Jardins modernos: inspiração, fotos e projetos de exteriores | homify Jardins modernos: inspiração, fotos e projetos de exteriores

Jardins modernos: inspiração, fotos e projetos de exteriores

  1. Apartamento Privado (Duplex) Zona do Lumiar/Lisboa - Portugal Jardins modernos por LC Vertical Gardens Moderno
  2. Moradia em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o seu jardim?
  4. Jardins modernos por homify Moderno
  5. Casa Garcia de Horta Jardins modernos por Telmo Ferreira Photography Moderno
  6. Villa Persepolis por Jardíssimo Moderno
    Ad
  7. MORADIA CASCAIS Jardins modernos por LIGHT DESIGN PORTUGAL Moderno
  8. Precisa de ajuda com o seu jardim?
  9. Projeto de Jardim de Moradia em banda em Vieira do Minho Jardins modernos por R&U ATELIER LDA Moderno
    Ad
  10. por homify Moderno
  11. Moradia V3 Lt66 - Tires (Cascais) por ATELIER OPEN ® - Arquitetura e Engenharia Moderno Derivados de madeira Transparente
  12. Jardíssimo - Villa Louella, Vale de Boi Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
    Ad
  13. Relva Sintética em Lamego por Norpavi Moderno
  14. Cinco Terraços e um Jardim Jardins modernos por Corpo Atelier Moderno
    Ad
  15. Jardim interior em Castelo de Paiva Jardins modernos por APROplan Moderno
  16. Arranjos Exteriores da moradia CD Jardins modernos por Rosa Pereira Arq. Paisagista Moderno
  17. Jardíssimo - Ma Maison, Lagoa Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
    Ad
  18. Jardíssimo - Villa Cesteiros, Carvoeiro Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
    Ad
  19. Jardíssimo - Villa Louella, Vale de Boi Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
    Ad
  20. In53 Guest House – Habitação Unifamiliar + Guesthouse - Ponta Delgada - Açores Jardins modernos por Triplinfinito arquitetura, design e vídeo Lda Moderno
  21. Casa 7 Qtª da Marinha - Cascais – Habitação unifamiliar Jardins modernos por Triplinfinito arquitetura, design e vídeo Lda Moderno
  22. Sobreiras - Alentejo Country Hotel Jardins modernos por FAT - Future Architecture Thinking Moderno
  23. Jardíssimo - Ma Maison, Lagoa Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
    Ad
  24. Villa Oleander por Jardíssimo Moderno
    Ad
  25. Amora - Seixal. Viver com prazer by C EVOLUTIO LDA. por C evolutio Lda Moderno
  26. Habitação PM Jardins modernos por ARTEQUITECTOS Moderno
  27. Jardíssimo - Villa Louella, Vale de Boi Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
    Ad
  28. Jardíssimo - Villa Cesteiros, Carvoeiro Jardins modernos por Jardíssimo Moderno
    Ad
  29. Casa Vilarinha (Porto) - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  30. Moradia em Vilamoura por Castello-Branco Arquitectos, Lda Moderno
  31. Jardins modernos por homify Moderno
  32. Villa Persepolis por Jardíssimo Moderno
    Ad
  33. Moradia Barra da Tijuca - Rio de Janeiro Jardins modernos por Renata Esbroglio Arquitetura Moderno

Ideias de design de jardins modernos, inspiração e imagens  

Um espaço de jardim é um privilégio nos dias que correm, mas pode ser um presente envenenado, sobretudo quando o jeito para a jardinagem e o tempo não abundam. Obviamente que todos gostaríamos de ter um espaço de lazer exterior, com plantas e acessórios que nos pudessem tornar os tempos livres mais doces e agradáveis, mas isso nem sempre é fácil. Cuidar de um jardim elaborado, com muitas plantas a precisar de atenção e muita manutenção pode ser um desafio acima das suas possibilidades, no entanto quando o espaço está lá, é importante aproveitá-lo e tirar bom partido dele!  Um jardim moderno é a resposta à falta de tempo dos nossos dias e simultaneamente permite a criação de um espaço exterior funcional e bonito. 

Tendo como ponto de partida o espaço disponível, um jardim moderno pode servir várias finalidades, como servir de área e convívio com os amigos, ter uma zona de brincadeiras para os miúdos, um pequeno lago ou mesmo um jacuzzi!  Se tem um espaço exterior e pensa em começar o seu próprio jardim moderno chegou a o sítio certo: – aqui na homify vai encontrar muitas imagens com ideias para o inspirar! Mas não se limite… Existem muitas mostras hortícolas e feiras onde as mais recentes tendências são apresentadas e onde pode ficar a conhecer em detalhes os equipamentos e materiais mais modernos para criar o seu jardim. Mas se não tem tempo, ou apetência para a jardinagem não desanime e contrate um arquiteto paisagista! Na homify também vai encontrar os contactos dos melhores, associados aos respetivos trabalhos de referência, e ainda lhe deixamos aqui algumas ideias.  

