Piscinas infinitas: fotos, inspiração e projectos exteriores | homify Piscinas infinitas: fotos, inspiração e projectos exteriores

Piscinas infinitas: fotos, inspiração e projectos exteriores

  1. Ad
  2. Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Ad
  5. Ad
  6. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  7. Ad
  8. Ad
  9. Ad
  10. Ad
  11. Ad

Piscinas infinitas fazem sonhar, fazem pensar nas férias e em dias quentes onde as horas parecem avançar de forma mais lenta. As piscinas infinitas têm a característica principal de se fundirem na paisagem, entre o verde da natureza e/ou o azul do céu ou do mar.

Esteticamente belas e muito apelativas, quer para o olhar, quer enquanto elemento decorativo, uma piscina infinita é uma piscina que foi construída de forma a criar uma ilusão ótica que lhe confere a imagem de que é, de facto, infinita.

Ganharam grande popularidade a partir da década de 90, principalmente em hotéis de luxo e resorts paradisíacos, onde piscina infinitas foram instaladas de forma a fundirem-se com o mar. Hoje em dia já se vêem aplicada em casas de luxo ou nos mais caros hotéis de 5 estrelas. Estas piscinas têm o efeito parecido com o que vemos quando olhamos para o horizonte no mar, em que a superfície da água parece não ter fim.

Mas afinal o que é uma piscina (de borda) infinita?

O desejo de tirar o máximo partido da vista tornou este modelo de piscina bastante popular. É certo que exige cuidados diferentes comparadas com as tradicionais piscinas - referimos-nos ao sistema para o retorno da água que transborda.

A maior parte do efeito espetacular causado por uma piscina infinita está diretamente relacionada com a sua localização, ou seja, a vista e o meio ambiente. O efeito de “continuidade” da piscina pode ser variado em termos de cenários: o horizonte, o mar o rio ou a cidade. Este tipo de piscina funciona muito bem em locais mais elevados (caso do topo de um prédio ou numa falésia), conferindo à piscina infinita tudo o que ela precisa - efeito suspenso e de cortar a respiração.

Quais os segredos da piscina infinita?

A piscina infinita tem truque, mas não é de magia, é de construção. Vamos explicar: na piscina infinita a sua borda mistura-se à paisagem e faz com que se tenha a impressão de que a piscina não tem fim. Mas como? Do lado onde fica a borda infinita, a parede é mais baixa, o que faz com que a água da piscina vaze por esse lado. Porém, essa água não cai em vão, mas sim num reservatório previamente construído que recebe essa água e a devolve novamente para a piscina. O efeito é ainda mais interessante se a piscina for construída o mais possível à aresta do local, de forma a que a água da piscina cheia complete a linha da borda dessa superfície.

O que precisa de saber antes de construir uma piscina infinita

Antes de construir a sua piscina com borda infinita deve observar a localização do sol, permitindo vislumbrar o pôr do sol de uma maneira estonteante! Este simples detalhe faz com que o cenário fique ainda mais bonito! A piscina com borda infinita fica ainda mais bonita quando se tem um declive no limite do terreno. Tirar proveito dele, em geral, é a melhor opção para realizar o sonho de ver um pôr do sol maravilhoso!

O que precisa de ter para construir uma piscina infinita?

- Uma piscina

- Um local que tenha um desnível, de forma que a região onde a piscina é instalada seja mais alta

- Bomba de retorno de água

Que tipos de piscinas infinitas existem?

Versão simples: A água transborda apenas se houver movimentação na superfície. Ao escorrer, cai numa calha com alguma profundidade e normalmente preenchida com pedras. Quando o nível de água da piscina baixa, basta encher o novamente até voltar ao nível desejado.

Versão tradicional: Um motor faz com que a água transborde e volte à piscina continuamente. Adotar esse sistema pode encarecer a obra - informe-se com os melhores profissionais.

Qual o preço de uma piscina infinita?

Sejamos honestos, se a construção e manutenção de uma piscina tradicional já têm custos elevados, uma piscina infinita torna-se ainda mais dispendiosa. Desde a arquitetura paisagística e o design da própria piscina infinita, passando pelo seu projecto de engenharia e fase de execução. Esta é uma piscina que apresenta um valor avultado, no entanto, a originalidade e a beleza do resultado final pode valer a pena o investimento.