Portas de correr: fotos, inspiração e projectos de arquitetura

  1. Pequeno, grande apartamento Estoril: Portas de correr  por Inêz Fino Interiors, LDA
    Ad
  2. Showroom : Portas de correr  por PortoHistórica Construções SA
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Pormenor: Portas de correr  por PortoHistórica Construções SA
  5. Quarto: Portas de correr  por PortoHistórica Construções SA
  6. Portão correr: Portas de correr  por Bordalo Portas e Automatismos
  7. Portão de correr: Portas de correr  por Bordalo Portas e Automatismos
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Reabilitação de Habitação Unifamiliar AF: Portas de correr  por Em Paralelo
  10. Portas de correr  por GK Architects Ltd
  11. Portas de correr  por Beinder Schreinerei & Wohndesign GmbH
  12. Portas de correr  por Sliding Wardrobes World Ltd
  13. Portas de correr  por Studio Cicconi
  14. Portas de correr  por and8 Architekten Aisslinger + Bracht
  15. Portas de correr  por blackStones
  16. Portas de correr  por Windlock - soluciones sustentables
  17. Portas de correr  por Ligneous Designs
  18. Portas de correr  por homify
  19. Portas de correr  por homify
  20. Portas de correr  por Beinder Schreinerei & Wohndesign GmbH
  21. Portas de correr  por Windlock - soluciones sustentables
  22. Portas de correr  por Izilda Moraes Arquitetura
  23. Portas de correr  por NATUREL METAL FERFORJE
  24. Portas de correr  por Go Glass Ltd
  25. Portas de correr  por NATUREL METAL FERFORJE
  26. Portas de correr  por All Arquitectura
    Ad
  27. Portas de correr  por NATUREL METAL FERFORJE
  28. Portas de correr  por Beinder Schreinerei & Wohndesign GmbH
  29. Portas de correr  por Sube Susaeta Interiorismo
  30. Portas de correr  por LANGOLO HOME LIVING
  31. Portas de correr  por Linh Pham - homify
  32. Portas de correr  por Windlock - soluciones sustentables
  33. Portas de correr  por The Page Interior & Design

Tipos de portas de correr 

As portas de correr são a solução ideal para quando é necessário otimizar a pouca área existente. Em especial nos nossos dias, em que o tamanho das casas tem vindo a diminuir à razão da sua procura, e em que os principais fabricantes de portas têm vindo a desenvolver novas tecnologias e a expandir a oferta, as portas de correr tornaram-se uma opção incontornável. 

Existem muitos modelos e designs de portas de correr no mercado, mas na sua essência resumem-se a três tipos: 

Portas de embutir: estas portas abrem para dentro da parede e são as portas de correr que mais se podem assemelhar na aparência às portas normais (de abrir). São ótimas em casas com portas de abrir, mas onde é preciso incorporar uma porta de correr devido à falta de espaço. 

Portas de pátio: normalmente estas portas abrem para o exterior e costuma precisar de algum espaço por causa das grandes superfícies envidraçadas usadas na sua composição para permitir um olhar sobre a paisagem. São uma escolha muito feliz e bastante utilizada para separar a cozinha ou sala de estar do exterior, seja ele um deck, um terraço ou um jardim. 

Portas de sobrepor, ou de bypass: podem ser de folha simples, mas o mais usual é encontrar este tipo de portas com folha dupla. A abertura é feita sobrepondo uma folha à outra, ou sobrepondo uma folha à parede. Deslizam por uma calha que pode ficar na parte superior (portas suspensas), na parte inferior, ou em âmbar. As portas de sobreposição precisam de mais espaço do que as de embutir e são mais pesadas, mas são muito boas para armários ou como portas de separação entre espaços.

Vantagens e desvantagens das portas de correr

Vantagens:

- poupam bastante área útil pois não precisam do espaço de abertura das outras portas, o que permite uma melhor organização e aproveitamento de compartimentos pequenos;

- as portas de correr não só poupam efetivamente espaço, como também dão a ilusão de maior amplitude espacial graças à sua pequena espessura e são seu design fluido;

- têm uma manutenção bastante simples;

- são leves e fáceis de operar, o que é um benefício para qualquer um, mas sobretudo para idosos ou pessoas com dificuldades motoras. O facto de não precisarem do espaço de abertura torna-as especialmente indicadas para residências de pessoas em cadeiras de rodas.

