Portas principais – fotos, inspiração e design

  1. Moradia em Baião: Portas principais  por SOUSA LOPES, arquitectos
  2. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  5. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  6. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  7. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  10. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  11. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  12. Portões industriais: Portas principais  por Marco Ferreira
  13. Casa do Esqueiro: Portas principais  por ® PERFIL┳ Arquitectura
  14. Portas principais  por Sam Contractors Ipoh
  15. Portas principais  por RK Door Systems
  16. Portas principais  por Cee Bee Design Studio
  17. Portas principais  por RK Door Systems
  18. Portas principais  por AD+ arquitectura
  19. Portas principais  por RK Door Systems
  20. Portas principais  por RK Door Systems
  21. Portas principais  por homify
  22. Portas principais  por 에이프릴디아
  23. Portas principais  por Rocamadera Spa
  24. Portas principais  por RK Door Systems
  25. Portas principais  por RK Door Systems
  26. Portas principais  por 中山大輔建築設計事務所/Nakayama Architects
  27. Portas principais  por HGCG Architects
  28. Portas principais  por homify
  29. Portas principais  por 好室佳室內設計
  30. Portas principais  por FingerHaus GmbH
    Ad
  31. Portas principais  por HORMANN
  32. Portas principais  por Maciel e Maira Arquitetos
  33. Portas principais  por HORMANN

Tipos de portas principais (designs) 

Existem muitos designs para as portas principais de uma casa. Dos mais modernos aos mais clássicos, de formato standard ou feitas à medida, existem portas principais para todos os gostos, capazes de transformar a entrada de sua casa num testemunho do seu estilo pessoal. No entanto há alguns designs mais comuns, que encontramos em muitas casas do nosso país…  

Quanto à abertura encontramos facilmente portas de folha simples, portas de folha dupla e portas pivotantes. As portas simples e duplas são as mais comuns, enquanto as portas pivotantes, que rodam em torno de um eixo central ou ligeiramente deslocado, se têm vindo a afirmar como uma tendência de moda.  É também muito normal encontrar portas com entradas de luz natural, seja na própria porta, numa lateral, em ambas, ou no topo. Quando a luz natural entra por janelas no topo das portas a essas aberturas chamam-se travessas, e aparecem em vários formatos, desde as retangulares mais simples, em meias luas, elípticas e mesmo redondas. 

Em Portugal, sobretudo nos meios mais rurais ainda aparecem as chamadas portas de estilo Holandês, em que a folha se divide ao meio, tendo a parte superior abertura independente, e formando uma espécie de janela com portada, inserida na estrutura da porta. Por vezes encontram-se portas principais de correr e até sanfonadas! 

Dentro destes estilos há um infinidade de variações de forma, ornamentação e materiais que tornam a escolha da portal principal uma aventura muito interessante.

Materiais 

Portas principais em aço – esta é a melhor opção se pretende economizar um pouco na porta de entrada. O aço é um dos materiais mais baratos para este tipo de equipamentos, além de ter uma instalação bastante mais fácil do que portas em outros materiais. Como ponto negativo tem a relativa facilidade de oxidação, o que o torna desadequado para área muito húmidas ou litorais. 

Portas principais em fibra de vidro – este é um material durável e económico. É fácil encontrar muitos modelos de portas de fibra a um preço acessível e o material sofre muito pouco com a humidade, ou com outras agruras climatéricas, pelo que não carece de manutenção ou pintura por muitos anos. 

Portas principais em PVC – o PVC é de todos os materiais usados em portas de entrada o que tem maior durabilidade  e flexibilidade. Permite a criação de modelos exclusivos e tem pouca manutenção. O PVC não oxida e é resistente, mas por serem feitas à medida, as portas neste material têm um custo mais elevado. 

Portas principais em vidro – com ou sem caixilho noutro material, há realmente quem aposta na luminosidade do vidro para a porta de entrada de casa. Normalmente estas portas são em vidro martelado ou areado para garantir luminosidade, sem perder a privacidade. 

Portas principais em alumínio – estas portas são bastante leves e fáceis de instalar. O alumínio é um material bastante durável, mas com pouca resistência a impactos e fraco isolamento térmico e acústico. Também é sujeito a oxidação. 

Portas principais em madeira – as portas de madeira são sempre o sonho de todos os proprietários de casas pois a sua aparência é insuperável. É ainda o material mais usado no fabrico de portas, seja na sua totalidade ou apenas como revestimento. No entanto a madeira é um material mais caro (normalmente tem um preço superior a todos os outros que referimos) e precisa de muito mais manutenção, como ser envernizado todos os anos, por exemplo.

É importante referir que muitas vezes as portas principais não são compostas apenas de um material, mas de combinações de vários, onde se pretende obter os melhores resultados estéticos e funcionais. Por exemplo é muito normal encontrar portas em aço ou fibra com um revestimento de madeira, casando o baixo preço destes materiais com um pouco do estilo da madeira, sem o preço que uma porta toda de madeira poderia ter.

