Cozinhas tropicais: fotos, inspiração e design

  1. Residencia Carvalho: Cozinhas tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  2. Residencia Carvalho: Cozinhas tropicais por STUDIO AGUIAR E  DINIS
  3. Precisa de ajuda com a sua cozinha?
    Precisa de ajuda com a sua cozinha?
  4. RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sta. Maria da Feira: Cozinhas embutidas  por Rusticasa
  5. Moradia, Benguela: Cozinhas tropicais por Porta Branca
  6. Cozinha e Sala de Jantar: Cozinhas tropicais por Gustavo Guimarães
  7. Cozinhas tropicais por Marina Linhares Decoração de Interiores
  8. Precisa de ajuda com a sua cozinha?
    Precisa de ajuda com a sua cozinha?
  9. Cozinhas tropicais por LARISSA REIS ARQUITETURA
  10. Cozinhas tropicais por Future Space Interior
    Ad
  11. Cozinhas tropicais por S Squared Architects Pvt Ltd
    Ad
  12. Cozinhas tropicais por 芸采創意空間設計-YCID Interior Design
  13. Cozinhas tropicais por SAE Studio (PT. Shiva Ardhyanesha Estetika)
  14. Cozinhas embutidas  por Design studio TZinterior group
  15. Cozinhas tropicais por Hansen Properties
  16. Cozinhas tropicais por Montenegro Arquitetura
  17. Cozinhas tropicais por JT GRUPA
  18. Cozinhas tropicais por Internova Stretch Ceiling & 3d Flooring
  19. Cozinhas tropicais por Marina Linhares Decoração de Interiores
  20. Cozinhas tropicais por BR  ARQUITECTOS
  21. Cozinhas tropicais por COLECTIVO CREATIVO
  22. Cozinhas tropicais por Lighthouse Architect Indonesia
  23. Cozinhas tropicais por Montenegro Arquitetura
  24. Cozinhas tropicais por BROS.studio
  25. Armários de cozinha  por Green Interior
  26. Cozinhas tropicais por Montenegro Arquitetura
  27. Cozinhas tropicais por Yucas Design & Build Sdn. Bhd.
    Ad
  28. Cozinhas tropicais por IMAGINARTE -  Arquitetura & Construção
  29. Cozinhas tropicais por Lighthouse Architect Indonesia
  30. Cozinhas tropicais por Lighthouse Architect Indonesia
  31. Cozinhas tropicais por Living Innovations Design Unlimited, Inc.
  32. Cozinhas tropicais por S Squared Architects Pvt Ltd
    Ad
  33. Cozinhas tropicais por homify

Para ter uma cozinha com um toque tropical não precisa de lhe fazer uma remodelação completa e é mais fácil do que parece. O importante é apostar nos acessórios certos, cheios de vida e personalidade, e dar uma nova vida ao que já possui. 

Da mesma forma as cores são fundamentais, e neste caso são capazes de transformar uma cozinha banal num espaço com a vitalidade e a alegria dos quentes países dos trópicos. Verdes, amarelos, vermelho ocre… A cor simboliza a exuberante vida da Amazónia ou de uma qualquer floresta na Índia, a alegria pura dos povos indígenas, a riqueza do oceano tropical, a ligação com o mundo natural que tantas vezes perdemos na agitada vida citadina. 

Uma cozinha de estilo tropical remete para paladares fortes, de pimenta e azeite de palma, de caril e outras especiarias… E que melhor ambiente podemos ter na cozinha para receber amigos e família, e mimá-los com cozinhados cheios de amor, quem sabe com os mesmos sabores que a decoração do espaço invoca? 

Como já dissemos, é simples conseguir uma cozinha tropical, desde que possa partir de uma base relativamente neutra. Mas se olha à sua volta e não sabe bem por onde começar nós ajudamos. Seja porque está a planear uma cozinha nova, uma reforma profunda ou simplesmente porque quer dar uma “cara nova” à sua cozinha, a homify tem a resposta! 

Nesta secção vai encontrar algumas dicas para transformar a sua cozinha banal numa cozinha tropical fenomenal, imagens absolutamente inspiradoras e os melhores profissionais para o aconselhar. Nem todos temos inclinação para o design de interiores ou para a decoração, tornando a intervenção de um profissional essencial para evitar erros que podem sair bem caros!

Os armários numa cozinha tropical 

Pode seguir por duas vias e com ambas conseguir um perfeito ambiente tropical: – pode escolher um look totalmente descontraído, com pormenores mais ou menos rústicos e campestre, ou optar por um estilo tropical mais formal, um pouco ao estilo colonial. 

