Garagens abertas – fotos, inspiração e design

  1. CASA EM CABANELAS | LAVRA: Garagens abertas  por ASVS Arquitectos Associados
  2. Moradia AD: Garagens abertas  por EMF arquitetura
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Miradia unifamiliar geminada: Garagens abertas  por perez ipar arquitectura  e decoração
  5. Casa das Neves: Garagens abertas  por ® PERFIL┳ Arquitectura
  6. Casa das Neves: Garagens abertas  por ® PERFIL┳ Arquitectura
  7. Casas das Estrelícias: Garagens abertas  por ® PERFIL┳ Arquitectura
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Garagens abertas  por Giotta Studio
  10. Garagens abertas  por Steelmanufaktur Beyer
  11. Garagens abertas  por Eduardo Gutiérrez Taller de Arquitectura
    Ad
  12. Garagens abertas  por Steelmanufaktur Beyer
  13. Garagens abertas  por Carport-Schmiede GmbH + Co. KG
  14. Garagens abertas  por GRUPO VOLTA
    Ad
  15. Garagens abertas  por Estudio Tava
  16. Garagens abertas  por JAGRAM-PRO
  17. Garagens abertas  por ONLYWOOD
    Ad
  18. Garagens abertas  por Sam Contractors Ipoh
  19. Garagens abertas  por GRUPO VOLTA
    Ad
  20. Garagens abertas  por Pergomadera Pérgolas y Porches de madera
  21. Garagens abertas  por HOME
    Ad
  22. Garagens abertas  por Pergomadera Pérgolas y Porches de madera
  23. Garagens abertas  por GREENcanopy innovations
  24. Garagens abertas  por CAPMON
  25. Garagens abertas  por Steelmanufaktur Beyer
  26. Garagens abertas  por Grupo Arquidecture
    Ad
  27. Garagens abertas  por B+ Studio
  28. Garagens abertas  por Corneille Uedingslohmann Architekten
  29. Garagens abertas  por Pergomadera Pérgolas y Porches de madera
  30. Garagens abertas  por Incofusta
  31. Garagens abertas  por Heftye Arquitectura
    Ad
  32. Garagens abertas  por Schmiedekunstwerk GmbH
  33. Garagens abertas  por Eduardo Gutiérrez Taller de Arquitectura
    Ad

Diferenças entre um alpendre para parqueamento e uma garagem 

Em primeiro lugar falemos daquilo em que se assemelham, que é a funcionalidade: – ambos servem para estacionar as viaturas dos utilizadores do edifício, sejam moradores ou trabalhadores. Muitas vezes estes espaços são também utilizados como oficinas, espaços de trabalho ou arrumações, e é aí que as diferenças entre elas mais se notam. 

Um alpendre para parqueamento difere da garagem essencialmente nas paredes: – um alpendre é uma estrutura coberta para armazenamento de automóveis, normalmente (mas não obrigatoriamente) anexada a uma casa e não totalmente fechada, mantendo-se pelo menos um lado aberto ao ar livre, e uma garagem é um edifício, ou uma secção de um edifício, usado para armazenar viaturas, ferramentas e outros itens diversos. Na realidade muitas vezes os telheiros acabam por ter também algum espaço de arrumação, ou uma bancada de trabalho, mas devido à sua exposição acaba por ser menos frequente e os itens ficam mais visíveis do exterior.

Ideias para um alpendre na frente da casa 

Quando se faz qualquer adição a uma casa há sempre dois caminhos que se podem seguir: – ou se opta por um estilo que se enquadre na estética da construção, ou se escolhe por impor constaste e marcar bem a diferença. Ambas as opções oferecem as suas vantagens e desvantagens, mas em ambas é necessário encontrar uma harmonia estética para que a adição não fique a parecer perfeitamente desajustada ao espaço e à envolvência. É claro que isto é mais fácil de conseguir se optar por aplicar o estilo e materiais idênticos ao da casa em si, mas isso também pode sair ais caro. Seja como for é imprescindível, antes de começar a obra, consultar um profissional de arquitetura para se informar das melhores soluções de eventuais restrições legais à sua execução. 

Dito isto há várias formas e materiais para fazer um alpendre para parqueamento destacado da casa. Normalmente a estrutura em si é bastante simples, constituída por quatro (ou mais, consoante o tamanho) pilares verticais que suportam uma estrutura de cobertura. Os materiais da estrutura de suporte variam muito, podendo ser de ferro, alumínio, alvenaria, madeira, entre outros. A cobertura também pode ser conseguida com vários materiais, desde as comuns telhas (de barro, cimento, asfalto, metal… ), até madeira, bambu vidro ou policarbonato. O telhado pode ser o habitual formato angular de duas ou quatro águas, plano ou mesmo ondulado e até pode incluir painéis móveis para permitir uma melhor ventilação da área. Se decidir ir um pouco mais longe e investir um pouco mais na estrutura pode construir um telheiro com telhado de duas ou quatro águas reforçado e aproveitar o espaço de sótão para conseguir a arrumação que um alpendre de arqueamento normalmente não tem. Pode também querer uma ou duas paredes fechadas para maior proteção dos veículos, mas não precisa de fechar totalmente, podendo em vez disso colocar uma