Desvantagens

- as portas de correr em sobreposição com calha, em especial, têm um fraco desempenho como isolantes, seja de ruído ou de temperatura;

- podem partir ou sofrer danos mais facilmente do que as portas de abrir;

- as portas de pátio, com enfoque nas que dão acesso ao exterior, são frágeis e pouco adequadas para áreas geográficas sujeitas a ventos fortes. Além disso a corrosão pode vir a dificultar a sua abertura a médio prazo, para além de proporcionarem pouca segurança a pessoas e bens (são mais indicadas para abrir para áreas de pátios fechados).

Ferragens para portas correr: maçanetas, puxadores, calhas e fechaduras 

As ferragens necessárias ao funcionamento de uma porta de correr são claramente diferentes das necessárias para uma porta de abrir em especial no que toca ao sistema de abertura. 

Calhas e carretos (guias): aqui não existem dobradiças (em princípio) mas existem calhas e carretos que rolam sobre elas, para permitir o deslizamento da folha. Estes equipamentos têm formatos específicos para cada tipo de portas, em especial nas portas de embutir e nas de sobrepor, sendo muito característicos de cada uma e em alguns casos fazendo parte integrante da sua estética. 

Nas portas de pátio usualmente não existem carretos, mas sim caixilhos interiores que deslizam sobre caixilhos exteriores, isolados com borrachas para garantir a impermeabilização e a manutenção da temperatura interior. 

Fechaduras: no que respeita às fechaduras, é muito vulgar as portas interiores não terem fechadura com chave, mas sim apenas uma lingueta de trava, que baixa encaixando-se num orifício e impedindo a abertura intempestiva. A abertura é feita através de uma maçaneta ou de um puxador em alavanca que levanta a tranca. 

Se precisa de um pouco mais de privacidade os sistemas disponíveis vão depender da espessura da sua porta, no entanto é possível adicionar um sistema de fecho semelhante ao descrito, mas que implica uma chave para recolher as trancas. Se tem algum compartimento que precisa mesmo de manter fechado no interior de sua casa, a melhor opção é colocar uma fechadura com código eletrónico para não ter de andar sempre com uma chave atrás. Pode também optar por maçanetas com botão, que podem ser trancadas e destrancadas com um botão pelo interior e com uma chave pelo exterior do compartimento. Isto facilita a abertura da porta em caso de fecho acidental, sobretudo com crianças. 

Nas portas de correr exteriores a segurança pode tornar-se um problema pois existem poucas soluções de fechaduras com alto nível de segurança para estas portas. O nosso conselho é que procure um especialista e peça conselhos sobre a melhor escolha para si. 

Maçanetas e puxadores: nas portas de correr podem usar-se tanto maçanetas, como puxadores de alavanca, mas é muito comum encontrar portas de correr cujo puxador é uma ranhura escavada na própria porta, com um botão no interior quando é preciso segurar a tranca.

Quais são as melhores superfícies para instalar uma porta deslizante? 

Qualquer área pode ser candidata à instalação de uma porta de correr, embora as grandes superfícies que precisam de poupar algum espaço sejam as melhores candidatas, pois este sistema de portas é excelente a fazer a ligação entre espaços. É importante lembrar que a porta abre para a parede, por isso a parede deve ter um tamanho no mínimo idêntico ao de uma folha da porta. 

As portas de pátio são a melhor escolha para fazer uma separação pouco impositiva entre entre o interior da casa e o exterior, muitas vezes abrindo para jardins ou áreas de lazer no exterior. 

As portas de correr são versáteis nos seus diversos formatos e podem encontrar-se em armários, salas de estar, decks, cozinhas, e muitos outros, mas tenha em mente que o mais adequado é colocá-las no interior de sua casa pois a nível de segurança não têm grande desempenho.

Quanto custa uma porta de correr

As portas de correr, à semelhança das outras, podem ser feitas com diversos materiais, como madeira (maciça, de núcleo oco ou de núcleo compacto), PVC, metal, vidro, ou uma combinação entre vários. Têm vários formatos e sistemas de abertura mais ou menos complexos, havendo inclusivamente as portas de embutir que precisam de alterações ao nível das paredes. Tudo isto influencia muito no preço da porta, por isso encontram-se preços muito diferentes, cabendo-lhe a si avaliar as suas necessidades e possibilidades.

O material mais usado nestas portas é a madeira, sobretudo com núcleo compacto (material elaborado com duas finas folhas de madeira verdadeira assentes sobre uma placa de aglomerado de madeira). Uma porta de correr simples, de folha única em sobreposição, neste material, e incluindo as ferragens, pode custar-lhe à volta de 200 Euros numa grande cadeia de distribuição de produtos para bricolage.