Quartos de adolescente – fotos, inspiração e design

  1. Rua da Junqueira - Lisbon: Quartos de adolescente  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  2. Quarto : Quartos de adolescente  por Alma Braguesa Furniture
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Espaço para menina sonhar: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  5. Rua da Junqueira - Lisbon: Quartos de adolescente  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  6. : Quartos de adolescente  por Design Studio Yuriy Zimenko
  7. Quarto adolescente : Quartos de adolescente  por Alma Braguesa Furniture
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Inspirações: Quartos de adolescente  por Atelier3
  10. Quarto II: Quartos de adolescente  por IAM Interiores
    Ad
  11. Rua da Junqueira - Lisbon: Quartos de adolescente  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  12. Rua da Junqueira - Lisbon: Quartos de adolescente  por DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores
  13. Quarto da Rita: Quartos de adolescente  por Tó Liss
  14. Quarto da Rita: Quartos de adolescente  por Tó Liss
  15. Quarto da Rita: Quartos de adolescente  por Tó Liss
  16. Quarto da Rita: Quartos de adolescente  por Tó Liss
  17. Quarto Zalf: Quartos de adolescente  por MyStudiohome
    Ad
  18. Projecto de Decoração Quarto "Triangles": Quartos de adolescente  por Andreia Louraço - Designer de Interiores (Contacto: atelier.andreialouraco@gmail.com)
  19. Projecto de Decoração Quarto "Triangles": Quartos de adolescente  por Andreia Louraço - Designer de Interiores (Contacto: atelier.andreialouraco@gmail.com)
  20. Projecto de Decoração Quarto "Triangles": Quartos de adolescente  por Andreia Louraço - Designer de Interiores (Contacto: atelier.andreialouraco@gmail.com)
  21. Quarto para duas meninas: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  22. Diversão e arte: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  23. Dois quartos em um só: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  24. Camarim para princesas: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  25. Cada espaço é importante: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  26. Para estudar e se divertir: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  27. Organizado e delicado: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  28. Espaço para menina sonhar e criar: Quartos de adolescente  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  29. Quartos de adolescente  por Kata Design
  30. Quartos de adolescente  por Дизайн студия 'Дизайнер интерьера № 1'
  31. Quartos de adolescente  por Living Fertighaus GmbH
  32. Quartos de adolescente  por DECOR DREAMS
    Ad
  33. Quartos de adolescente  por IL design

Quais são os melhores designs para quartos de adolescentes? 

Se está neste momento à procura de ideias para criar um quarto de adolescente é porque provavelmente tem um em casa, e por isso é inútil falar-lhe da irreverência, das tentativas de autonomização e dos humores instáveis. A “primavera da vida” é realmente uma idade complicada, e um dos desafios que os pais de adolescentes enfrentam é proporcionar aos seus filhos um quarto que seja simultaneamente funcional (cumprindo com as necessidade de pais e filhos) e ao mesmo tempo “cool” (cumprindo com os critérios dos filhos).  

Neste campo é essencial dar ouvidos ao utilizador do espaço, até mais do que às suas próprias ideias. Afinal estamos perante um adulto em potencial que quer ter uma palavra a dizer sobre o ambiente que o rodeia!  

É importante adotar um tom moderno, que reflita os gostos e as experiências do adolescente. A sua filha é adepta de futebol? Inclua essa temática no quarto dela! O seu filho não passa sem as suas pautas e sem o seu instrumento musical? Esse é um excelente ponto de partida para decorar o seu quarto. Lembre-se: - a sua criança está a crescer, e os seus gostos estão a mudar, e o seu quarto deve evoluir com ela. Por isso esqueça as bonecas e os carrinhos. Dê ouvidos à mudança!  

Mas, para além de refletir o interesse do adolescente, um quarto adolescente também deve ser funcional para facilitar os estudos, para fazer os trabalhos de casa, para socializar com amigos (fundamental) e para descansar, por isso o planeamento do quarto deve incluir também estes aspetos.

Decoração moderna para as paredes 

Num quarto de adolescentes os posters são um clássico que nunca passa de moda! Seja da sua banda favorita, do clube do seu coração ou até do seu mais recente ídolo, um ou mais posters serão sucesso garantido. Certifique-se apenas que a escolha é o adolescente!  

