Jardins de fachada: inspiração, fotos e projetos de exteriores | homify Jardins de fachada: inspiração, fotos e projetos de exteriores

Jardins de fachada: inspiração, fotos e projetos de exteriores

  1. Moradia em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  2. Villa Persepolis por Jardíssimo Moderno
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. por homify Moderno
  5. Moradia V3 Lt66 - Tires (Cascais) por ATELIER OPEN ® - Arquitetura e Engenharia Moderno Derivados de madeira Transparente
  6. Quinta em Carvoeiro por Jardíssimo Rústico
    Ad
  7. Villa Oleander por Jardíssimo Moderno
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Villa Persepolis por Jardíssimo Moderno
    Ad
  10. Um dia em Berlim por Sofia Aleixo-Homify Campestre
  11. Design de interiores, projeto da área da piscina, garagem e churrasqueira em Casa de Campo por Form Arquitetura e Design Campestre
    Ad
  12. Design de interiores, projeto da área da piscina, garagem e churrasqueira em Casa de Campo por Form Arquitetura e Design Campestre
    Ad
  13. Design de interiores, projeto da área da piscina, garagem e churrasqueira em Casa de Campo por Form Arquitetura e Design Campestre
    Ad
  14. Design de interiores, projeto da área da piscina, garagem e churrasqueira em Casa de Campo por Form Arquitetura e Design Campestre
    Ad
  15. Casa Cidade da Maia por Raulino Silva Arquitecto Unip. Lda Minimalista
  16. Casa Cidade da Maia por Raulino Silva Arquitecto Unip. Lda Minimalista
  17. Moradia de Luxo na Penha Longa por ImofoCCo - Fotografia Imobiliária Eclético
  18. Moradia de Luxo na Penha Longa por ImofoCCo - Fotografia Imobiliária Eclético
  19. Meraki Guesthouse por Leonor da Costa Afonso Eclético
  20. Produtos por Jah Building Solutions Moderno
    Ad
  21. Restauração de Moradia por jpg.p Arquiteto Campestre
  22. Abóbadas e arcos em tijolo de burro por Estilos Rústicos Rústico Tijolo
  23. Casa Vilarinha (Porto) - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  24. Casa Vilarinha (Porto) - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  25. Mobiliário para exterior por CRISTINA AFONSO, Design de Interiores, uNIP. Lda Moderno
    Ad
  26. Piscina moderna por AmaCasa Moderno
  27. T2, com Garagem + Grill - Casa em Madeira - Tarouca por Breeze House Rústico
  28. Moradia em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  29. Moradia em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design Moderno
    Ad
  30. A family house by the sea | 2019 por Susana Camelo Moderno
  31. Instituições por Jardins do Paço Clássico
  32. Hotéis por Jardins do Paço Clássico
  33. Remodelações por Pedigree Group Minimalista Plástico

Para que a fachada de sua casa se veja mais bonita do que já é, recomendamos-lhe (se não tem ainda), um jardim de fachada. A sua presença irá criar uma entrada calorosa e dará as boas vindas a quem o visitar. Não importa o espaço disponível, pois existe sempre espaço para um jardim de fachada por mais pequeno e insignificante que seja. Na homify temos muitas ideias para que se inspire, mas antes queremos partilhar consigo o deve considerar antes de projetar o jardim da frente da sua casa.

É necessária licença para construir uma jardim na fachada da sua casa?

Não precisa solicitar licença de construção para desenhar o seu jardim frontal dentro do seu prédio ou terrenos, mas precisa ter em conta alguns aspectos importantes.

Para desenhar um jardim pequeno no espaço disponível entre a fachada e o passeio de sua casa, talvez seja preciso respeitar alguma regra ou harmonia, por isso, não avance sem antes questionar directamente a sua câmara municipal. Se o jardim a construir for entre paredes, ou seja, entre a parede junto ao passeio e a parede da sua casa ou prédio, não precisa de informar ninguém.

O que deve ter em conta antes de construir um jardim de fachada:

- A zona do seu jardim nunca deve invadir a zona do passeio, nem direcionar água pluviais para terrenos vizinhos.

