Quartos de criança – fotos, inspiração e design

  1. Quarto da Maria: Quartos de rapariga  por This Little Room
  2. Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Casa da Rita e do Pedro: Quartos de criança escandinavos por Homestories
    Ad
  5. QUARTO DE MENINA - VILA UTOPIA: Quartos de criança mediterrânicos por maria inês home style
  6. The Happy room: Quartos de rapaz  por RG Home Stylist
  7. Quarto de criança: Quartos de rapariga  por LAVRADIO DESIGN
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Quarto de Bebé: Quartos de criança modernos por In&Out
  10. QUARTO MENINO DE T3 EM MATOSINHOS: Quartos de rapaz  por TGV Interiores
    Ad
  11. Quarto de Criança: Quartos de rapaz  por YS PROJECT DESIGN
    Ad
  12. Quartos de criança Zalf: Quartos de rapaz  por MyStudiohome
    Ad
  13. Quarto Bebé: Quartos de criança modernos por Traço Magenta - Design de Interiores
    Ad
  14. Querido Mudei a Casa – Ep 2615: Quartos de rapaz  por Santiago | Interior Design Studio
  15. O quarto da Ana e da Margarida: Quartos de criança escandinavos por Homestories
    Ad
  16. The Happy room: Quartos de criança escandinavos por RG Home Stylist
  17. Um quarto de sonho!: Quartos de rapariga  por Casactiva Interiores
    Ad
  18. Quarto as Gémeas: Quartos de criança modernos por  Rita Salgueiro - Full Ideas
    Ad
  19. Boavista | 2016: Quartos de criança modernos por Susana Camelo
  20. Boho: Quartos de criança escandinavos por Ana Rocha
  21. Projeto Ametista: Quartos de criança modernos por Magnific Home Lda
    Ad
  22. QUARTO  MENINA DE T3 EM MATOSINHOS: Quartos de rapariga  por TGV Interiores
    Ad
  23. SOUTHERN COMFORT: Quartos de criança rústicos por SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS
  24. Projeto Margarida Dias: Quartos de criança escandinavos por FlyBaby
  25. Simulação tridimensional - projecto quarto de bebé: Berçários  por The Spacealist - Arquitectura e Interiores
    Ad
  26. Quarto de criança - meninas: Quartos de rapariga  por LAVRADIO DESIGN
    Ad
  27. Apartamento Ikea: Quartos de criança minimalistas por José Tiago Rosa
  28. Quarto de Bebé: Berçários  por Catarina Batista Studio
  29. Quarto de Bebé: Berçários  por Catarina Batista Studio
  30. BOY NURSERY: Berçários  por Catarina Batista Studio
  31. Atmosfera de geometrias: Quartos de criança modernos por Spacemakers
  32. Apartamento Ikea: Quartos de criança minimalistas por José Tiago Rosa
  33. AP 1217: Quartos de rapariga  por moffitdesign

Como deve ser um quarto de criança perfeito?

Cada um tem uma ideia diferente de como deve ser o quarto de criança perfeito. Além das características espaciais, devem ser sempre consideradas as preferências pessoais da criança na hora de o decorar, afinal, é o local da casa onde elas passam mais tempo. As crianças sentem-se especialmente à vontade e satisfeitas, quando o seu quarto é acolhedor e reflecte a sua personalidade. Mas é claro, que deve deixar voar a sua imaginação ao decorar um quarto de criança. Não esqueça que deve reunir certos aspectos funcionais além do lado estético. Iremos assim revelar algumas dicas para decorar o quarto de criança combinando todos os aspectos e fazendo as escolhas mais acertadas. Para descobrir quais os elementos que devem ser tidos em conta na perspectiva de transformar o quarto de criança no local de sonho preferido dos seus filhos.

