Existem muitos tipos de jardim e são imensos os que se podem desenhar em cada casa. Desde os mais exóticos cheios de palmeiras, plantas tropicais e caminhos, até aos mais minimalistas cheios de frescura num pequeno espaço pouco preenchido.
Sem dúvida, que para as pessoas que procuram sair do tradicional e que gostam de jardins únicos e diferentes, existem sempre a opção de criar o seu próprio pátio num estilo de jardim de pedras.
Um jardim de pedras, como o seu nome indica é formado principalmente por rochas e pedras em diferentes tamanhos e formas. Claro que pode estar acompanhado por outros elementos, como flores, arbustos, árvores e água, tal como de objectos decorativos de madeira, metal ou cerâmica. No paisagismo este jardim é conhecido como jardim de pedras.
Na época de Luís XV o estilo decorativo era caracterizado pelo uso de linhas arredondadas e caprichosas, imitando a forma de pedras e conchas. Em geral, um estilo decorativo assimétrico e irregular, que inspirou a decoração exterior da época, surgindo assim os primeiros jardins de rochas ou pedras. Desde então são fonte de inspiração em jardins públicos e privados em Portugal e em todo o mundo.
- São de fácil manutenção
- São económicos
- Podem adaptar-se a todos os espaços: pequenos ou grandes
- Ficam lindo tanto em espaços interiores como exteriores
- Adaptam-se a todos os estilos
- São adequados a todo o tipo de clima
- São resistentes
Desvantagem: devido ao peso da pedra o solo pode ceder e a longo prazo pode ter um efeito nativo no solo
O objectivo de um jardim de pedras é, que se veja o mais natural possível, por isso as pedras devem ser de diferentes tamanhos e formas. Se se decidir por um único tipo de pedra ou uma combinação de várias, é importante que conheça as mais utilizadas e as mais fáceis de encontrar à venda no mercado.
Pedras de rio: a opção mais económica e mais fácil de conseguir. É perfeita para formar e rechear a maior parte do jardim.
Pedras decorativas de mármore: composta por mármore é ideal para criar jardins elegantes.
Pedregulhos: de forma irregular, mas com um contorno arredondado. Diferentes tamanhos e tons: branco, cinza, bege e até mesmo em rosa. Ideal para qualquer estilo de jardim.
Rocha vulcânica: tamanho pequeno e cor escura. Fica elegante e pode ser usada para evitar que cresçam ervas daninhas.
Cascalho: pequenas pedras em formas irregulares, podem ser encontradas em cores diferentes, de cinza a preto.
Superfície de pedra lavada: uma mistura de pedras fraturadas de diferentes formas e cores anexadas formando peças de formas regulares de fácil aplicação.
Rochas de rocha: de diferentes formas, tamanhos e cores, por exemplo: quartzo, olho de dragão, musgo de rocha negra, pedra da lua, etc.
Pedra de alvenaria: esculpida em formas irregulares ou não esculpida. Muito usado na construção e decoração de jardins.
Pedras não esculpidas: são porosas e têm a forma de conchas. Eles são excelentes para jardins rústicos.
Laje: em diferentes cortes, tons irregulares e diferentes. É ideal para marcar caminhos, mas é um um pouco mais cara em relação aos anteriores. No entanto, fica maravilhoso!
Pode contactar um dos profissionais registados na homify, como arquitectos ou arquitectos paisagistas, ou até poderá lançar-se à aventura e criar um jardim você mesmo. Antes de iniciar o seu projecto de jardim, é importante que responda à seguinte questão: é um jardim interior ou exterior? Seja qual for a sua resposta, o importante é que a solução final se veja natural e elegante.
Passo 1: prepare a área (limpe e assegure-se que tem uma boa drenagem para não causar inundações ou humidades).
Passo 2: é importante que a terra seja areada e que se coloque uma base de areia suave.
Passo 3: comece a colocar as rochas. Comece com as maiores e brinque em altura. Certifique-se que as mesmas fiquem assimétricas e se enterrem um pouco no solo para que pareçam ainda mais naturais. Deverá deixar as pedras um pouco afastadas umas das outras, para que as plantas escolhidas possam desenvolver-se de forma natural e sem qualquer restrição.
Passo 4: Coloque as plantas entre as pedras e coloque um pouco de terra a cobrir bem as suas raízes. É importante que a sua escolha recaia sobre plantas baixas ou rastejantes, pois são as que melhor se adaptam à forma das rochas. Escolha plantas regionais, para que o cuidado e a manutenção do seu jardim sejam muito menores. Se escolher plantas com flores o seu jardim ficará colorido.
Passo 5: Se quando terminar ainda não ficar totalmente satisfeito com o resultado, coloque algum cascalho ou casca de pinheiro para não crescerem ervas indesejadas e deixar tudo mais uniforme.
As plantas que normalmente são mais sugeridas para um jardim de pedras são: a bacopa ou qualquer outra planta de historial aquático e musgos, pois têm uma boa floração e são resistentes a todos os tipos de clima. E também, quase todas as espécies de ervas aromáticas, tais como tomilho, menta, camomila e alfazema e ainda os narcisos.
É importante considerar incluir plantas nativas da região onde mora, para que cresçam mais rápido e não precisem de cuidados especiais.
Como mencionamos anteriormente, uma das grandes vantagens de ter este tipo de jardim em casa é que ele tem a facilidade de se adaptar a qualquer estilo.
Os mais populares são: estilo mediterrâneo, asiático, campestre e rústico. Na homify, pode encontrar muitas idéias de jardins de todos os estilos e tamanhos e que se encaixem em todos os orçamentos.