Jardins - inspiração e design | homify

Jardins

O que torna um jardim perfeito?

O jardim perfeito é aquele que os proprietários adoram usar, mas não há um modelo único de perfeição. Há milhares de diferentes maneiras de criar jardins adoráveis, lugares apreciados para relaxar e receber amigos. Geralmente, os melhores jardins são desenhados para aproveitar o espaço disponível da melhor maneira possível. Pode-se contar com flores e arbustos para criar clareiras de cor e podem conter mobiliário de jardim ordenado com gosto. Alternativamente, podem ser simplesmente minimalistas e desenhados para o conforto. O aspecto-chave que devemos recordar é que, ao planearmos habilmente um jardim usando os estilos acertados e um pouco de imaginação, qualquer pessoa pode criar o jardim perfeito para o seu próprio gosto. 

Onde é que eu posso encontrar ideias para criar um jardim?

Não precisa de se apoiar em jardineiros especialistas ou em programas de televisão sobre paisagismo para ter ideias sobre como criar um jardim. Em vez disso, o homify criou uma forma muito fácil de explorar diferentes tipos de jardins, permitindo que qualquer pessoa consiga planear e construir o seu jardim de sonho. Tudo o que precisa de fazer é pesquisar no catálogo da homify, escolhendo o design de jardim que mais tem a ver consigo. Estes podem ser inseridos no próprio “livro das ideias” do utilizador, que guarda os seus favoritos para que os possa voltar a ver mais tarde. O “livro das ideias” também permite que tire notas enquanto procura, para que nenhum momento de inspiração seja perdido.

O que é que eu posso fazer exactamente com o meu jardim?

O que decide fazer com o seu jardim depende inteiramente da sua própria imaginação, e o homify recomenda que tente compreender a sua própria visão o mais possível. No entanto, todos os jardins tendem a ter certos elementos em comum, quer sejam jardins artificiais ou mais naturais. Quase todos os jardineiros terão de escolher qual a mistura de plantas que querem incluir. Quer flores tropicais para criar um exótico jardim asiático para o clima de Hong Kong, ou prefere experimentar plantas de outras partes do mundo? Escolhas populares incluem ainda lagos para peixes ornamentais e apontamentos aquáticos como fontes, mas jardins de pedras, trepadeiras ou terraços também são comuns. A mistura perfeita irá depender de si. Se adora organizar churrascos, um terraço-cozinha é essencial. Para festas de jardim, espaço relvado e o mobiliário certo de jardim são um must.

Como posso criar uma área de jardim funcional?

A coisa mais importante a recordar quando planear o seu jardim é que uso é esse espaço vai ter. Vai organizar festas e eventos para crianças ou apenas vai usar o jardim para relaxar depois de um longo dia de trabalho? Terá o luxo de uma piscina, o que irá requerer pavimento extra? Amantes da natureza também vão querer incluir características que ajudem os animais e as plantas a prosperar. Para todos os jardins, sombra e luz solar são aspectos-chave a considerar. Pense em que partes do seu jardim recebem mais sol. Estas podem ser as áreas indicadas para terraços ou plantas que precisem de calor. Pode ainda haver espaço para áreas cobertas que ajudem a proteger da chuva.

E quanto a cercas de jardim?

Não é o aspecto mais glamoroso do design de jardins, mas todos os jardins precisam de estar rodeados de cercas resistentes para proteger as suas plantas e separá-los das propriedades vizinhas. Felizmente, há uma abundância de materiais atractivos e estilosos que podem ser pintados para encaixarem no seu estilo de jardim escolhido, e habilidosos jardineiros também podem treinar as suas atractivas plantas como vinhas de maracujá a entrelaçarem-se na sua cerca. Cercas também podem ser usadas para criar privacidade em algumas áreas do jardim, particularmente em sítios como Hong Kong onde as propriedades podem estar muito próximas umas das outras. 

Como é que eu consigo um planeamento para o jardim eficaz? 

Planeamento é crucial para alcançar um harmonioso e bem-sucedido design de jardim, por isso tome algum tempo a analisar os diversos estilos no homify antes de se comprometer com um objectivo final de design. Pode ainda querer entrar em contacto com especialistas como horticultores, que o podem aconselhar sobre que plantas irão funcionar melhor no seu jardim, enquanto paisagistas podem oferecer sugestões estéticas para fazer com que o seu jardim tenha o melhor aspecto possível. Se tem uma vida ocupada, planear um jardim pode assegurar que a sua manutenção seja mantida no mínimo. Se escolher as plantas certas, estas podem ficar fabulosas, requerer pouca água e tomar muito pouco do seu tempo. 

De que maneiras posso melhorar a minha decoração de jardim? 

Naturalmente, há diversas maneiras de usar a decoração de jardim para tornar as suas áreas exteriores fantásticas, por isso explore as suas opções e torne os acessórios certos no aspeto-chave no design do seu jardim. Os lugares para sentar são uma consideração crucial para qualquer pessoa que tenha a intenção de receber amigos ou tenha uma família para acomodar, por isso invista nos sofás, bancos e redes de descanso certos para tornar o terraço do seu jardim no mais confortável possível. Em climas quentes como Hong Kong, a água corrente é uma ótima maneira de criar um efeito refrescante e relaxante, por isso considere a instalação de uma fonte. Esculturas de jardim são outra maneira rápida e criativa de tornar a sua decoração de jardim soberba. 