Ideias e inspiração para quartos de criança

Colorido, acolhedor e simples: no nosso espaço Quartos de crianças existem inúmeras ideias e inspirações para decorar quartos para crianças, para todos os gostos. A partir do momento em que observa um quarto de criança que aprecia, com um único clique, pode adicionar a foto ao seu livro de ideias. Os livros de ideias, são um repositório de inspiração. A qualquer momento pode adicionar ou excluir fotos e alterar manualmente a sua ordem. Adicionalmente, os campos de texto que estão predefinidos nos livros de ideias permitem incluir comentários pessoais aos seus projectos favoritos. Os livros de ideias já criados são gravados automaticamente no seu perfil – assim estarão sempre disponíveis as suas ideias sobre quartos de crianças.

Como posso decorar um quarto de criança?

À medida que as crianças crescem, também as necessidades das mesmas vão evoluindo, por isso, é necessário distinguir quando se trata de um quarto para um bebé, uma criança ou um adolescente. É verdade que a criatividade ao decorar quartos de crianças é fundamental, mas a decoração do quarto deve ser bastante flexível. Uma dica para a inspiração em quartos infantis: as melhores ideias são sugeridas pelas próprias crianças, porque quando elas têm a oportunidade de participar na concepção do seu quarto, há uma maior empatia com ele – a não ser que esteja a escolher um berço para um bebé. Por exemplo,pode imprimir em cortinas ou almofadas, desenhos feitos por elas de modo a que possam admirar as suas pequenas obras de arte e apreciar mais a decoração do seu espaço.

A ordem no quarto da criança

O espaço de arrumação é um aspecto importante, de modo a poder garantir permanentemente a ordem. Antes de realizar o planeamento, deve ser considerado cuidadosamente o local dos brinquedos, das bonecas ou o material escolar para que ocupem menos espaço e ao mesmo tempo estejam ao alcance das crianças. Em quartos para adolescentes, embora não tenhamos esse problema, o espaço de arrumação ainda é muito importante. Acima de tudo, é essencial que o quarto da criança seja suficientemente flexível para que possa passar de uma sala de jogos, para um espaço de reunião para jovens, sem muito esforço. Com caixas e gavetas sobrepostas, pode criar rapidamente um espaço de arrumação, porque estas podem ser colocadas tanto dentro de armários ou simplesmente pousadas sob prateleiras, ficando bem ao alcance das crianças. Em quartos de crianças pequenas, recomenda-se essencialmente o uso de gavetas, porque, apesar da sua grande capacidade de arrumação, podem ser colocadas por baixo da cama, ocupando pouco espaço.

Como deve ser um quarto de bebé?

O primeiro quarto de um bebé será sempre mais especial para a mãe e pai do que propriamente para o recém nascido. Ainda que nos primeiros tempos o seu bebé durma no seu quarto, convém num futuro próximo o mesmo começar a dormir sestas no quarto dele e o qual será o seu ninho de conforto nos anos seguintes. É natural que as cores mais adoptadas sejam sempre o rosinha ou o azul claro, mas outras cores uni-sexo estão super na moda e podem também elas criar ambiente totalmente queridos e especiais. O amarelo e o cinzento de tons claros são óptimas opções.

Qual o projecto de quarto mais adequado para o meu filho?

Rosa ou azul celeste? O projecto de decoração para quartos de criança não deve ser limitado a estas duas cores! Há um elevado número de ideias para quartos de criança que entusiasmam tanto meninos como meninas. Poderá inspirar-se nas preferências da criança, como o seu jogo preferido, desenho animado, ballet ou futebol, mas a decoração deve ser sempre coerente e nada exagerada. Gostam de brincar aos cavaleiros, aos piratas ou às princesas? As possibilidades de decoração são infinitas. 

Como posso decorar o quarto de uma criança?

Dificilmente se pode evidenciar mais um quarto de crianças do que com a colocação de acessórios. Não só dão o toque final, como podem também alterar a visão geral do quarto – e apenas com um pouco de esforço. De uma forma geral os elementos decorativos são mais facilmente substituíveis do que os móveis, pois podem ser mudados de acordo com as preferências do momento das crianças. Se não estamos seguros de que os nossos filhos vão manter o interesse durante muito tempo, podemos optar por móveis básicos e decorar com acessórios que podem ser substituídos sem muitas dificuldades, tais como brinquedos, almofadas ou cortinas com padrões que estão relacionados com as suas actividades favoritas. 