Ideias para um alpendre de parqueamento ligado à casa 

Esta opção pode sair ligeiramente mais barata do que a anterior pois pode ser feita apenas com um telhado de uma água, ou seja apenas com um telheiro montado sobre dois postes e parcialmente sustentada por uma das paredes da casa. Aqui, tal como na opção anterior, independente da construção original, as opções são bastantes, mas é preciso um cuidado extra uma vez que se vai intervir diretamente na estrutura e na fachada da casa. 

É costume construir uma pérgula, ou um telheiro simples, seguindo a estética da própria casa e usando materiais semelhantes, isto é, se a casa é de alvenaria os pilares são do mesmo material, se o telhado é de telha portuguesa, a cobertura do telhado também será. Esta opção é a mais indicada numa casa tradicional ou com algumas restrições quanto à alteração da fachada. Mas se a sua casa é mais moderna, ou não tem grandes restrições quanto ao estilo, pode inovar e construir a pérgula num estilo e materiais contrastantes, por exemplo, se a casa é de alvenaria e tradicional, como é muito habitual no nosso país, fazer um alpendre de madeira vai valorizar bastante a fachada e ficar muito bem. Se a fachada da sua casa é de madeira uma opção interessante é usar uma estrutura de ferro, ou outro metal, pintada de preto e colocar uma cobertura de ripas de madeira. 

Construir um alpendre ligado à própria casa pode ainda proporcionar-lhe o conforto de uma das paredes ficar fechada, e logo uma maior proteção para os seus veículos. 

Neste caso é muito importante pensar no posicionamento das janelas, se as houver, pois pode não ser muito atraente ter um quarto com vista para os carros, embora se calhar a segurança aumente.

Uma maneira barata de instalar um alpendre de parqueamento (prefabricados) 

Uma maneira rápida, eficaz e relativamente barata de fazer um alpendre para parqueamento é utilizar estruturas pré-fabricadas. Neste caso não é preciso construção da estrutura, apenas da base e das fundações. É aqui que está a maior parte do trabalho e também as primeiras escolhas: – pode fazer uma base em betão, gravilha ou terra batida. A base de betão tem mais benefícios pois impede a humidade de chegar diretamente aos pneus do veículo, sendo mais eficaz na sua proteção, e ainda vai proporcionar uma base melhor para uma eventual área de arrumações. 

Hoje em dia os alpendres pré-fabricados vêm em quase tanta escolha de materiais como os fabricados à medida, embora costumem ser de metal, madeira ou fibra, e possam oferecer menos flexibilidade de tamanho e formas. 

Estas estruturas vêm prefeitas e só têm de ser erguidas no local sobre a base escolhida. Pode fazer a instalação você mesmo, mas uma instalação profissional vai garantir-lhe melhores resultados, sendo que muitas vezes pode conseguir este serviço gratuito com a compra.

Preços e diferenças de preço entre construído de raiz e prefabricado 

Dissemos que os alpendres pré-fabricados são geralmente mais baratos do que os construídos de raiz, mas na realidade vai depender muito do modelo e dos materiais escolhidos. 

Uma estrutura de metal simples, com telha de metal, para um carro tem preços que começam em cerca de 1500 Euros, aumentando com o grau de complexidade, com a diversidade de materiais. 

Um alpendre de madeira de pinho tratada com cobertura de chapa “sandwich” metálica pode ficar um pouco acima de 2000. Assim a construção de um telheiro simples com vigas em alvenaria, estrutura de madeira e telha portuguesa pode ficar apenas um pouco mais caro, ou talvez não, dependendo do seu jeito para projetos desta natureza.

Garagem vs alpendre de parqueamento 

Apesar de um alpendre poder parecer à partida uma opção pouco apetecível em relação a uma garagem, eles têm algumas vantagens, sobretudo ao representar uma opção rápida e barata quando a garagem anexa à casa se torna necessária como espaço de vivência. A família cresceu e a garagem vai ser um quarto extra, o que fazer às viaturas? Quer ter um ginásio, uma sala multimédia ou uma oficina de trabalhos manuais na garagem? Se precisa de uma resposta rápida e económica a esta pergunta os alpendres são realmente e resposta. 

Apesar dos alpendres não oferecerem tanta proteção contra os elementos às suas viaturas, nem contra vandalismo ou roubo, e nem sequer serem a melhor opção para armazenamento e arrumação, estes são ótimos porque podem custas mais ou menos metade do preço de uma garagem, e têm uma construção muito mais rápida e fácil!