Escadas: inspiração, fotos e projetos de interiores

  1. moradia LC: Escadas  por miguel lima amorim - arquitecto - arquimla
  2. Zonas Comuns e Escadas de Acesso em Lisboa: Escadas  por LAVRADIO DESIGN
    Ad
  3. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  4. Casa compacta e completa: Escadas  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  5. Moradia CR: Escadas  por COCOON
  6. Casa Monteiro: Escadas  por Esquissos 3G
  7. Fase - Projecto: Escadas  por Atelier 72 - Arquitetura, Lda
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projecto de sua casa?
  9. Casa Monteiro: Escadas  por Esquissos 3G
  10. Lote 24 : Escadas  por Construções e Imobiliária Navio, Lda
  11. Lote 24 : Escadas  por Construções e Imobiliária Navio, Lda
  12. CASA VALE: Escadas  por MARLENE ULDSCHMIDT
  13. Escadas  por homify
  14. Moradia CR: Escadas  por COCOON
  15. Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto: Escadas  por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design
    Ad
  16. CASA MANIS: Escadas  por Atelier 72 - Arquitetura, Lda
    Ad
  17. Interior#002: Escadas  por Factor4D - Arquitetura, Engenharia & Construção
  18. Casa Monteiro: Escadas  por Esquissos 3G
  19.  Residência Paroquial de Penafiel | P07.05 2014 : Escadas  por ARCHÉ
  20. CASA VALE DA LAPA: Escadas  por MARLENE ULDSCHMIDT
  21. Casa em Miramar: Escadas  por e|348 arquitectura
  22. Lote 24 : Escadas  por Construções e Imobiliária Navio, Lda
  23. moradia LC: Escadas  por miguel lima amorim - arquitecto - arquimla
  24. Adega: Escadas  por Trivisio Consultoria e Projetos em 3D
    Ad
  25. Moradia - Centro Histórico - Arqtª Neide Monteiro: Escadas  por Amadeu Simão Monteiro
  26. Casa Monteiro: Escadas  por Esquissos 3G
  27. Casa 7Bicas: Escadas  por Guillaume Jean Architect & Designer
  28. Casa Vau: Escadas  por [i]da arquitectos
  29. CASA SG2: Escadas  por Traçado Regulador. Lda
  30. Escadaria: Escadas  por NVE engenharias, S.A.
  31. Detalhe de ripado de madeira: Escadas  por Leonor da Costa Afonso
  32. APARTAMENTO PEIXOTO: Escadas  por Nuno Ribeiro arquitecto
  33. APARTAMENTO PEIXOTO: Escadas  por Nuno Ribeiro arquitecto

Escadas – arquitetura e arte

Quando primeiro pensamos no assunto tendemos a pensar nas escadas como simples ferramentas que fazem a ligação entre vários níveis, no entanto, na arquitetura contemporânea, elas assumem progressivamente um forte papel na interatividade entre o espaço e os seus elementos, ligando-nos ao mundo exterior. 

As escadas, tecnicamente chamadas de núcleos de circulação vertical, são elementos arquitetónicos essenciais na arquitetura, desempenhando um papel fundamental na acessibilidade ao andares superiores dos edifícios, e cada vez mais usados como pontos-chave no estilo pensado para os espaços, interiores ou exteriores. 

Umas escadas bem desenhadas e originais têm tanto de técnica como de arte e dão na realidade muito estilo à própria casa, funcionando quase como base para a decoração futura. A sua infinidade de desenhos chamativos e formas curiosas atraem o interesse de qualquer pessoa, tornando-as protagonistas de qualquer espaço! 

No que respeita à forma já percebemos o imenso potencial que as escadas oferecem… Em patamares, em caracol, retas e muito mais! Há um grande número de designs de escadas à sua escolha. 

Também nos materiais as escadas podem variar: – desde os materiais inovadores aos mais clássicos, as escadas também se diferenciam pelos seus componentes. 

E não nos podemos esquecer da enorme variedade de corrimões, que por si só são somas importantíssimas ao estilo das escadas.

Mas as escadas são muito mais do que meras estruturas. Tal como outros espaços, as escadas podem e devem ser pontos para decorar e personalizar mesmo à sua maneira.

