Janelas de cave: inspiração, fotos e projetos de exteriores

  1. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  2. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  5. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  6. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  7. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  10. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  11. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  12. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  13. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  14. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  15. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  16. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  17. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  18. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  19. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  20. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  21. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  22. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  23. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  24. Janelas de cave  por 디자인랩 소소 건축사사무소
  25. Janelas de cave  por dwell design
  26. Janelas de cave  por Bade Newby Display
  27. Janelas de cave  por MIDE architetti
  28. Janelas de cave  por OBIC Design
  29. Janelas de cave  por Style Within
  30. Janelas de cave  por Style Within
  31. Janelas de cave  por Gullaksen Architects
  32. Janelas de cave  por IQ Glass UK
  33. Janelas de cave  por IQ Glass UK

O que devo considerar para escolher uma janela de cave? 

Se estiver a construir, antes da escolha das janelas, é importante determinar qual vai ser a funcionalidade da sua cave: - vai servir apenas para arrumação? – Vai querer instalar ali alguma funcionalidade de utilização diária, como uma sala de cinema ou um ginásio, ou mesmo uma lavandaria? Claro que esta determinação à partida pode não ser prática por querer deixar em aberto várias possibilidades, mas se for possível é importante, para escolher o estilo das janelas (que influencia indelevelmente o estilo interior). 

Depois é importante ter em conta os seguintes aspetos: 

- O clima e a humidade ambiente – é fundamental ter uma ideia destes parâmetros para escolher o isolamento e a ventilação que a janela deve proporcionar; 

- As medidas de base – deve sempre executar uma medição precisa das aberturas para janelas, não só para fazer as encomendas corretas mas também para perceber se é preciso alargá-las; 

- O apelo estético – lembre-se que as janelas de cave não vão ser vistas apenas do interior, mas que muitas vezes fazem parte integrante do visual da fachada de sua casa, pelo que não podem ter um estilo que entre em conflito com esta. 

- A funcionalidade da própria janela – muitas vezes a principal função das janelas da cave é permitir a passagem de objetos, como móveis e escadas, e portanto as dimensões devem ser minimamente úteis.

Que tipo de janelas são boas para um porão?

  - Na nossa ótica a melhor escolha de material para este tipo de janela será o PVC, em vez de alumínio ou aço, pois o PVC não apresenta risco de corrosão, não apodrece e não deforma, o que significa que as janelas construídas neste material são praticamente isentas de manutenção, e as torna especialmente aptas para as condições que muitas vezes existem nas caves. Por outro lado a sua instalação modular apresenta menos problemas de instalação. 

-Certifique-se de que escolhe o tamanho de caixilho e a espessura de vidro correta (uma vez mais, em função do isolamento requerido pela funcionalidade). 

- Escolha um estilo de janela que se adapte ou que se uniformize com o revestimento interior e exterior, e com o estilo da sua casa. 

- Algumas das janelas mais utilizadas em caves são as janelas de correr (a que podem ser facilmente incorporadas barras de proteção), as janelas basculantes com projeção para dentro ou para fora (normalmente para dentro), as janelas de tombar e as janelas pivotantes.

Tipos de materiais de janela mais adequados para uma cave 

- PVC – os caixilhos de PVC são completamente isentos de corrosão e são muito resistentes aos danos causados pela humidade. Podem ser limpos facilmente, são pensados para suportar uma forte exposição à luz solar e apresentam-se como uma opção durável e barata, numa grande variedade de cores e estilos. 

- Madeira – este é um material que deve evitar numa cave, porque a própria janela está perto do solo, tornando-a mais próxima da humidade que pode deformar ou apodrecer o caixilho. 

- Fibra de vidro – este material apresenta-se como uma opção de grande durabilidade, resistente aos excessos do clima e ao intenso uso doméstico. Fica muito bem tanto dentro como fora, vem em uma série de cores e estilos e requer muito pouca manutenção. É um dos materiais mais fortes, mas é também o mais caro. 

- Alumínio – não é a melhor escolha para zonas muito húmidas ou próximas do mar, mas é barato, forte, durável e pode ser pintado de qualquer cor. É uma opção muito popular em climas mais quentes, embora o calor possa aquecer o quadro e deformá-lo.

Substituição de uma janela de cave

Quando a sua janela de cave já não cumpre com o funcionamento desejado está na hora de pensar numa substituição para melhorar a eficiência energética de sua casa e atualizar o seu look. 

É nesta altura que tem de avaliar qual é o melhor tipo de janelas para a sua cave, usando os conselhos que demos no primeiro ponto. 

Tenha em consideração a quantidade de luz que precisa na cave e escolha o tipo de janelas em função disso.  Use caixilhos do tamanho correto para a abertura da janela original, ou para o novo orifício rasgado com o tamanho de que precisa, e vidro com a espessura apropriada. Considere a instalação de vidros duplos, pois vai melhorar não só as condições da própria casa, mas também a eficiência energética de toda a casa. 

Tenha também em mente o aspeto estético da janela, do interior e da própria casa – precisa de chegar a um equilíbrio funcional entre estilos de janelas, tipo de caixilhos, eficiência energética e tamanho.

Devido às condições específicas das janelas de cave aconselhamos a que a sua montagem ou substituição seja feita por um profissional

Decoração e manutenção de janelas de cave 

A necessidade de decoração vai depender muito da funcionalidade da própria cave. Uma janela numa oficina pode não precisar de cortinas, mas pode beneficiar o trabalho na cave se tiver um estore. Ou se a cave for meramente área de arrumações dispensa o aspeto decorativo. 

Se você tem grandes janelas para um espaço de habitação na cave, fazer uma decoração cuidada com cortinas ou estores pode ser crucial na melhoria da habitabilidade do espaço. Usar a cave como área social requer melhorias estéticas óbvias, por isso escolha cores vivas e padrões ousados, e use cortinas com tons simples e neutros que não tirem o protagonismo ao resto do espaço. Umas sanefas podem adicionar estilo e melhorar a funcionalidade. Escolha cores claras e tecidos que permitam que a luz penetre o mais possível no espaço, normalmente pouco iluminado

Considere também a aparência externa: 

- não se esqueça de que as janelas de cave ficam muito baixas, quase junto ao chão, pelo que o interior pode ficar demasiado exposto a olhares indiscretos e cortinas devem usadas para dar privacidade. 

Por outro lado a localização destas janelas torna-as um ponto de acesso facilitado para invasões de propriedade e roubos. Se a sua zona não é muito segura, ou pretende reforçar a segurança para se sentir bem em casa, pode instalar grades nas janelas da cave. Não se esqueça de escolher um material e uma cor que se coadunem com a da construção, e que ao invés de a fazer parecer uma prisão, a tornem ainda mais bonita.