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Portões de garagem: inspiração, fotos e projetos de interiores

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Quais os tipos de portas de garagem que existem no mercado?

Se está a planear construir uma garagem, seja pré-fabricada ou de construção tradicional, eventualmente no meio do processo vai deparar-se com a escolha da porta, das respetivas medidas e materiais de fabrico.No mercado há vários tamanhos e modelos disponíveis, e para fazer a escolha certa é preciso conhecê-los, a não ser que decida mandar fabricar um portão à medida, o que pode ser uma despesa significativa. 

As opções tomadas neste tipo de espaços prendem-se sempre com as necessidades funcionais. O que vai determinar o seu investimento é o seu estilo de vida e o uso que pretende dar à sua garagem. 

Existem basicamente quatro dimensões de portas no mercado: – para garagem individual, para garagem dupla, para autocaravanas e para espaços comerciais. As mais usadas são as duas primeiras, por razões óbvias, e é delas que falamos: 

Portas de garagem individuais 

As portas para garagem individual vêm em três medidas padrão: – de 3,05x2,13m; – de 2,74x2,13m; – e de 2,44x2,13m. 

Estes tamanhos são adequados para casas padrão que requerem espaço coberto para uma carrinha ligeira, um veículo utilitário desportivo (SUV), um utilitário pequeno ou um carro ligeiro. Se utiliza normalmente um veículo de dimensões superiores considere instalar uma porta com dimensões superiores. 

Autocaravanas e outros veículos maiores vão precisar de portas especiais. Se você precisa de armazenamento para muitos itens além de seus veículos, então uma porta de tamanho maior pode ser a escolha certa para sua casa ou empresa. Se está a construir uma nova casa certifique-se de que a garagem tem um tamanho que irá corresponder às suas necessidades atuais, mas que também possa suprir necessidades futuras, como um novo carro de família, a compra de um veículo maior ou a necessidade de mais espaço de armazenamento.

Portas de garagem duplas

As portas de garagem duplas têm medidas standard de 4,88x2,13m; 4,27x2,13m e 3,66x2,13m. Também aqui o tamanho é ditado pelas dimensões dos seus veículos pelo que uma medição impõe-se. Medir a largura do veículos de maiores dimensões vai dar-lhe dará uma boa noção das dimensões que tem escolher para sua garagem dupla. Este é o melhor método para determinar o espaço que deve ser deixado para as portas das garagens duplas. Certifique-se de que o espaço extra existe para que o veículo se possa movimentar de forma segura.

No que se refere ao tipo de abertura, as mais comuns são as portas de capota, as portas retráteis, as portas com rolamentos, as portas seccionais e as portas articuladas. 

Portas de capota 

As portas de capota são bastante vulgares no nosso país. São aquelas portas que levantam, com abertura manual. Esta porta tem painel único que usa apenas trilhos verticais nos lados do quadro para abrir. Cerca de um terço da porta fica projetado para fora na abertura, oferecendo uma pequena quantidade de abrigo adicional além da garagem. Apesar de serem de abertura manual são construídas com uma mola de torção que facilita a abertura e o fecho. Também são bastante leves, o que aumenta a facilidade de movê-la para cima e para baixo. 

As suas desvantagens são o espaço que ocupam na abertura (obrigando a estacionar o veículo afastado para poder abri-la) e o ruído que podem produzir na movimentação (e que piora com o tempo). 

As grandes vantagens destas portas é o seu preço, que é bastante reduzido, em comparação com os outros tipos de portas, e a facilidade de manutenção e reparação. 

Portas retráteis 

Estas portas também têm um único painel, mas ao contrário das anteriores este tipo de portas retrai completamente na garagem. A sua grande vantagem é serem projetadas especificamente para operação elétrica, funcionando suavemente ao longo de faixas horizontais que a guiam de volta para a garagem, o que reduz o ruído quando se abre e fecha. 

As portas de garagem retráteis exigem mais espaço dentro da garagem do que outras opções, pois têm trilhos horizontais que atravessam o teto e necessitam da instalação de um mecanismo de recolha suspenso, que vai diminuir a altura útil da sua garagem. 

O mecanismo das portas de garagem retráteis depende de múltiplos fatores na sua operação o que aumenta a probabilidade de fala mecânica. Sempre que isto acontece exige a presença de um profissional, normalmente da empresa fornecedora. 

Portas de rolamentos 

Esta é uma solução compacta e leve, geralmente construída com painéis de aço ondulado. Isto permite que a porta da garagem se arraste suavemente numa caixa diretamente sobre a abertura na garagem. Não tem carris horizontais no teto como as portas retráteis, permitindo assim mais espaço de armazenamento na vertical da garagem. Além disso, quaisquer portas de acesso ao telhado ou sótão que possa haver dentro da garagem não serão bloqueadas. 

Têm como principais desvantagens o preço elevado e a limitação estética que impõem (é muito complicado disfarçar ou harmonizar os painéis ondulados na fachada de uma casa, e é impossível pintá-las de outra cor que não a sua original). 

No entanto são silenciosas, automáticas, duráveis, seguras e geralmente requerem pouca manutenção, uma vez instaladas. Devido à natureza de sua estrutura de aço as portas de rolamentos podem suportar condições meteorológicas adversas.

Portas seccionais 

Estas são das portas mais populares no mercado pois são um misto das portas de painel único com as portas de rolamentos. 

Usando as faixas verticais dos lados da porta da garagem e trilhos horizontais no teto da garagem para levantar e fechar a porta, as portas seccionais são normalmente dotadas de fechaduras automáticas com uma operação silenciosa e suave. 

