Quartos - inspiração e design | homify

Quartos – fotos, inspiração e design

  1. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?

O quarto – um espaço de paz

Todos desejamos a mesma coisa para os nossos quartos – um santuário onde possamos recuperar a energia despendida na rotina diária, um lugar acolhedor e refrescante onde conseguimos recarregar as baterias. Sendo uma das zonas mais privadas da casa, o quarto também é um lugar onde podemos satisfazer os gostos individuais, a fim de criar o cenário perfeito para todas aquelas noites de sono tranquilo e sonhos felizes.

Onde posso encontrar ideias e inspiração para o quarto?

Se quiser explorar uma série de ideias impressionantes sobre como decorar quartos, do elegante e moderno ao chique, não precisa de ir mais além do que à página da homify, espaço “quartos”. A partir do momento em que se inscreve – de forma gratuita – pode navegar através da nossa extensa galeria de ideias de design de quartos – basta clicar no botão “guardar” para registar e coleccionar uma série de opções sobre ideias para o quarto, seja apenas para uma simples alteração de decoração ou uma grande remodelação.

Como posso planear o quarto ideal para mim?

Claro que não há uma resposta definitiva, mas como certamente estará a ponderar várias ideias de decoração para o quarto, irá provavelmente querer ter em consideração uma série de questões. Para começar, há as características da propriedade, a dimensão, forma do espaço e o estilo – por exemplo, é improvável que um estilo de casa de campo, se enquadre bem num pequeno apartamento moderno. Depois, há a questão das preferências pessoais de cada um. Tem um sono leve que requer um ambiente muito relaxante ou é uma pessoa que tem dificuldade em acordar de manhã e, portanto, precisa de um quarto muito iluminado e alegre? Estas são algumas questões susceptíveis de influenciar a escolha de decisão quando se planeia a remodelação de um quarto. Dicas para decorar o quarto:

É sempre bom planear com antecedência, em vez de decidir precipitadamente. Se tem problemas em visualizar a sua nova decoração, por que não planear primeiro as suas ideias em papel? Desenhar a planta do espaço, por exemplo, irá ajudá-lo a descobrir onde colocar todos os elementos e optimizar o fluxo da divisão. Poderá dar ainda um passo em frente, através da elaboração de uma capa de amostras, de recortes de revistas e impressões do seu mobiliário e acessórios favoritos, e em seguida, colocar sobre uma superfície plana para verificar se eles se complementam e se as combinações são na realidade o que idealizou. Antes de começar a decorar, deve testar as cores seleccionadas, e pintar primeiramente pequenas amostras na parede do quarto e deixar secar, para que possa ver exactamente como vão resultar após aplicação total no local.

Quais as cores de quarto certas para mim?

Ao decidir sobre a paleta de cores que deseja usar para o quarto, deve lembrar-se de considerar não apenas as paredes e chão, mas também o mobiliário e as roupas de cama. Paredes de tom bege ou pérola, por exemplo, podem ser compensadas com outros tons mais escuros, conseguindo um estilo elegante ou mais arrojado, ou  ainda optar por tecidos de cores vibrantes para criar uma atmosfera mais jovem e divertida. Seja qual for a cor escolhida, é importante lembrar que tem que dormir no seu quarto, por isso certifique-se qual o efeito que cada cor tem sobre si e qual é favorável à tranquilidade e ao relaxamento.

Que tipo de chão devo colocar no meu quarto?

Chão de madeira pode dar a sensação de um quarto confortável e espaçoso, mas se não tiver aquecimento radiante, um piso com alcatifa poderá ser a opção mais aconchegante, tendo em consideração que assim poderá andar descalço quando lhe apetecer. Em relação ao ruído que pode existir no seu quarto, caso viva numa zona barulhenta, especialmente à noite, colocar carpetes ou cortinas, irá ajudar a abafar os som. Posto isto, poderá positivamente optar por uma combinação de madeira com alguns tapetes.

Que tipo de acessórios de quarto são ideais para mim?

Quando nos questionamos sobre o tipo de mobiliário para o quarto, existe apenas um caminho por onde devemos começar: pensar no tipo de cama! Pois o mobiliário principal de qualquer quarto é, lá está, a própria cama. Se tem a clara noção de que tipo de cama pretende, seja de estilo escandinavo ou algo mais tradicional, ela constituirá certamente o caminho da decoração total. É também essencial encontrar uma solução funcional e versátil para a arrumação de roupas, calçado e acessórios. Poderá decidir entre roupeiros embutidos ou comprar de forma individual armários e cómodas. Caso contrário, e se preferir que o seu quarto tenha uma aparência elegante, mantenha o mínimo de acessórios decorativos à vista.

Como decorar um quarto pequeno?

Antes de se decidir sobre ideias de decoração de quartos pequenos, é essencial ter à mão uma fita métrica e decidir o tamanho de cama ideal para que seja ainda possível deixar espaço em redor da mesma. Cores neutras, móveis claros, espelhos e molduras com fotografias de paisagens, podem ajudar a criar a ilusão óptica de que o quarto é maior e mais espaçoso. Procure peças de mobiliário que escondam e organizem a normal desordem de um quarto, de forma elegante e inovadora – estas podem adicionar uma toque divertido e algum design a um pequeno quarto.