Há alguma vantagem em ter um jardim moderno, para além do estilo? 

Sim, há várias vantagens, para além de conseguir um jardim bonito, e já falámos delas acima… Mas há mais! Em primeiro lugar é preciso explicar que num jardim moderno a grande quantidade de plantas e árvores é substituída por algumas poucas plantas, criteriosamente selecionadas e estilizadas, e a grande quantidade de área relvada é reduzida para dar lugar a caminhos de pedra ou áreas pavimentadas. Num jardim moderno é dada uma maior importância aos materiais artificiais e à composição, sendo vulgar a incorporação de metais e plásticos no conjunto paisagístico. 

Tudo isto implica uma menor necessidade de manutenção e cuidado, mas também exige muito menos propensão para as artes da jardinagem, e portanto menos probabilidade de frustração quando algo corre mal. Quem já tentou cultivar uma espécie de plantas que teima em não vingar no seu jardim sabe do que falamos! 

No entanto a maior vantagem nos dias que correm seja mesmo a poupança de água que um jardim moderno representa. Menos plantas implicam menos regas, e a facilidade de incorporação de plantas e arbustos com menores necessidades de água, levando a uma grande poupança de água, essencial em tempos de seca. 

Como posso planear o meu jardim moderno? 

Antes de mais nada é importante avaliar o espaço que tem disponível em função das suas necessidades e desejos. Quer apenas um jardim bonito para valorizar a sua casa? Quer transformar o jardim num refúgio de calma, com sofás e cadeiras? Tem sombra disponível ou precisa de encontrar uma maneira de a criar? Tem espaço para uma piscina e quer instalá-la, ou prefere apenas colocar alguns baloiços para as crianças? As opções são muitas e todas são compatíveis com a criação de um estilo moderno. 

É também importante perceber como irá incorporar o estilo escolhido para o jardim na fachada da casa. Pode parecer simples, mas um jardim moderno pode parecer um pouco anacrónico quando aliado a uma casa de estilo rústico, por exemplo. 

Depois preste atenção ao layout, esquematizando de forma geral como será constituído o seu desenho moderno. Planeie caminhos e e divisões: – estabeleça a localização de canteiros, maciços de plantas e árvores, piscinas baloiços, ou área de estar. 

Tenha em consideração as áreas de sombra e luz ao longo do dia, e se perceber que a exposição solar é excessiva e pode pôr em causa uma utilização confortável do jardim considere a instalação de uma pérgula ou de um toldo. Mas não se esqueça do design destes elementos que deve ser muito atual e com materiais modernos, podendo mesmo inovar um pouco no seu desenho para dar um toque mais original ao jardim. 

Lembre-se de que um bom layout de jardim, seja qual for o seu estilo, deve resistir ao teste do tempo. Por este motivo é muito importante esquematizar e compreender a composição e a estrutura espacial para planear um projeto de jardim moderno de sucesso. É fundamental que todos os elementos fluam e se integrem no conjunto de forma harmoniosa, sobretudo em itens mais difíceis, como uma casinha de brincadeiras para as crianças, que pode efetivamente ser integrada no plano sem comprometer o lado estético do projeto. E não se esqueça de jogar na antecipação, planeando o aspeto das plantações em alguns anos, percebendo como irão crescer as árvores e os arbustos nos anos seguintes, e o impacto desse crescimento no desenho original.

Equipamentos, mobiliário e acessórios de exterior num jardim moderno 

Lá fora, como lá dentro, o estilo moderno impõe geometria de formas e linhas retas. 

O mobiliário de exterior deve por isso ser bem simples, em materiais resistentes naturais ou não, mas sempre muito confortável. Esqueça as velhas cadeiras e mesas de plástico, e as desinteressantes mesas de metal – no estilo moderno existem muitas opções e nenhuma precisa de ser monótona! 

As almofadas devem ter cores neutras e, como tudo o resto, ser resistentes aos elementos. É importante que não fiquem descoloradas com a exposição solar ou manchadas com humidade. 

Os toldos, pérgulas, decks ou bancos devem ter designs atuais, com linhas simples, mas pode inovar e escolher designs mais arrojados e futuristas, com formas mais insinuantes. 

Quantos aos acessórios: – nem olhe para os anões de jardim em barro e esqueça as estatuetas de animais. Para decorar o seu jardim moderno (e pode decorá-lo) utilize peças de arte moderna, como estátuas ou peças abstratas. 

E não se esqueça de um bom sistema de iluminação! A iluminação é fundamental para desfrutar do seu jardim de dia ou de noite, e é preponderante para a valorização do espaço, por isso não arrisque e contacte um designer de jardins ou um designer de iluminação.