- Se o seu jardim ou o seu pequeno jardim frontal estiver no segundo andar, este pode destacar-se da sua propriedade até um metro, desde que não obstrua o espaço público ou alguns outros objetos, como semáforos ou linhas de telefone.

- Em jardins dianteiros localizados no segundo andar a água não deve drenar em direção à parte frontal ou adjacente, mas sim, deverá ser direcionada para canalizações e caleiras específicas.

Quais os estilos possíveis de jardins de fachada?

Assim que tiver claro todas as considerações necessárias à construção de uma jardim de fachada – não obstrua a via pública nem afecte o terreno do vizinho – recomendamos-lhe que o segundo passo seja a escolha do estilo do jardim que irá decorar a frente de sua casa. Existe uma grande variedade e as mais comuns, são:

Minimalista: ideal para espaços pequenos e fachadas modernas. Alguma relva, alguns arbustos e pedras brancas como elemento decorativos são suficientes. Os fetos e eras são também uma opção fresca para os jardines de estilo minimalista. Se desejar, poderá incluir um caminho com lajes em cimento até à entrada de sua casa.

Rústico: ideal para fachadas com médio ou grande espaço. A combinação de pedras de diferentes tamanhos, texturas e tonalidade é permitida. As plantas mais adequadas são as suculentas, arbustos pequenos e flores como margaridas, girassóis e hortênsias. Elementos decorativos como pontes de madeira, esculturas artesanais de barro ou ferro são um toque único. Poderá usar ripas de madeira para marcar e delimitar a zona de caminho e acesso a casa.

Mediterrâneo: um jardim de fácil manutenção e resistente a espaços com falta de água. Ideal para espaços de tamanho médio ou grande. Pode criar um cenário com ervas aromáticas ou árvores de fruta e bugambilias para um boost de cor. Para criar sombra, inclua árvores de copa cheia. Neste tipo de jardim pode incluir rochas e pedras. Elementos decorativos como peças em barro ou cerâmica acentuam o carácter mediterrâneo ao espaço verde em frente a sua casa.

Asiático: é perfeito para fachadas com espaços grandes ou pequenos. O importante é que transmita sempre paz e harmonia. Isto só se consegue combinando 5 elementos: caminho, plantas, árvores, areia e pedras. Em alguns jardins de estilo asiático pode também incluir água, se instalar uma fonte ou um lago. As plantas de folhas suaves são as mais ideias para este tipo de área verde, tal como bambu e pequenas palmeiras.

Qual a iluminação mais adequada a um jardim de fachada?

Além de plantas, flores, árvores, relvados e pedras, o jardim que decora a sua fachada deve conter um outro elemento: iluminação artificial. É certo que a iluminação no seu jardim criará uma atmosfera única, acentuando sombras e nuances, ao mesmo tempo que sinalizará caminhos e proporcionará um pouco de segurança à frente da sua casa ficando iluminada.

Para a iluminação do seu jardim de fachada, pode escolher entre luzes quentes (amarelas) ou frescas (brancas) dependendo do efeito que deseja alcançar. Também pode optar por luzes coloridas. A luz pode ser direta ou indireta, localizada no topo de uma parede e direcionada sutilmente para o jardim, ou colocando luminárias no chão voltadas para cima. As lâmpadas mais recomendadas são LED, uma vez que são resistentes a todos os tipos de clima, perfeitas para o exterior e também são ideais para reduzir o consumo de energia.

Que profissionais podem ajudar no desenho do seu jardim de fachada?

Arquitetos paisagistas ou jardineiros são os profissionais que deve procurar se quer projetar um jardim que se adapte ao design da sua fachada. Eles são especialistas no tipo de plantas que deve usar de acordo com a sua localização geográfica e o tipo de solo onde a sua casa está localizada.

Quando já tiver o seu jardim ao seu gosto, sugerimos que ligue para o jardineiro mais próximo duas vezes por mês para que o mesmo seja mantido e não fique nunca com ar selvagem e desmazelado. Outra opção prática e económica que também pode ser divertida, é você ser o responsável pelo seu pequeno jardim de fachada.