Portas de madeira: fotos, inspiração e projectos de arquitetura | homify Portas de madeira: fotos, inspiração e projectos de arquitetura

Portas de madeira: fotos, inspiração e projectos de arquitetura

  1. Apartamento do Morro: Jogo das Escondidas por Building Pictures Minimalista
  2. Casa Vilarinha (Porto) - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Aros por Grupo Corpe® Mediterrânico MDF
  5. Aros por Grupo Corpe® Clássico Madeira Acabamento em madeira
  6. Aros por Grupo Corpe® Moderno
  7. Aros por Grupo Corpe® Moderno Madeira Acabamento em madeira
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Aros por Grupo Corpe® Moderno Contraplacado
  10. Aros por Grupo Corpe® Moderno Madeira maciça Multicolor
  11. T2, com Garagem + Grill - Casa em Madeira - Tarouca por Breeze House Moderno
  12. T2, com Garagem + Grill - Casa em Madeira - Tarouca por Breeze House Moderno
  13. Mar dos Coxos Villa - AirBnB por ImofoCCo - Fotografia Imobiliária Rústico
  14. Baguetes por Grupo Corpe® Rústico
  15. Baguetes por Grupo Corpe® Moderno
  16. Valeriana Exclusive Guesthouse por Staging Factory Clássico
  17. Reabilitação e reconversão de edifício em apartamentos duplex por José Melo Ferreira, Arquitecto Clássico Madeira Acabamento em madeira
    Ad
  18. Casa do Esqueiro por ® PERFIL┳ Arquitectura Moderno
  19. Apartamento MR - Bairro das Colónias, Lisboa por FMO ARCHITECTURE Colonial
    Ad
  20. por Pierre Bernard Création Rústico Madeira Acabamento em madeira
  21. por homify Moderno
  22. por كاسل للإستشارات الهندسية وأعمال الديكور في القاهرة Campestre MDF
  23. por Maciel e Maira Arquitetos Moderno
  24. por CREA arquitectos Moderno Madeira Acabamento em madeira
  25. por homify Clássico
  26. por 漢玥室內設計 Industrial Madeira maciça Multicolor
    Ad
  27. por Chantal Forzatti architetto Campestre Derivados de madeira Transparente
  28. por 雅和室內設計 Escandinavo
  29. por 360 Home Interior Moderno
  30. por 元作空間設計 Moderno
  31. por Estudio Torrado Minimalista Madeira Acabamento em madeira
  32. por AMID Moderno Madeira maciça Multicolor
    Ad
  33. por RAWI Arquitetura + Design Minimalista Madeira Acabamento em madeira
    Ad

Escolher portas em madeira: sim ou não? 

As portas em madeira são universalmente apreciadas! A madeira foi talvez o primeiro material a ser usado para construir proteções para as entradas das casas primitivas, ainda na sua forma mais original, diretamente das árvores. Mas com todas as evoluções e mudanças ao longo dos milénios (ou apesar delas), continua hoje em dia a ser a escolha favorita de milhões de pessoas. 

Se é um grande apreciador de madeira sabemos que nem considerou outro material para as portas de sua casa. No entanto, se ainda está a estudar o caso, é importante conhecer as vantagens e as desvantagens de ter portas de madeira: 

Vantagens 

- A estética – A madeira aparência única, com uma estética muito agradável, que confere elegância aos espaços, enchendo-os de calor, aconchego e beleza; 

- Durabilidade – Se for tratada corretamente, a madeira pode durar muitos anos; 

- Versatilidade – As portas e janelas de madeira podem ser facilmente personalizadas, seja através de uma simples pintura, com gravação a quente, esculpindo, ou apenas ajustando tamanhos se for necessário. Além disto as portas de madeira aparecem no mercado com uma grande variedade de acabamentos, dos mais clássicos aos mais modernos extravagantes. 

Desvantagens 

- As portas de madeira requerem uma manutenção regular, o que as torna mais caras e mais trabalhosas a curto prazo; 

- A madeira é mais cara do que o alumínio depois de lacada, da pintura ou do envernizamento (sendo que estes dois últimos requerem uma repetição regular).

Tipos de madeira para portas 

- Redwood (espécie de sequoia): esta madeira tem boa às variações térmicas (ao encolhimento), às deformações (não empena) e a outras características do envelhecimento. Absorve muito bem os revestimentos e tintas decorativas. Com um tratamento adequado vai parecer nova, mesmo após 20 anos. 

- Abeto: é resistente ao apodrecimento, é fácil de trabalhar e é relativamente, tendo em conta a sua leveza. Tem uma castanha clara com toques de vermelho e amarelo. 

- Bordo: Tem cores que variam entre quase branco e uma cor creme esbranquiçada. É pouco resistência a ataques de insetos e difícil de trabalhar. 