Um quadro magnético ou de cortiça, que permita pregar notas, recados ou recordações também é uma ideia que funciona sempre. Quem não teve o seu santuário de recordações, bilhetinhos de amigos ou namorados, bilhetes de concertos, autógrafos e outras “bugigangas” tão caras ao coração de um “teenager”?  

Os autocolantes de paredes também são uma opção muito prática nestas ocasiões: – os motivos disponíveis no mercado são imensos, têm um preço relativamente baixo e são fáceis de remover quando o foco deixar de ser um ídolo para passar a ser outro.  

Decorar com vários espelhos pode ser uma opção controversa, mas pode funcionar com alguns adolescentes. Se o jovem adulto estiver a passar por uma dessas fases de auto-aversão, tão comuns nesta idade, um espelho será mais do que suficiente, mas se for vaidoso, como tantos, vai gostar do brilho e da luz que os espelhos dão ao quarto.  

Enfim, quando toca a decorar as paredes de um quarto de adolescente vale tudo, desde fotos, até instrumentos musicais, velas, ou trabalhos que ele mesmo fez. Só tem de se certificar de que os vários elementos não entram em flagrante conflito visual e de que o espaço não está demasiado sobrecarregado.

Os imprescindíveis: mobília para um quarto de adolescente 

Já acima falámos da parte mais prática do quarto e da necessidade de funcionalidade, por isso qualquer quarto de adolescente tem mesmo de incluir estes itens:  

-Uma cama moderna e elegante, ao estilo do seu utilizador (esqueça as camas temáticas do quarto de criança);  

- Uma secretária ou escrivaninha com uma forma e um tamanho adequados;  

- Cadeiras confortáveis, em especial a cadeira de trabalho, onde o adolescente vai passar algumas horas e que deve ser o mais ergonómica possível, dentro de um estilo que agrade;  

- Espaço de armazenamento, para cadernos, papéis, clipes, tubos de cola extra, etc. (pode ser incluída no módulo da secretária ou não);  

-Roupeiros mais ou menos amplos em função das necessidades, de preferência que possa ser acrescentado ao longo do tempo (há adolescentes que têm dezenas de peças de roupa e outros para quem uma camisola e uns calções são uniforme essencial para o ano quase inteiro, e isso tende a mudar com o crescimento pessoal);  

-Prateleiras para guardar livros, (escolares ou não), mas também para organizar e expor outros itens de acordo com os gostos.

Estilos de iluminação para um quarto de adolescente 

A luz é fundamental em qualquer quarto, e um quarto de adolescente não é exceção. A iluminação deve ser planeada de modo a estar onde é necessário e em quantidade suficiente para a tarefa aí desempenhada.  Deve haver uma iluminação geral, no teto, e depois acrescentar focos luminosos específicos, sobretudo na secretária de estudo, onde um bom fluxo luminoso é fundamental, e junto à cama, na mesa-de-cabeceira ou posicionados por trás, na cabeceira, para permitir umas boas leituras na cama. Quanto ao estilo, tem uma infinidade de opções, mas que se resumem a dois caminhos: ou simplifica, dando destaque aos restantes elementos da decoração escolhida pelo adolescente, ou torna a iluminação uma parte dessa mesma decoração. E é nesta segunda opção que as escolhas se diversificam e em que pode dar à sua imaginação e à do seu jovem… Escolha candeeiros e luminárias modernos, alusivos à temática do próprio quarto, ou mais inovadores e tecnológicos, mas tente não exagerar. A chave é moderação e coordenação com os restantes elementos para um equilíbrio perfeito.

Ideias para um quarto de adolescente pequeno

Quando o espaço é pouco a criatividade e a adaptação são fundamentais pois há que cumprir com ideias muito “teimosas” numa área pouco generosa. Mas não deixe de decorar o quarto do seu adolescente ao gosto do próprio. Só tem de mudar a disposição e os elementos do próprio quarto sem mudar o estilo!  

Pode optar por um sofá cama, e assim garante uma área social e uma área para dormir sem comprometer o estilo ou o sono. Pode escolher uma cama com espaço de armazenagem, e dispensar outro tipo de armários, ou mesmo usar o espaço sob a cama de forma criativa. Pode optar por mobília multifuncional, feita à medida por profissionais competentes, como uma cama com secretária, ou uma secretária com sofá, por exemplo. Ou pode ir mais longe e criar soluções extraordinárias como pendurar prateleiras em cordas do teto” O teto é mesmo o limite físico, mas a sua imaginação não tem limites!