O estilo tropical mais informal pede armários abertos e coloridos, loiças à vista e panelas penduradas em ganchos. Ouse com armários amarelos-torrados, vermelho ocre ou verdes para um efeito visual cheio de impacto e originalidade. Mas se tem receio de se cansar depressa do excesso de cor, opte por armários de madeira escura, ou pintada de castanho, e ponha todo o seu esforço no design e nos acessórios. 

O estilo mais formal, inspirado nas antigas casas senhoriais ou coloniais, implica armários imponentes (normalmente com portas), de madeira escura, com frisos e puxadores em latão. Não deixe de colocar ganchos para loiças e panelas de modo a manter um estilo campestre, e se puder instale um armário louceiro, com vidros biselados nas portas para as loiças caras ou de estimação. 

Se preferir pode escolher armários num estilo moderno e combiná-los com outras peças de mobiliário num tom mais antiquado e rústico, de madeira natural e na sua cor original para estabelecer a ligação com a natureza, ou mesmo pintá-las de cores vivas para começar a dar cor ao ambiente.

As bancadas, lava-loiças e revestimentos 

Ter bancadas de madeira natural permite-lhe criar a cozinha tropical perfeita, mas se prefere materiais mais frios pode escolher bancadas de pedra, como o granito ou o arenito. Os materiais modernos não estão proibidos neste estilo, as únicas coisas obrigatórias são a alegria e a cor! As bancadas artificiais de quartzo permitem cores alegres em peças com acabamentos incríveis que ficam mesmo bem num ambiente tropical. Considere por exemplo uma bancada em amarelo-torrado, vermelho ou bege, e verá como é fácil partir delas para escolher os restantes elementos do espaço! 

No chão, as tijoleiras com geometrias simples são perfeitas… Fáceis de instalar, resistentes, e com um bom preço, as tijoleiras podem ser o início de todo o estilo, ou servir de base para ele. Mas a pedra, a madeira ou mesmo o bambu podem ser escolhas arrojadas, mas muito bonitas. Um teto de bambu é outra ideia para revestimento que vai dar muito caráter à sua cozinha tropical. 

Os lava-loiças que melhor ficam neste estilo são os modernos com um design enganadoramente rústico e simples, como se fossem simples pias escavadas em pedra. Mas uma simples pia de aço inoxidável pode ser integrada num ambiente tropical, desde que o foco seja dado a outros elementos de tom menos industrial. 

Os ambientes tropicais são por norma quentes e húmidos, tal como muitas cozinhas, e por isso os materiais de revestimento das paredes devem garantir a frescura e a ventilação necessária ao ambiente. Azulejos de estilo retro, do género “metro” ou com padrões inspirados nos azulejos antigos, são apostas seguras. Mas há muito mais para embelezar as paredes da sua cozinha tropical… Tijolos de barro na sua maravilhosa cor original, ou pintados para maior resistência, pedra natural, madeira ou simplesmente tinta plástica. 

As janelas numa cozinha tropical devem ser amplas e deixar entrar muita luz, e idealmente deviam ter vista direta para uma luxuriante vegetação, mas se esse não é o seu caso (o mais provável é não ser mesmo) aplicar um mural em vinil com uma paisagem tropical a servir de revestimento anti-salpicos fica maravilhoso! Pode aplicar materiais modernos e atuais sem receios de perder o espírito tropical porque, mais do que estética e linhas, este estilo baseia-se em cores e imagem.

Acessórios decorativos e demais elementos de uma cozinha tropical 

Como em qualquer outro espaço ao estilo tropical, a vegetação deve ter um papel preponderante na decoração. Sejam plantas reais ou imagens impressas em qualquer superfície, o importante é que as plantas, as flores e os frutos estejam bem visíveis na sua cozinha! 

As plantas reais ficam melhor ainda se estiverem em vasos feitos de fibras naturais, como ráfia, casca de bananeira, corda ou palha. Aliás, qualquer elemento decorativo e funcional nestes materiais é uma escolha certeira, que ajuda a entrar no espírito da natureza tropical. 

Expor algumas peças de cerâmica exótica, da região tropical que mais o inspira também é uma ótima ideia. E os utensílios de ferro esmaltado, com um ar antiquado também podem ter um lugar de destaque, tanto na decoração como nos seus cozinhados. 

Os candeeiros podem ter um tom natural, se forem feitos de madeira, vime, ou outro material natural e artesanal, ou um pouco mais industrial, mas devem sempre emitir uma luz quente e amarelada, a fazer lembrar o sol dos trópicos. 

E se a sua cozinha é quente, especialmente no verão, investir numa ventoinha de teto tradicional, em madeira, é o toque final para respirar o ar dos trópicos enquanto prepara a comida no dia-a-dia.