Lagoas de jardim: inspiração, fotos e projetos de exteriores | homify Lagoas de jardim: inspiração, fotos e projetos de exteriores

Lagoas de jardim: inspiração, fotos e projetos de exteriores

  1. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  3. Ad
  4. Ad
  5. Ad
  6. Ad
  7. Ad
  8. Ad
  9. Ad
  10. Ad

Adicionar um lago num jardim é uma ideia genial e na realidade muito fácil de levar a cabo. É muito mais fácil do que possa pensar! Além de melhorar o aspecto decorativo do espaço, dá vida e aumenta o valor, tanto do jardim como da casa. Com a homify, ficará a saber tudo o que precisa para saber como aplicar um lago no seu jardim e o mais rápido e fácil possível. Continue a ler...

Quais as vantagens de ter um lago no jardim?

- Melhoria estética e visual

- É criado um espaço de natureza e frescura onde se pode sentir a tranquilidade e harmonía

- A água num jardim ajudar a regular a húmidade do ambiente

- A presença de água atrai insectos benéficos (abelhas, libélulas, joaninhas, etc.) que indiretamente ajudam no crescimento e manutenção do jardim, evitando o desenvolvimento de pragas

- Um lago pode servir como bebedouro para aves e como habitat para animais anfíbios (rãs, sapos, tartarugas e peixes)

- Ao contar com um depósito de água, podem desenvolver-se plantas aquáticas como arroz, agrião e convertê-lo em parte, num horto orgânico.

Que tipos de lagos para jardim existem?

De acordo com a sua construção, existem quatro tipos de lagos que poderá instalar no seu jardim, eles são:

Pré-fabricado: vêm em medidas e formas standards e são fabricados de plástico, PVC ou de fribo-cimento. São 100% impermeáveis à água e são uma alternativa prática que se adapta a espaços grandes ou pequenos.

De cimento: feitos à base de cimento utilizam também o ladrilho e pedra como base. É uma opção para jardins de dimensão média a grande.

De lona: como base do lago utiliza-se um plástico impermeável duro e resistente a raios ultravioletas. Recomendado para jardins médios a grandes.

No piso: são instalados no mesmo solo e adicionam-se algumas pedras e relva à volta a fim de parecem pequeno lagos. Esta opção é recomendada para terrenos amplos ou para quintas.

Que tipo de formas e desenhos de lagos para jardim existem?

Existem muitas formas de construir um lago no seu jardim. Existem também as mais variadas formas, das mais exactas, às redondas ou até orgânicas. A sua altura em relação ao solo pode ser elevada ou desnivelada. Nos milhares de fotos que temos na homify, poderá encontrar muitos desenhos e layouts de lagos de jardim e escolher o que mais gostar.

Como saber o melhor sítio do jardim para instalar um lago?

Antes de adicionar um lago ao seu jardim, precisa saber onde o vai colocar e para isso deverá ter em conta dois aspectos:

1. Luz solar: recomendamos-lhe escolher uma área que receba luz solar pelo menos 4h por dia, já que o sol ajuda a gerar vida na água. No entanto, se lhe der muito calor é meio caminho andado para se proliferarem algas, musgo e espécies de plantas não desejadas.

2. Evitar que esteja perto de árvores grandes: os cimentos podem rachar com o crescimento das árvores ao seu redor, todos sabemos que as raízes das árvores são fortes e podem estender-se sem direção planeada.

Como construir um lago no seu jardim? Passo a passo!

Não importa o tipo de lago que escolher, porque instalar um, é muito mais simples do que parece. Pode construí-lo você mesmo ou contactar um profissional da sua cidade que tenha muita experiência.

Iremos agora explicar-lhe brevemente do que precisa para fazer um lago de lona no seu jardim - uma das opções que melhor se adapta a jardins médios ou grandes.

Ferramentas: pá e ancinho; carrinho de mão; tesoura; parafusos e grampos

Materiais: areia; pedras decorativas; plástico duro e resistente aos raios ultravioleta; manta geotêxtil para evitar que cresçam ervas daninhas; canto decorativos.

Procedimento:

- Marque a zona do lago e escave uns 60 cm de profundidade

- Dê forma à zona escavada com a terra presente do solo

- Dentro do buraco coloque uma base de areia

- Cubra esse buraco com o plástico duro que irá reter a água no lago

- Coloque as pedras à volta (borda superior) para que o plástico não se mova

- Encha com alguma água para o plástico assentar

- Cubra com relva decorativa o degrau do lago e coloque lajes de pedra em todo o bordo superior.

- Corte o plástico que sobrar

- À volta do lago coloque a manta geotêxtil com grampos e coloque cascalho com o ancinho

- Encha na totalidade o lago e está pronto!

Dica: para que o lago no seu jardim fique ainda mais bonito, coloque plantas que decorem o mesmo. Se gostar, coloque espécies de rãs para que dêem vida e comam as larvas e insectos. Importante: se apostar em ter animais no seu lago terá que aumentar o cuidado e manutenção da água para que vivam com saúde e sem nenhum problema. Para isso, recomendamos-lhe que consulte um especialista.

Como decorar um lago?

Existem muitas maneiras de decorar um lago. Pode colocar plantas à volta, como canas da índia, bambus e também dentro do mesmo, algumas espécies como nenúfares e plantas aquáticas. Estas contribuem para oxigenar a água.

Também pode incluir uma pequena fonte ou cascata, que pode ajudar a remover a água do lago e a favorecer a sua oxigenação. Pedras, rochas e iluminação são outros elementos que não devem ser deixados ao acaso.