Como decorar o quarto do meu filho adolescente?

A adolescência é sempre uma fase menos boa. Sejam eles rapazes ou raparigas passam sempre por uma fase menos positiva. Ficam mais parvinhos e consideram-se senhores do seu nariz mal atingem a adolescência. Ainda assim, não o são, caminham para lá, mas até terem cabeça e serem completamente responsáveis ainda demora um bom bocado. Claro que esta fase a que nos referimos não toca todas as crianças da mesma maneira, ainda assim dizemos-lhe como deverá ser o quarto de adolescente perfeito. Deixe-os escolher o tema principal mas tudo o resto terá de ser pensado e planeado a dois – você e ele. Explique-lhe que arrumar e ter as coisas sempre no sitio correcto a deixará contente como mãe e a ele será mais fácil de encontrar sempre o que procura com muito mais facilidade.

Que móveis devo escolher para o quarto das crianças?

Há móveis que podem ter uma grande importância para um quarto de bebé, mas deixam de ter utilidade no quarto de uma criança mais velha. Há que pensar duas vezes sobre quanto pode investir. Felizmente, também existem móveis que crescem com as crianças. Se por exemplo, comprar uma secretária ajustável em altura, esta também poderá ser utilizada quando a criança se tornar adolescente. Além de uma pista de automóveis Scalextric ou a casa da Barbie, a maioria das crianças também quer uma cama especial. Da cama alta equipada como parque infantil, passando por uma cama de dossel ou até mesmo uma cama em forma de carro de corrida: a imaginação não tem limites. 

Conforto no quarto das crianças

Cores pastel, tecidos com texturas e padrões de cores alegres – fazem do espaço um lugar confortável e íntimo, que será sempre em última análise, uma questão de gosto pessoal. Enquanto as almofadas de peluche podem ser desprezáveis durante a adolescência, são mais apreciadas entre os mais pequenos. Especialmente quando começam a gatinhar, os tecidos fofinhos e macios são bem-vindos em objectos decorativos. As ideias sugestivas da nossa página, demonstram como transformar um quarto de criança, num canto aconchegante para os nossos filhos. Não restam dúvidas que um espaço onde se pode ler livros ilustrados, jogar jogos de tabuleiro ou sonhar aventuras com os amigos é sempre bem-vindo em qualquer idade. Por exemplo, com paletes e colchões pode ser criado sem muito esforço – seguindo a tendência DIY ( Do It Yourself – Faça Você Mesmo) – agora tão popular, um canto acolhedor para as crianças.

Como decorar as paredes de um quarto de criança?

Em nenhuma outra divisão da casa, a cor do papel de parede, tem um papel tão importante como nos quartos dos jovens/crianças. Enquanto na sala nos é permitido sermos mais conservadores, as crianças devem estar no seu pequeno império rodeados de uma atmosfera agradável. Para os bebés recomendamos a utilização de papel de parede pintado com heróis de banda desenhada ou motivos de contos de fadas; para os rapazes, as formas geométricas ou riscas multicoloridas e para os adolescentes, um mural de fotos da sua cidade de sonho, do seu estádio de futebol favorito ou de um concerto da sua banda favorita. 

Como se pode influenciar a personalidade da criança?

Uma boa maneira de alcançar esse objectivo é dar mais liberdade às crianças mais velhas e deixá- las escolher a cor da parede, o tapete e alguns móveis. Embora a distribuição espacial do quarto das crianças dependa essencialmente de nós quando eles são mais pequenos, também podem decidir sobre este aspecto. Mesmo que as suas ideias nem sempre sejam aprovadas, devemos tê-las em conta, para que possamos ajudar a desenvolver o seu carácter e personalidade individual.