Quartos decorados de branco

Um quarto decorado de branco pode ser na realidade a forma de conseguir maior serenidade, além de ser também uma opção segura se mais tarde, num futuro próximo, pensar vender a sua propriedade. Pode jogar com diferentes tons de branco e creme em tecidos e utilizar uma variedade de texturas e cores, quando seleccionar acessórios decorativos – lençóis e almofadas em algodão ficam super giras quando contrastam com colchas ou mantas de malha, por exemplo. Desta forma, um quarto decorado de branco pode tornar-se algo muito mais original e sem ser totalmente branco.

Que papéis de parede devo usar no quarto?

Se à noite, tiver problemas em adormecer, deverá sempre optar pela escolha de tons neutros e repousantes, combinados posteriormente com uma iluminação suave. Se, por outro lado, acha que é difícil sair da cama de manhã com a presença de tanta serenidade e harmonia, será boa ideia optar por uma cor mais alegre e brilhante.

Tons pálidos podem ser usados para realçar um pequeno quarto e criar uma maior sensação de espaço, mas se o quarto for frio ou voltado para Norte, devem ser evitados azuis-cinzas e voltar a sua escolha para tons mais quentes.

Ao seleccionar um papel de parede para o quarto, deve evitar cores densas, padrões enérgicos e uma paleta exuberante, porque pode perturbar e desmanchar a atmosfera calma e repousante.Para uma aposta segura, escolha sempre cores e padrões suaves e subtis.

Guia de estilo para projetar e decorar um quarto


Quartos de estilo moderno

Para estar na moda e seguir as últimas tendências, o quarto moderno terá de ser luminoso e arejado. Ambientes organizados, armários elegantes e pavimento em madeira pode ser na realidade a imagem de um quarto moderno. Se está a decorar o seu quarto neste estilo, pode ter paredes brancas e ainda roupas de cama e cortinados nos mesmos tons neutros e simples, apostando numa total ausência de cores berrantes.Móveis e acessórios, tais como candeeiros, devem ser discretos e práticos para combinar com o projecto de cores. O estilo moderno, é um estilo que se presta à maioria das casas contemporâneas, tornando-se prático e fácil de alcançar, bem como agradável aos olhos. Uma desvantagem poderá ser a consecutiva melhoria a adaptação para mantê-lo sempre actualizado e como novo.

Quartos de estilo campestre

Luxuoso mas sem ser muito grande, o quarto de estilo campestre oferece um sólido e tradicional conforto e um profundo sentimento de paz e tranquilidade combinados com um charme rural refrescante. Camas de madeira de carvalho são a assinatura de marca, assim como grandes roupeiros sólidos, vigas expostas, toucadores ornamentados, tecidos de chita, várias almofadas e uma cadeira suavemente estofada junto à janela. Mais adequado para imóveis antigos, é um estilo que também pode funcionar bem com quartos com tectos inclinados ou com dimensões e formas incomuns – geralmente visto como uma desvantagem – estes são os componentes ideais para um quarto de estilo campestre.

Quartos de estilo industrial

Perfeito para a vida urbana moderna, os quartos industriais abrangem elementos da cidade como tijolo nu, aço escovado e plástico moldado para uma estética de design que é precisa, funcional. Embora geralmente associada a grandes apartamentos loft, este estilo também pode trazer um interessante conjunto de texturas para pequenas propriedades. Cinza e preto são as cores dominantes, camas e outros objectos de mobiliário são simples e minimalistas, persianas são muitas vezes preferidas às cortinas. É masculino por mais duro que seja, mas é um estilo que dá uma sensação de jovialidade e brilho com coloridas peças de design contemporâneo ou uma ou duas pinturas de grandes dimensões.

Quartos de estilo rústico

Os quartos de estilo rústico oferecem um ambiente descontraído, verdadeiro e confortável. Complementado com pedra e vigas expostas, é um estilo que expõe o melhor dos imóveis mais antigos, mas também pode ser usado para dotar habitações modernas de individualidade e encanto. Idealmente, tudo deve dar a impressão de ter sido projectado e conseguido gradualmente ao longo do tempo, ou recebido através de heranças familiares. Imagine herdar uma cama de ferro forjado, e usar uma colcha florida, um cobertor de tartan, uma cómoda de gavetas reaproveitada ou ainda, uma pilha de malas de viagem antigas para arrumação.

Quartos de estilo escandinavo

quarto de estilo escandinavo ou nórdico caracteriza-se por linhas simples, madeiras claras e tons neutros combinados com toques caseiros para criar um ambiente simples, sereno, caloroso e convidativo. As cores favoritas são suaves, tons de branco, cinzento claro e verde azeitona. O estilo escandinavo é também sinónimo de pinho, que normalmente traz frescura a este tipo de decoração de quarto, mas também pode optar por mobiliário feito em madeira de cor clara, faia ou carvalho. Um novelo de lã, uma cadeira de baloiço ou uma caixa de madeira ao pé da cama pode ajudar a dar ao quarto um toque de conto de fadas de Hans Christian Andersen.