializados: só assim irá conseguir um ajuste perfeito à área disponível, a personalização total ao estilo da sua criança e até uma agradável surpresa no orçamento, pois estes móveis podem a médio prazo sair mais baratos do que móveis produzidos em massa e suas necessárias adaptações. 

Não se esqueça da importância da escolha das cores certas! Opte por cores suaves, com grande predominância de branco e detalhes na cor de eleição, seja rosa, lavanda, verde água ou azul pastel. 

A adição de espelhos funciona em quase todos os ambientes quando toca a torná-los mais amplos e luminosos, mas num quarto de rapariga, sobretudo se for vaidosa como é normal, um espelho é uma aposta mais do que ganha!

Ideias e esquemas de cores 

A escolha do esquema cromático é fundamental! Estamos a falar de crianças, seres sensíveis, cujo cérebro em formação está particularmente exposto a estímulos sensoriais. 

Mais do que a simples questão de gosto, a escolha das cores para um quarto de rapariga deve também contribuir para apaziguar e acalmar, e, paradoxalmente também alegrar e estimular quando necessário. 

Então que cores escolher? Pode optar pelo clássico feminino: – o cor-de-rosa. Esta é uma cor repetida à exaustão por pequenas princesas por esse mundo fora, mas longe de ser uma cor castradora, a aplicação do cor-de-rosa deve ser encarada como uma mera possibilidade, pois há uma imensidão de tons dentro desta cor que pode ser explorada, escolhida e aplicada individualmente ou combinando tonalidades entre si. Uma ideia fantástica para a utilização do cor-de-rosa é fazer uma parede com riscas verticais que variem em tons de rosa, desde o rosa claro, até quase ao rosa-choque. Poderá também pintar uma parede de cor-de-rosa deixando as restantes brancas, ou, porque não, criar secções de bolinhas em vários tons de cor-de-rosa? São sugestões simples que vão dinamizar o eterno rosa! 

No entanto o mundo do feminino não se limita a esta cor… O amarelo, desmaiado, ou em apontamentos vibrantes, também pode ser uma cor alegre e muito feminina, para uma alternativa cromática menos convencional. O coral é uma escolha arrojada e intensa, mas feminina, que pode agradar a uma princesa de personalidade forte, mas para um quarto o melhor será apostar nesta cor em detalhes e acessórios, ou em pequenas porções… Evite por exemplo uma cama ou uma parede de cor de coral pois ficará demasiado agressivo. 

Outro esquema cromático muito utilizado, neste caso também em quartos para rapazes, é a utilização de tons neutros, em bege, castanho, verde seco ou cor de laranja escuro, combinados com branco. Esta paleta de cores é muito relaxante e suave, mas ao mesmo tempo alegre o suficiente para o quarto não ficar desinteressante. Mobiliário bege, combinado com uma porção de parede verde seco e cor de laranja fica muito bem, por exemplo. 

E não se esqueça de que a cor não precisa de ser única, ou plana. Pode optar por decorar com padrões e combinações das várias cores… Borboletas, bolinhas, corações, flores, coroas de princesa, na parede ou como acessórios decorativos, de madeira, de peluche, autocolantes ou de feltro, são clássicos dos quartos de menina que nunca passarão de moda. 

Concluindo, um quarto de rapariga pode ter qualquer cor, mas a escolha de uma cor pastel suave irá garantir suavidade feminina e um visual delicado e relaxante.

Mobiliário para um quarto de rapariga 

Mobiliário bonito e de qualidade é fundamental em qualquer quarto de criança, pois os miúdos são intensos e dados a estragar, mas se a sua pequena mulherzinha for muito feminina e dada a detalhes femininos e delicados a escolha do mobiliário, é ainda mais importante, pois implica o espaço de arrumação de que ela vai precisar para os seus inúmeros acessórios. 

Na hora de comprar não pode esquecer-se de incluir no esquema do quarto, para além da inevitável cama, um armário e uma cómoda. Se o espaço for suficiente pense numa área de brincadeira, com uma mesinha, duas cadeiras, uma estante e/ou caixas para os brinquedos. Se o espaço for pouco pode incluir a arrumação dos brinquedos no móvel da roupa, mas não se esqueça de a identificar corretamente com os motivos de eleição para o ambiente (por exemplo etiquetas com borboletas ou corações). 

Deixe sempre algum espaço de brincadeira, pois é fundamental ao crescimento. Pode ser um mero tapete confortável e colorido junto à arrumação dos brinquedos. 

Quando escolher a cama também irá deparar-se com várias opções, cada uma com vantagens e desvantagens: 

- as camas de criança são bonitas, seguras (normalmente têm grades) e personalizáveis. Existem imensos modelos no mercado para cumprir com todos os critérios na decoração que escolheu, mas em breve a menina cresce e a cama tem de ser substituída; 

- as chamadas camas de solteiro são uma boa opção pois vão durar mais tempo e acompanhar o crescimento, mas são mais sérias e “crescidas”, com menos hipóteses de costumizar; 

- e também escolher camas temáticas, como carruagens de princesas, casas de bonecas, castelos, etc., mas embora possa mandar fazê-las à sua vontade (ou da pequena) estes móveis podem acabar por cansar ou durar mesmo poucos anos, quando o crescimento lhe mudar os gostos.

Ideias de decoração para quartos de raparigas

Já falámos sobre algumas, mas vamos detalhar um pouco mais. 

Uma decoração infalível, sobretudo para raparigas a partir dos três anos, é utilizar as suas personagens favoritas de filmes e séries de animação. Pode utilizar autocolantes, móbiles, posters ou peças em barro. Normalmente há uma grande variedade de merchandising destas personagens no mercado, mas pode optar por projetos “faça você mesmo” e criar bonecas, figuras em feltro, grinaldas ou bandeirolas para decorar o quarto da sua filha.

E o melhor desta ideia é poder envolvê-la no projeto sendo divertido e totalmente personalizado. 

Se está a tentar ao máximo afastar-se do mundo consumista que as personagens representam pode optar por escolher uma cor de base, com uma “personagem” amorosa, e desenvolver a decoração do quarto a partir dessa base. Ou jogar com os clássicos e criar um “quarto de princesa”, apostando em tons rosa-bebé combinado com branco e acrescentando pormenores “reais” como um dossel na cama, coroas na parede, ou uma coroa à cabeceira da cama. 

Coelhinhos, pandas, ou qualquer outro animal da preferência da sua menina também poder ser o motivo basilar de toda a decoração. Ou riscas, ou corações, ou nuvens, estrelas, ou… Qualquer outro motivo que agrade tanto à criança como à família!