Instalação e substituição da uma porta da frente 

O grau de dificuldade de instalação de uma porta principal está diretamente ligado a diversos fatores, nomeadamente a sua complexidade e o material que a compõe. 

É possível que consiga fazer você mesmo a substituição da sua porta, embora o nosso conselho é que procure um especialista, nomeadamente o próprio fornecedor da porta. Ainda assim vamos explicar como fazê-lo, para os mais ousados e com gosto por projetos de “DIY”. 

O processo aqui descrito demora, na sua totalidade, aproximadamente uma semana. E é importante salientar que se trata de um trabalho de complexidade moderada a elevada, em função da porta escolhida. 

Processo: 

- Faça um plano geral da instalação e prepare tudo o que precisa para a executar, escolhendo os materiais, os estilos, e pesando as técnicas que pode usar. Faça a sua pesquisa e procure profissionais reconhecidos. 

- Meça a sua porta antiga com muito rigor. O mais comum é instalar uma porta de dimensões idênticas às da existente, mas também pode querer mudar de estilo o que pode alterar as medidas. embora seja muito mais trabalhoso. As coisas a ter me mente são: o tamanho da porta, a largura do batente, a abertura em bruto e a abertura exterior. 

- Remova a antiga porta. Neste processo recomendamos bom senso: é uma tarefa divertida, mas também leva tempo, por isso tenha em que durante algumas horas (pelo menos) a sua segurança vai estar comprometida e faça-a apenas quando a nova porta já tiver sido entregue. 

- Prepare a soleira. Lembre-se de testar com rigor se a porta encaixa bem ou são precisas algumas mudanças. 

- Encaixe a porta na abertura. Esta é a parte mais crucial, onde irá perceber se tudo o que executou até aqui foi bem feito. Mas se seguiu as instruções corretamente, não deverá ter problemas. 

- Isolar e instalar as guarnições. Este é o último passo, mas nem por isso é o menos importante. Um bom isolamento é fundamental para que a porta apresente uma boa resistência às mudanças climáticas. Imagine os problemas que poderá enfrentar no caso de fazer este trabalho de forma errada. Condensação, infiltrações, ruído…

Como posso aumentar a segurança da minha porta da frente? 

As ferragens de reforço da porta devem ser os seus melhores aliados nessa tarefa! O primeiro passo é medir a espessura da porta e tentar procurar uma boa fechadura para melhorar o método de segurança da sua porta. Este é um assunto delicado que, embora também tenha o seu lado estético, mexe sobretudo com a segurança de pessoas e bens, por isso recomendamos que procure a ajuda de especialistas para obter os melhores resultados. 

A título informativo deixamos-lhe um resumo dos principais tipos de fechaduras usadas nas portas principais: 

- Fechaduras de entrada – nível de segurança médio – estes sistemas funcionam com duas faces, para que a porta possa ser trancada tanto do interior quanto do exterior. No lado interior pode haver uma espécie de alavanca ou botão que permitem trancar sem usar a chave, e “travar”, impedindo qualquer movimento de chaves e/ou das maçanetas.  

- Fechaduras de travamento – nível de segurança elevado – são as fechaduras mais seguras, ideais para as portas de entrada. Não são operadas com molas, só são abertas e fechadas manualmente, com a chave. Tem travas, ou linguetas, em metal sólido e resistente para maior resistência e segurança. As travas são mais longas e penetram pelo menos 3 cm no batente da porta.  

A fechadura pode ser dupla (ter que fechar e abrir com chave dos dois lados da porta) ou simples, com uma alavanca ou botão na parte interna da porta).  

A chave de acionamento deste sistema é normalmente codificada e também bastante resistente.  

Esta fechadura é muito segura, tanto que se houver algum acidente ou não tiver a chave, forçar a fechadura vai ser bastante difícil (o que por si pode representar algum grau de perigo).

Comprar e instalar uma porta da frente 

Como já referimos as portas de entrada representam um mundo altamente especializado, dentro do universo das portas em geral. Há inúmeras opções de design, vários materiais, muitas composições e cada vez mais tecnologia envolvida. Isso influencia em grande escala o preço final. 

Na maior parte das vezes a montagem é deixada a cargo dos fornecedores, pois são estes profissionais quem melhor conhece os segredos para uma instalação eficaz do produto que vendem, mas isso pode não ser isento de custos. Se está a pensar em comprar uma porta de entrada nova para a sua casa pode encontrar valores que variam entre as três centenas de euros e números na casa dos milhares. Os valores mais baixos são para as portas de alumínio, de folha simples, sem grandes ornamentos, e a partir daí é sempre a somar com o material e o valor estético. 

A montagem representa normalmente entre 35 a 350 Euros e varia sobretudo com a complexidade da instalação, não apenas da porta, mas também dos sistemas de segurança, se vierem incluídos na montagem.