Janelas de madeira: inspiração, fotos e projetos de exteriores | homify Janelas de madeira: inspiração, fotos e projetos de exteriores
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Janelas de madeira: inspiração, fotos e projetos de exteriores

Qualquer apresentação ou definição sobre janelas será aborrecida e desinteressante aos olhos do comum mortal. Certamente não damos o devido valor a este objecto que tanto faz pelas nossas casas e espaços. Graças a elas conseguimos vedar o interior do exterior e aumentamos a claridade das divisões. As janelas além de poderem ser um acesso ao interior/exterior da casa são uma parte importante na estrutura de qualquer habitação, e por isso devem ser adaptadas individualmente a cada projecto. Certifique-se de que sua escolha é a mais acertada e contacte sempre especialistas para tratar do assunto.

Existem janelas de todas as dimensões e feitios mas é sobre as janelas de madeira que vamos debruçar a nossa maior atenção.

Quais as vantagens e desvantagens das janelas de madeira?

As molduras de madeira em janelas não são mesmo a opção mais baratas em Portugal quando comparadas com outros acabamentos como alumínio ou PVC. Quem nutre um grande carinho por janelas de madeira e financeiramente pode apostar, somos da opinião que o deve mesmo fazer. Não é por acaso que este acabamento em janelas é um dos mais queridos dos nossos leitores.

Algumas razões pela quais as janelas de madeira são hoje em dia uma das escolhas mais apreciadas:

- As janelas de madeira são relativamente flexíveis no que toca a se adequarem ao estilo do espaço da casa (tradicional, minimalista, clássica, moderna etc.).

- Criam um aspecto rústico e natural único

- São capazes de resistir às drásticas mudanças de temperatura, como o frio e o calor intenso

- Capazes também de resistir ao calor e frio interior de qualquer divisão

- Este material também é um óptimo isolante acústico

- Dependendo do tipo e qualidade da madeira, a manutenção não é muito elevada

- A resistência ao clima depende do tipo e da qualidade da madeira

Quais as desvantagens das janelas de madeira?

- Não é muito fácil encontrar madeira de boa qualidade

- Todas as casa de madeira têm de ser tratadas de forma especial para evitar a contaminação com fungos da madeira

- Requerem manutenção periódica e um revestimento anti fúngico

- Embora seja resistente ao calor, a exposição contínua a altas temperaturas pode causar mudanças na forma e volume e ainda na cor

- Se a qualidade da madeira não for boa, nãos será resistente e terá de ser trocada em pouco tempo

- A tinta aplicada na madeira também deve ser à prova de intempéries, caso contrário, ficará com aspecto queimado

Qual a madeira mais adequada para as janelas?

A seleção de madeiras para janelas tem de ser um material isolante adaptável a diversos climas. A sua baixa condutibilidade térmica tem de proporcionar uma troca frio/calor com o ambiente de forma lenta, o que significa que com baixas temperaturas, o interior da casa se mantém aquecido e vice-versa. O isolamento acústico da madeira permite que haja uma maior absorção dos ruídos proporcionando ambientes interiores muito mais tranquilos. Todos estes pontos, criteriosamente aplicados, favorecem uma maior eficiência do material.

Alguns exemplos: Carvalho, pinho silvestre, afizélia, sipo, castanho, câmbala.

Que tipos de aberturas de janelas existem?

Prepare-se para ficar surpreendido com a quantidade de tipos de aberturas de janelas existentes:

- Fixa / com folha falsa

- Batente com folha de abrir

- Oscilobatente

- Basculante

- Folha de correr

- Projectante

-Folha de abrir tipo guilhotina

- Pivotante

- Harmónio

Qual a pintura mais adequada para as janelas de madeira?

Existem vários tipos de tintas que podem ser aplicadas nas janelas de madeira:

-Pintura a óleo: feche perfeitamente a superfície dos caixilhos de madeira. As opções de cores são tantas que a tonalidade pode ser combinada com o estilo da sua casa. A sua aplicação é muito fácil e rápida.

- Laca: quase o mesmo que a pintura a óleo, a diferença está na forma como funciona e é aplicada em spray.

- Melamina: semelhante ao polimento, mas só pode ser aplicada em ambientes fechados. A sua aplicação é feita por pulverização, para que o produto possa entrar intensamente na fibra da madeira.

- PU (poliuretano): Não muito diferente da melamina, mas só cobre a superfície da madeira sem ser absorvido pelo seu interior. Sua aplicação é de igual forma - com spray.