Dicas sobre como decorar o quarto de uma criança

Decorar facilmente: antes de começar a encomendar mobiliário infantil, trocar o papel de parede ou colocar um novo revestimento no chão, tem que estar bem ciente de como pretende fazer a distribuição do espaço. Que zona deve irradiar conforto, qual o melhor espaço para brincar e qual o mais adequado para fazer os trabalhos de casa? Uma criança não só precisa de conhecer bem os limites na educação, mas também no seu quarto. Se desde o início as zonas estão separadas umas das outras, as funções desempenham-se naturalmente, especialmente quando as crianças, com os brinquedos à vista, têm sempre a recompensa para o trabalho em mente.

Quartos infantis para meninos

Os meninos gostam das aventuras de piratas e cavaleiros, dos seus atletas favoritos: todos os ídolos de infância têm a ver com o movimento e a força que transmitem. Portanto, há muitas maneiras de decorar correctamente o quarto de uma criança. Em qualquer caso, devem dominar as suas cores favoritas – principalmente azuis ou verdes. Ao colocar na parede a bandeira do seu clube favorito de futebol  ou um cesto de basquetebol por cima da porta, estaremos apoiando os interesses da criança e asseguramos que se sinta permanentemente confortável no seu pequeno reino. Se os seus interesses mudam ao longo dos anos, devemos estar preparados para solicitações mais ambiciosas e começar a pensar onde colocar a bateria de música.

Quartos infantis para meninas

Para as meninas, a tendência é para cores mais claras. Nem sempre tem de ser um quarto de princesa cor-de-rosa, porque também há muitas meninas que gostam da cor vermelha, especialmente numa idade jovem. Um céu sobre a cama ou almofadas em forma de nuvem apoiam essa imagem de sonho que desejam. Mais tarde, quando as bonecas são substituídas por cartazes da sua banda preferida, é altura de efectuar mais uma renovação. Enquanto os brinquedos são os protagonistas durante os primeiros anos, na adolescência deve haver espaço suficiente para as roupas. Ao alterar as prioridades, permanece a opção assumida no início, de utilizar preferencialmente prateleiras e armários. Quais são os estilos mais populares para os quartos de crianças? 

Quartos de crianças em estilo campestre

Almofadas de xadrez, cores creme na parede e móveis de palhinha ou vime – o estilo campestre transmite, acima de tudo, conforto. O elemento mais importante deste estilo clássico é a madeira, sem dúvida. Da cama ao roupeiro – a madeira não pode faltar num quarto de criança de estilo campestre. Em termos de decoração, os pequenos detalhes desempenham um papel importante: colocar laços em almofadas ou sanefas em cortinas, são apenas alguns exemplos.

Quartos de criança de estilo minimalista

Linhas direitas e cores simples. Em quartos de criança de estilo minimalista os móveis devem ser reduzidos ao essencial. Fiel ao lema ’menos é mais, é aconselhável separar os brinquedos velhos e estragados do resto e mantê-los arrumados e guardados em caixas. O espaço de arrumação é importantíssimo nos quartos de estilo minimalista de crianças – quanto mais integrado e funcional for, mais fácil será manter a ordem durante mais tempo.

Quartos infantis de estilo ecléctico 

Se queremos satisfazer os desejos de nossos filhos, um quarto de criança em estilo ecléctico é a solução perfeita. Quanto a cores, formas e padrões, a imaginação não tem limites. Em vez de uma cama regular, pode fazer uma cama em forma de barco ou de carro de corridas e equipá-la com uma rampa ou cobertura para torná-la uma caverna de ladrões. Para decorar quartos infantis devemos ser muito criativos! Só é permitido o que nos agrada – quanto mais colorido e extravagante, melhor! 

Quartos de crianças de estilo escandinavo

Os quartos de criança de estilo escandinavo são marcados principalmente por tons brancos e cinzentos, assim como por formas geométricas e o recurso à madeira. Embora os padrões delicados e cores suaves em tecidos e elementos decorativos possam actuar como elementos expressivos, nunca devem ser combinados vários padrões ou cores entre si. Para preservar a simplicidade e ainda destacar alguns pontos do quarto, podem ser colocados candeeiros de luz confortável, mas mais branca.