Piscinas de jardim: fotos, inspiração e projectos exteriores | homify Piscinas de jardim: fotos, inspiração e projectos exteriores

Piscinas de jardim: fotos, inspiração e projectos exteriores

  1. Design de interiores, projeto da área da piscina, garagem e churrasqueira em Casa de Campo por Form Arquitetura e Design Campestre
    Ad
  2. por homify Moderno
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Two Houses in Ponte de Lima | Arq. Eduardo Souto de Moura por João Boullosa Moderno
  5. Casa do Lago por Viviane Cunha Arquitectura Campestre
    Ad
  6. Casa da Árvore por Viviane Cunha Arquitectura Moderno
    Ad
  7. Piscina Evolution por Piscinas Imperial Minimalista
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. CASA HC1 - Moradia no Estoril - Projeto de Arquitetura por Traçado Regulador. Lda Moderno Madeira Acabamento em madeira
    Ad
  10. Piscina Evolution por Piscinas Imperial Minimalista
  11. por homify Moderno
  12. Electricidade por EletroDouro Moderno Contraplacado
  13. Modelo Emilie - Piscinas Waterair por Marpic Moderno
  14. Modelo Emilie - Piscinas Waterair por Marpic Moderno
  15. Modelo Emilie - Piscinas Waterair por Marpic Moderno
  16. Remodelação | Moradia Cond. Santa Mônica Jardins por LAF Construction Management Moderno Mármore
  17. 24 Moradia Arrábida - Azeitão por GPR - ENGENHARIA LDA Clássico
  18. 18 Golf Montado - Setubal por GPR - ENGENHARIA LDA Clássico
  19. Marassi Villas A por Studio Toggle Porto, Lda Moderno
  20. Marassi Villas A por Studio Toggle Porto, Lda Moderno
  21. Lantern House por Studio Toggle Porto, Lda Moderno
  22. Design de interiores, projeto da área da piscina, garagem e churrasqueira em Casa de Campo por Form Arquitetura e Design Campestre
    Ad
  23. CASA PCS1- Moradia em Tavira - Projeto de Arquitetura por Traçado Regulador. Lda Moderno Cerâmica
    Ad
  24. CASA PCS1- Moradia em Tavira - Projeto de Arquitetura por Traçado Regulador. Lda Moderno Cerâmica
    Ad
  25. Meraki Guesthouse por Leonor da Costa Afonso Eclético
  26. Meraki Guesthouse por Leonor da Costa Afonso Eclético
  27. Meraki Guesthouse por Leonor da Costa Afonso Eclético
  28. Meraki Guesthouse por Leonor da Costa Afonso Eclético
  29. Casa 18 por joão navas arquitectos Moderno
  30. Edifício Baia de Maputo por MCSARQ Moderno
    Ad
  31. Habitação VC por MCSARQ Minimalista
    Ad
  32. Casa LME por Viviane Cunha Arquitectura Clássico
    Ad
  33. Casa"LFC" por Traço M - Arquitectura Moderno

A palavra piscina pode arrancar com facilidade muitos suspiros entre as mais variadíssimas idades. Não só os mais novos adoram um bom mergulho mas também os mais velhos apreciam muito a calma de um dia lado a lado com a água. Hoje falamos de piscinas em jardins, piscinas nos seus mais variados formatos e tamanhos rodeadas de um cenário verde e bem tratado. Piscinas de exterior em que o uso da mesma é apenas feito nos meses mais quentes de Portugal, precisamente entre a Primavera e Verão.

O seguinte texto irá ajudá-lo a aperceber mais e melhor as características possíveis de uma piscina no jardim e claro, os custos associados, tal como quais o profissional a contactar em caso de querer construir uma em sua casa.

Como escolher o tipo de piscina para o seu jardim?

Escolher o tipo de piscina a construir no seu jardim não pode nem deve ser uma escolha de ânimo leve. Além dos altos custos está sempre associado muito trabalho e mau de obra, assim sendo, a escolha tem de ser acertada e “para toda a vida”.