Permitem uma maximização do espaço de abertura da garagem e o seu isolamento mantém o interior da garagem aquecida no inverno e fresca no verão.São complexas e podem ser caras, para além de precisarem de alguma manutenção, como por exemplo lubrificação periódica dos mecanismos, as oferecem uma grande variedade de designs. 

Portas articuladas 

As portas articuladas usam dobradiças de aço para abrir para fora ao contrário de qualquer outro design de portas de garagem. Isto permite uma maximização do aproveitamento do espaço interior até ao teto e a entrada de veículos maiores. Normalmente requerem operação manual, mas eventualmente podem ser adaptadas a operação automática. Têm uma manutenção bastante simples e são muito utilizadas por quem gosta de fazer da garagem um espaço de trabalho.

Quais os materiais possíveis para portas de garagem?

Consegue imaginar uma vivenda moderna sem uma garagem? É quase impossível não haver um local de parqueamento, nem que seja ao ar livre, pois é quase impossível ter uma vida atual sem a existência de carros. Por esse motivo os fornecedores de portas de garagem têm vindo a esforçar-se por pôr à disposição dos seus clientes designs que vão cada vez mais ao encontro das suas necessidades. E isso traduz-se evidentemente numa abundância de escolhas e variedade de materiais. 

Os materiais de construção de portas de garagem mais vulgares são: 

- Madeira,  

- Aço,  

- Alumínio,  

- Fibra de vidro,  

- Vinil. 

Madeira 

A madeira tem muitas vantagens: – tem um tom rústico e natural que combina bem com muitos planos arquitetónicos e vários tipos de fachada, pode ser pintada em função da necessidade; – é bastante versátil, permitindo a instalação como porta de capota, mas também como porta seccional ou retrátil (usando ripas horizontais unidas. Mas a madeira tem a desvantagem de expandir e contrair, podendo abrir fendas, o que impõe a necessidade de uma manutenção cuidadosa. Para evitar ao máximo este problema as portas de garagem de madeira são construídas em camadas, mas mesmo assim a manutenção deve ser intensa. 

Se gosta do efeito da madeira mas ficou receoso com o trabalho de manutenção saiba que pode conseguir esse mesmo look comprado portas com uma estrutura coberta com camadas de fibra de vidro de alta densidade que no exterior incluem detalhes realistas para simular uma porta de madeira real. O interior é preenchido com isolamento de poliestireno.

Aço 

As boas portas de garagem de aço são feitas de duas camadas de aço galvanizado, cuja superfície é previamente estampada e pintada com um acabamento resistente, ou revestida com um material compósito. Estas portas podem ser pintadas para combinar com sua casa e podem ser adquiridas com isolamento. Apesar de bastante duradouras são facilmente amolgadas e estão sujeitas a corrosão, pelo que, provavelmente, não serão a melhor opção em zonas muito húmidas como zonas junto à costa. 

Alumínio 

Estas portas eliminam o problema da corrosão mas são facilmente amolgáveis, podendo adquirir um aspeto pouco atrativo. Estão disponíveis numa vasta gama de acabamentos e cores. 

Fibra de vidro 

A fibra de vidro é um material muito resistente que elimina tanto o problema da corrosão como o das amolgadelas, no entanto podem partir facilmente por impacto. 

Vinil 

Estas portas de garagem são extremamente resistentes às amolgadelas e virtualmente isentas de corrosão. São semelhantes às portas de fibra, mas aparecem em menos opções de cores e acabamentos. Precisam de muito pouca manutenção. 

Quais são os tamanhos de porta de garagem padrão? 

Resumindo o que já referimos, e acrescentado um pouco mais podemos dizer que as medidas padrão para as portas de garagem são: 

Altura: 2,23 m  

Largura: 2,44 a 3, 02m para apenas um carro; 3,66 a 4,88 para dois carros e 5,18 a 5, 49 para três carros  

Profundidade: 2, 10m 

Quanto custa uma porta de garagem? 

O preço da sua porta de garagem vai variar substancialmente em função dos materiais escolhidos, da tecnologia aplicada (se é de abertura manual ou automática, e se tem alguma tecnologia de segurança adicional) e do estado da área de trabalho (se o espaço de instalação precisa ou não de alguma alteração, como rasgos de parede ou adequação do pavimento). 

Ainda assim podemos estabelecer que dificilmente poderá pagar menos 400 Euros (preço de uma porta de gama baixa em material composto), mas que poderá pagar até quase 10000 por uma topo de gama. A média de valores situa-se nos 1500 Euros. A montagem poderá custar mais entre 200 a 300 Euros, mas por vezes pode ser oferta por parte do fornecedor. 

Como se processa a instalação?

  A menos que você seja exímio no faça você mesmo, a instalação da porta da garagem deverá ser feita por profissionais. A montagem pode acarretar alguns custos mas será garantia de um trabalho bem executado. 

Mas se está determinado, vai precisar de: uma pessoa a ajudar, muitas ferramentas, luvas e óculos de proteção e muita habilidade para carpintaria. O trabalho provavelmente vai levar-lhe mais de um dia, em contraponto a umas 5 horas por um profissional. 

Como é o processo?

- Montagem de rolos, dobradiças, aberturas e calhas (ou carris);  

- Junção desses componentes aos quadros das portas / peças;  

- Colocação da porta;  - Instalação de calhas e rolamentos;  

- Ligação e instalação de cabos;  

- Proteção das dobradiças e busca de eventuais falhas.