E quanto ideias para pátios, terraços e decks de jardim? 

Os bons jardins equilibram características naturais como relva e flores com espaços para sentar e apreciar o ar livre, por isso pátios, terraços e decks são óptimas ideias para grande parte de designs de jardim. Os decks podem ser usados para suavizar a transição da casa para o mundo natural, se usar materiais como madeiras duras. No entanto, também tem a hipótese das superfícies de pedra ou ainda gravilha em algumas circunstâncias. 

Que mobiliário de jardim posso usar? 

Escolha cadeiras, sofás e bancos que encaixem no seu estilo de jardim escolhido, mas tenha sempre em atenção a sua durabilidade. Pode encontrar facilmente mobiliário de jardim bonito que seja feito de materiais duráveis como vime ou aço, que irá funcionar bem e durar anos, proporcionando uma maneira segura e confortável de toda a gente apreciar o seu jardim. Se pretende tirar o máximo partido do sol, uma rede de descanso estrategicamente pendurada será uma opção maravilhosa para relaxar, juntamente com espreguiçadeiras e cadeiras de convés. Sofás de dois lugares e cadeiras de baloiço são uma opção romântica – especialmente se tiverem a vantagem de estar de frente para as suas flores premiadas. 

Que outras ideias posso usar como inspiração para criar um jardim bonito? 

Para algumas pessoas, o espaço de jardim pode ser um lugar que ajuda a abastecer a cozinha, de horticultura. Pode estar interessado em criar um jardim de ervas para tornar os seus pratos ainda mais frescos, apesar de arbustos e árvores também serem fáceis de plantar e a fonte de deliciosa comida saudável. Outras ideias podem incluir arrumos para guardar as suas ferramentas, assim como adições mais recreativas como uma piscina, uma “casa na árvore” ou um baloiço para as crianças. Essencialmente, o lugar que deve usar para se inspirar é a sua própria imaginação, por isso pense bem naquele jardim com que sempre sonhou.

Como é que eu posso recriar alguns dos designs de jardim mais populares?


Como conseguir: Jardins de natureza

Jardins de natureza estão a tornar-se cada vez mais populares. Estes jardins procuram construir a seleção certa de flores para atrair animais e criar cenários selvagens cheios de flores e cores indígenas. Bem conseguidos, estes jardins de natureza podem diminuir a necessidade de rega uma vez que as plantas locais devem estar adaptadas às temperaturas e níveis de chuva de Hong Kong. Estes são também excelentes maneiras de contribuir para a saúde do seu ecossistema local.

Como conseguir: Jardins modernos

Os jardins modernos tendem a ser altamente planeados, com um elevado uso de relvado e linhas austeras criadas por cercas e pelas paredes da casa. Incluem, muitas vezes, divisões esquemáticas entre as diferentes zonas do jardim, desde a área para sentar mesmo à porta de casa até ao relvado e às camas de flor, e também podem incluir aspetos decorativos como esculturas de arte moderna. Ordem e clareza são aspetos chave para conseguir um bem-sucedido jardim moderno. 

Como conseguir: Jardins de estilo mediterrâneo 

Os jardins de estilo mediterrâneo apresentam normalmente grandes áreas de estar e terraços, com uso proeminente de focos de luz como lâmpadas penduradas e atravessadas pelas trepadeiras, dando ao jardim um ambiente de taberna ou trattoria Mediterrânica. Terá sítios para se recostar, com confortáveis sítios para sentar, e outros sítios para aproveitar a luz solar. Espere ver folhas de palmeira em abundância, pedras de jardim com catos e plantas Mediterrânicas como figos da Índia. 

Como conseguir: Jardins japoneses 

Jardins japoneses são famosos pelo seu uso artístico de folhagem colorida e pelo mobiliário de jardim que cria espaços elegantes que têm tanto de peças de arte como de jardim convencional. Este tipo de jardins tem tendência para contar com grandes áreas de deque de madeira, assim como vasos de madeira que separam claramente os diferentes elementos florais. Gravilha e seixos também são opções comuns para criar fronteiras que destaquem todas as partes de um bem desenhado jardim japonês. 

Como conseguir: Jardins zen

O Zen tem tudo a ver com o desapego e a contemplação – e os jardins zen são espaços de relaxamento. Normalmente incluem deques ou terraços proeminentes, com confortáveis sítios para sentar e com o uso de materiais que evitam cores vivas e brilhantes. Em vez disso, o foco está na pureza e na claridade. A água pode ser um elemento-chave de um jardim Zen, simbolizando o fluxo infindável da vida. 

Como conseguir: Jardins com pedras 

Jardins com pedras podem ser uma fantástica maneira de criar coloridos arranjos quando o espaço é limitado. Até nos jardins mais pequenos (como aqueles que estão anexados ao apartamentos de Hong Kong), um bem planeado jardim de pedras pode ser o anfitrião de um conjunto amplo de bonitas flores. O tipo de flores que prospera nos jardins de pedras também tem tendência a necessitar de muito pouca água, o que os torna numa alternativa que implica menos manutenção que outros estilos.