Existem vários factores que devem ser tidos em consideração, desde a área e dimensão do terreno, ao tipo de piscina e aos diversos orçamentos com preços totalmente diferentes que irá receber.

Ter uma piscina é o sonho de muitos que compram um lote para construir a sua casa, seja ela no campo ou na praia. O terreno é sempre dividido com zona de habitação mais jardim, mesmo que este não esteja devidamente arranjado e usado como tal. Na hora de tornar o seu projecto real, informe-se o melhor possível e tire todas as dúvidas.

Que tipos de piscinas existem e quais as suas vantagens?

- Alvenaria

- Fibra de vidro

- Vinil

- Desmontável (as mais económicas e que se compram e podem ser montadas pelo próprio proprietário – não precisam de escavação no terreno e são aplicadas apenas em cima de um piso estável)

Vantagens das piscinas de alvenaria

As piscinas de alvenaria são um dos modelos mais comuns e tem uma boa relação custo benefício. Apesar de apresentarem um custo superior quando comparadas com outros tipos de piscina, estas têm grande grande durabilidade e resistência. São muitos versáteis e podem ser projectadas em qualquer tamanho, formato ou acabamento – desde o tradicional azulejo, pastilha ou pedra. Um dos cuidados a ter está associado ao terreno onde vai ser implementada, por ser em base de cimento e alvenaria, podem eventualmente surgir fissuras.

Vantagens das piscinas de fibra de vidro

As piscinas de fibra de vidro têm menos versatilidade em relação à formas e tamanhos do que as de alvenaria e vinil e têm a desvantagem de terem de ser transportadas até ao local. Apesar disso, as piscinas de fibra apresentam importantes vantagens, como o preço e a durabilidade, pois geralmente contam com garantias longas. Por serem pré-fabricadas, elas também são muito rápidas de instalar - processo de escavação e implementação da mesma. Por se tratar de uma superfície lisa, é vantajoso em relação à higiene e à limpeza. Com o avançar do tempo podem apresentar bolhas, mas se existirem cuidados e manutenção à altura conseguem-se manter as características por mais de 10 anos.

Qual a manutenção necessária para uma piscina?

Todas as piscinas precisam de manutenção diária e quem discorda estará a mentir. A limpeza pode ser feita de forma manual ou automática e também são necessários os exames e testes relativos às propriedades da água. A circulação da água é feita por um motor/máquina que está interligada à piscina desde a sua construção e a mesma de tempos a tempos precisa de atenção reforçada.

Os construtores e as melhores marcas, recomendam que esta casa das máquinas da piscina seja feita ao nível do solo e não de forma subterrânea, pois dificulta a sua limpeza e atrai humidade e bichos. Este motor não só monotoriza a circulação da água como programa a quantidade de cloro que a piscina tem e o que precisa para entrar dentro dos níveis.

Qual o custo de uma piscina no jardim?

Se uma piscina já tem todos os seus custos associados, uma piscina num jardim cuidado e delicado, ainda acarreta mais custos. Poderá planear o seu jardim de acordo com o seu gosto pessoal e até fazê-lo sozinho sem qualquer tipo de ajuda profissional, mas aconselhamos vivamente, a visita de um arquitecto paisagista para que a arquitectura da sua casa fique totalmente equilibrada e em harmonia com o jardim.

Se sonha com uma zona de jardim personalizado na sua propriedade tem em conta todos os pontos frisados anteriormente.

Apesar de 450 euros por metro quadrado servirem como regra, podem aparecer algumas variáveis relativas a:

- Tamanho

- Profundidade da água

- Extras

Alguns aspectos interessantes e a ter em conta:

- Zonas de pouca profundidade são menos caras que as zonas profundas

- Escolha sempre uma empresa com boa reputação e amplo portfólio

- Peça um esboço a um arquitecto, e utilize-o para obter orçamentos do custo da sua piscina entre profissionais do ramo

- Aprece alguns extras e faça as devidas comparações