Portadas de janela – fotos, inspiração e design

  1. Depois, 3º piso: Portadas de janela  por Pedro Cavaco Leitão, Arq.º
  2. Casa no Gerês: Portadas de janela  por Atelier Vyasa
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Pormenor - Mjarc by Maria João e Ricardo Cordeiro : Portadas de janela  por MJARC - Arquitectos Associados, lda
  5. Portadas de janela  por CORTINAS ROGGERO Persianas de Enrollar (011) 42983010
  6. Portadas de janela  por Gama Styl
  7. Portadas de janela  por Gama Styl
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Portadas de janela  por CORTINAS ROGGERO Persianas de Enrollar (011) 42983010
  10. Portadas de janela  por Gama Styl
  11. Portadas de janela  por Gama Styl
  12. Portadas de janela  por Gama Styl
  13. Portadas de janela  por Rardo - Architects
  14. Portadas de janela  por Zona Arquitectura Más Ingeniería
    Ad
  15. Portadas de janela  por Cortinas y Tapices Vanessa
  16. Portadas de janela  por Cortinas y Tapices Vanessa
  17. Portadas de janela  por Atria Designs Inc.
  18. Portadas de janela  por Atria Designs Inc.
  19. Portadas de janela  por Atria Designs Inc.
  20. Portadas de janela  por Atria Designs Inc.
  21. Portadas de janela  por 采坊設計
    Ad
  22. Portadas de janela  por CORTINAS ROGGERO Persianas de Enrollar (011) 42983010
  23. Portadas de janela  por CORTINAS ROGGERO Persianas de Enrollar (011) 42983010
  24. Portadas de janela  por Estilo en muebles
  25. Portadas de janela  por Estilo en muebles
  26. Portadas de janela  por Saxun
  27. Portadas de janela  por Saxun
  28. Portadas de janela  por www.liyublinds.com
  29. Portadas de janela  por MS - CONSTRUCCIONES MARIO SOTO & Cìa S.A.S.
    Ad
  30. Portadas de janela  por Muralisi, infissi dal 1987
  31. Portadas de janela  por Izilda Moraes Arquitetura
  32. Portadas de janela  por Izilda Moraes Arquitetura
  33. Portadas de janela  por Gama Styl

Quando é que se deve instalar portadas nas janelas? 

As portadas são pequenas portas cegas, anexas à janela, que cumprem algumas funções parecidas com as persianas, mas cuja abrangência vai um pouco mais além. Elas protegem da entrada excessiva de luz, dos olhares indiscretos e ajudam a manter a casa fresca e isolada, mas para além disso protegem os vidros da chuva e do granizo que podem danificá-los. E para além do mais podem ser um grande elemento na criação do estilo de uma casa. 

No nosso país as portadas são muito comuns, tanto pela parte da proteção contra a luz excessiva como contra o vento ou as tempestades. 

Assim, se mora num local sujeito a ventos fortes, se os seus quartos estão voltados a poente ou se a sua casa está localizada numa região as tempestades com chuva forte está na hora de considerar instalar portadas nas janelas! 

Persianas versus portadas 

Persianas

As persianas estão disponíveis no mercado numa grande variedade de formas e estilos, sempre com lâminas horizontais ou verticais, que lhes dão a característica mais distintiva. Por vezes a estrutura é forrada com um tecido transparente que fornece mais privacidade quando a persiana é aberta, ao mesmo tempo que mantém os insetos no exterior. 

Existem muitos materiais usados no fabrico de persianas, e portanto os seus preços variam muito em função destes. 

No lado mais acessível do espetro de preços encontramos as persianas de alumínio e PVC, que embora sejam altamente funcionais, tendem a ter um tom algo artificial e pouco apelativo. No outro lado do espetro encontramos a madeira, com persianas muito belas mas substancialmente mais caras. 

Encontram-se facilmente persianas feitas com madeiras sustentáveis como o bambu, que proporciona a bela aparência da madeira (como na verdade o fazem as persianas de imitação de madeira). 

Há persianas em muitos estilos para complementar a decoração geral da casa, no interior (vão ver-se a partir do interior), mas sobretudo no exterior. Depois de escolher o estilo que pretende, considere a sua eficácia no bloqueio da luz solar, pois nem todas as persianas proporcionam um bloqueio completo, e isso pode ser uma preocupação para a sua privacidade ou segurança.