- Choupo: tem uma cor clara, entre o creme e o castanho amarelado, com raras linhas cinzentas. Esta madeira tem uma duração média, com alguma ao ataques de insetos e ao apodrecimento. É fácil de trabalhar e é leve. 

- Pinho: o pinho não ganha às outras madeiras no que respeita à força, mas é incrivelmente fácil de trabalhar, bastante resistente ao apodrecimento, leve e abundantemente disponível na natureza. Isto faz da madeira de pinha a mais barata do mercado. Em função da espécie pode ser uma madeira mais dura ou mais macia. 

- Carvalho: é muito durável, pois é forte e resiste muito bem ao apodrecimento. Com madeira de carvalho fazem-se algumas portas mais resistentes do mercado, geralmente com uma cor castanha clara. É uma madeira relativamente pesada, mas fácil de trabalhar.

Quais são as melhores opções no que toca à segurança em função dos materiais? 

A segurança é uma prioridade para todos os proprietários de casas, em especial de vivendas. Se tem receios em relação à segurança das suas portas de madeira conheça algumas soluções: 

- A opção mais segura é a proteção tripla nas portas exteriores: uma porta de vidro interior, protegida por uma camada de grade deslizante e, finalmente, portas de madeira na camada externa (sob a forma de portadas ou gelosias) que proporcionam privacidade, além de proteção.  Esta solução também funciona para a entrada do terraço ou o quintal de sua casa. Instale uma grelha de metal por fora a proteger a porta de madeira no interior, e conseguirá a melhor solução de segurança contra intrusos. Esta opção tanto pode servir para portas como para janelas. 

- Se não gosta de grades, tem outra opção muito segura nas portas blindadas. Construídas em chapa metálica, estas portas são normalmente forradas com uma camada de madeira. Assim vai ter todas as vantagens da madeira, aliadas à robustez e segurança do metal. Esta opção só vale para portas, mas nas janelas pode optar por metal com acabamento a imitar madeira e vidro temperado, para segurança em todo o exterior da casa.

Cuidados e manutenção de portas de madeira 

- Remova as teias de aranha e o pó regularmente com um espanador e um pano macio; 

- Lave usando uma solução fraca de detergente da loiça ou um detergente específico para madeira na concentração aconselhada pelo fabricante. Enxague com uma esponja macia húmida. Não use demasiada água no processo de lavagem para evitar pequenas infiltrações que vão arruinar a estética das suas portas; 

- Limpe toda a porta, incluindo as arestas e as faces mais estreitas; 

- Para sujidades mais difíceis experimente usar um pouco de álcool ou vinagre (depois de testar numa superfície não visível da porta para comprovar que não mancha; 

- Passe um óleo de polimento para madeiras, e limpe o excesso usando um pano seco; 

- Deixe a madeira secar completamente para evitar danos futuros; 

- Pinte as portas periodicamente;

- À medida que for limpando a madeira da porta, certifique-se de limpar também os acessórios e ferragens, se esquecer de os olear com óleo mineral de vez em quando.

Estilos de portas de madeira 

Já o dissemos, mas é sempre bom lembrar: madeira é um material extremamente versátil, que se adequa a uma infinidade de formas, capazes de satisfazer qualquer estilo, do mais moderno ao mais clássico! Existem no mercado milhares de modelos de portas em madeira, mas se mesmo assim não conseguir encontram um que o satisfaça integralmente pode sempre pedir a um profissional de carpintaria e marcenaria para construir uma à sua medida! 

As portas clássicas e coloniais pedem um trabalho de marcenaria mais cuidado para criar as voltas, torneados e frisos que caracterizam estes estilos. 

O estilo escandinavo implica madeira resistente, em grossas pranchas, pouco trabalhadas, de desenho simples mas imponente. A madeira de carvalho é ótima para construir este estilo de portas por causa do seu grão e nós aparentes. 

O estilo moderno pode ser mais simples e minimalista, mas nem por isso tem menos alternativas. Uma porta de estilo moderno pode ter muitos formatos, embora geralmente primem pela simplicidade das linhas direitas e por composições de madeira com outros materiais, como o metal ou o vidro. No estilo clássico estas combinações também aparecem muito, embora mais trabalhadas e ornamentadas. 

O estilo oriental produz portas finas, com ripas finas, muitas vezes recorrendo ao bambu e ao papel de arroz. 

Estude bem a sua casa e pense nos seus gostos: – as portas, interiores ou exteriores, são sempre elementos fundamentais e com grande prevalência visual e a sua escolha por marcar todo o estilo de decoração da própria casa. Então se ainda não encontrou aquela porta perfeita para a sua casa, não desespere, encomende!