Que tipos de escadas existem? 

Como dissemos anteriormente, as escadas variam muito na forma e nos materiais, no entanto podemos distinguir alguns tipos de escadas, mais usados e que pode facilmente observar em muitas casas do nosso país: 

- Escadas retas – são as mais vulgares e fáceis de encontrar. Têm apenas um lance e permitem a subida direta, sem mudança de direção, mesmo que se verifique a existência de um patamar; 

- Escadas em “L” – são também retas mas dividem-se na inclinação, fazendo um ângulo de 90º para um dos lados. Normalmente a divisão é feita com um patamar, mas também pode ser feita através de degraus em leque, para um efeito mais artístico; 

- Escadas em “U” – parecidas com as anteriores estas escadas têm, no entanto, uma inflexão no sentido contrário ao inicial. Esta mudança de direção pode não ser exatamente a meio das escadas, podendo ser posicionada mais acima ou abaixo; 

- Escada helicoidal ou em caracol – este formato é sobejamente conhecido e nunca passa despercebido numa casa devido às suas formas insinuantes. Normalmente tem um eixo central à volta do qual são dispostos os degraus, como se fossem raios. Cabe em espaços acanhados, mas pode ser difícil de utilizar sobretudo para pessoas com mobilidade limitada. São muito utilizadas no acesso a sótãos

- Escadas curvas – à semelhança das escadas em caracol, estas também têm uma ondulação, mas diferenciam-se delas pela inexistência de um eixo central. São obras complexas, assentes em geometria e forças combinadas, e muito belas, desenhadas especificamente para o espaço onde são inseridas.

Posso projetar as minhas próprias escadas? 

Em teoria umas escadas simples e retas, com ou sem patamar são fáceis de desenhar, e pode encontrar as fórmulas para o fazer em muito sites da internet e até aqui na homify. A planificação assenta em cálculos matemáticos simples, que estabelecem alturas e tamanho de degraus, mas não está isenta de legislações e regulamentos próprios que estabelecem as proporções dos diversos elementos. 

No caso de escadas mais complexas, sobretudo para escadas curvas, é quase impossível obter um desenho fiável e seguro sem conhecimentos de arquitetura. 

O nosso concelho é que, independentemente do tipo ou da complexidade das escadas que deseja desenhar para a sua casa, consulte sempre um profissional de arquitetura ou um designer de interiores. Não vai querer deitar tempo e dinheiro fora numa construção sem a certeza absoluta de segurança e adequação!

Como posso tornar as minhas escadas num elemento de impacto em minha casa? 

Pela própria arquitetura as escadas podem ser o ponto de partida para toda a estética que vem a seguir, podendo mesmo dispensar qualquer outro tipo de acessórios. O que quer isto dizer? É simples: – umas escadas bonitas, bem acabadas e bem iluminadas podem fazer qualquer outro acessório parecer excessivo! É que há escadarias que são autênticas obras de arte, e na homify vai encontrar milhares de imagens que comprovam isso mesmo! Desde escadas de vidro que parecem flutuar, modernas e futuristas, até autênticas maravilhas da carpintaria, que fazem renascer velhos saberes, aqui vai com certeza encontrar inspiração para, em conjunto com o seu arquiteto, desenhar as escadas perfeitas para a sua casa. 

Mas se o orçamento não dá para grandes mudanças e ainda assim quer dar uma nova visibilidade às escadas, isso é possível sem lhe alterar a estrutura original. Um novo revestimento para os degraus, como pranchas de madeira, lajes de pedra, azulejos tradicionais ou mesmo combinações de vários, vai criar mais interesse visual e alterar profundamente o aspecto do espaço. Quem diz um novo revestimento diz um novo corrimão ou simplesmente a aplicação de alguns elementos de destaque em cores diferentes. Com criatividade, inspiração, e algum trabalho pode conseguir resultados espetaculares. 

Se pretende algo ainda mais simples pode optar por fazer um bom projeto de iluminação para as suas escadas. Além de ficarem imediatamente valorizadas ainda vão ser mais seguras! E também neste ponto, a homify é o site a explorar: – aqui vai encontrar tanto os projetos inspiradores de iluminação para escadas, como os designers de iluminação certos para os concretizar.