Portadas

As portadas podem ser a opção mais cara, mas vão proporcionar muito estilo à sua casa, valorizando-a. 

Além de serem muito duráveis e darem muita privacidade, as portadas estão disponíveis numa grande quantidade de estilo, que as tornam uma opção desejável, independentemente se a sua casa é no estilo de antigo “vintage”, ao estilo campestre de meados do século passado, um bungalow contemporâneo, ou mesmo um apartamento ultra moderno de gama alta. 

As portadas também podem ser ajustadas para permitir a entrada do nível desejado de luz, ou mesmo nenhum, se for essa a sua vontade. Aliás existem as persianas internas, que são excelentes para conseguir um bloqueio quase total da luz e fornecem a privacidade máxima, bem como uma proteção eficaz dos vidros e um estilo intemporal.

Tipos de portadas 

Existem vários tipos de portadas: 

No que respeita à mobilidade das lâminas temos: 

Portadas de lâminas fixas e de lâminas orientáveis 

Nas portadas de lâminas fixas o sistema pode abrir e fechar, mas as lâminas não podem mover-se, pelo que não permitem regular a entrada de luz através delas. 

As portadas de lâminas orientáveis vieram colmatar esta falha, utilizando um sistema de lâminas que podem subir e baixar para deixar passar ou não a luz em função das necessidades dos utilizadores. 

Quanto à abertura temos três tipos: 

Em harmónio, em porta e suspensas 

As portadas em harmónio, tal como o nome indica abrem em lâminas ligadas por articulações, correm sobre uma calha, e recolhem formando um “pregueado”, um “harmónio”. 

As portadas que abrem como portas são as mais vulgares, podendo ter um ou dois painéis (embora o mais normal seja terem dois), que podem ser abertos ao mesmo tempo, ou individualmente (protegendo apenas uma parte do compartimento, se for essa a necessidade). 

As portadas suspensas são aplicadas em frente às janelas e abrem na horizontal, com carretos que rodam nas calhas que suspendem os painéis. Como têm vários níveis de abertura permitem um bom controlo da exposição solar. 

Quanto ao posicionamento das portadas temos: 

Portadas exteriores e interiores. Qualquer uma delas dá à casa um estilo muito próprio, embora as portadas exteriores deem uma proteção superior aos vidros, o que é importante em zonas com muito vento e chuva.

Como faço para medir corretamente minha janela para instalar uma portada?

Antes de mais é preciso alertar para uma possível alteração da fachada, aquando da colocação de uma portada. Isto pode implicar algumas autorizações, tanto por parte dos organismos oficiais, como por parte de um eventual condomínio. Por outro lado colocar apenas uma portada na fachada vai criar um efeito assimétrico pouco agradável, e substituir apenas uma que esteja com problemas vai fazer essa janela diferenciar-se muito de todas as outras. Se deseja ou necessita de instalar portadas o mais aconselhável é montar em todas as janelas da fachada que mais necessite, para haver um estilo único, pelo menos nessa face visível. Se a sua casa estiver numa zona histórica provavelmente poderá substituir todas as portadas de madeira sempre que se mantenha a cor original, mas vai de certeza carecer de aprovação camarária. 

Para determinar corretamente as medidas da janela para instalar portadas, e encomendá-las corretamente, deve: 

- Identificar o tipo de janela que pretende medir; 

- Escolher o tipo de caixilho de montagem interna (normalmente pode ser em L ou Z); 

- Escolher o tamanho da chapa e a profundidade do caixilho; 

- Medir rigorosamente a janela; 

- Fazer uma nova verificação dos valores obtidos (seja muito específico e exato pois um erro pode levar à compra de portadas desadequadas).

Posso instalar eu próprio as portadas ou devo contratar um profissional? 

É fácil encontrar informação online sobre como instalar estes equipamentos, e possivelmente com algum cuidado e jeito pode conseguir fazer um bom trabalho. Mas como pode verificar no ponto anterior, apenas as medições já são de algum modo complicadas e exigem muito rigor técnico, Se a isso somar a necessidade quase imperativa de instalar mais do que uma portada, como já referimos, o nosso conselho é que peça ajuda a um profissional, especialista nesta área.