Cozinhas modernas: Ideias e Inspirações | homify

Cozinhas modernas

Ideias e inspiração para cozinhas modernas

As cozinhas modernas parecem ser sempre populares entre os decoradores de interiores. Isto pode dever-se ao facto do design moderno ser tão participativo, ao permitir que o utilizador possa remodelar e aperfeiçoar continuamente o seu ambiente com diferentes acessórios modernos de cozinha, à medida que o seu gosto pessoal evolui. Este design cria ainda espaços elegantes que são, não só atractivos, como também são úteis.

Conselhos para criar uma cozinha moderna

O design moderno consiste na criação de espaços inspiradores que permitam que as pessoas prosperem, e a cozinha não deve ser excepção. Uma cozinha moderna é dinâmica, com linhas simples e precisas e ideias inteligentes para combinar arrumação e uma boa aparência. Deverá tentar assegurar que cada canto da área de preparação de comida está elegantemente iluminada, por luz natural se possível. Apesar de estar separada da área de estar e de jantar (de forma a que os cheiros dos cozinhados não se espalhem pela casa), uma cozinha moderna deverá ser ainda assim facilmente acessível pelo resto da casa. Uma cozinha moderna é uma parte integral de uma casa bem planeada. Com efeito, para algumas pessoas, a cozinha irá ser a divisão mais importante da casa, por isso inspire-se para cozinhar ao desenhar uma cozinha moderna personalizada de se sentir orgulho.

Planeamento de cozinhas modernas tornado fácil


Atingir um design de alta qualidade pode ser traiçoeiro, e no passado tem sido ainda bastante dispendioso. No entanto, este não é o caso quando usa a homify para o ajudar com os desafios de design da sua casa. Qualquer pessoa que procura criar a cozinha moderna ideal pode navegar por entre deslumbrantes divisões criadas pelos melhores especialistas de design de todo o mundo. Usando a inovadora função da homify, o “livro das ideias”, pode gravar facilmente qualquer design de que goste e que queira voltar a ver mais tarde. Tome notas à medida que vai avançando, para que nenhum momento de inspiração se perca, e combine tudo para conseguir criar a divisão perfeita. Pode receber conselhos de especialistas sobre design de casas e pode até consultar os “livros de ideias” de outros utilizadores, para que as boas ideias se espalhem depressa, e para que o maior número possível de pessoas possa desfrutar de soberbos designs de cozinhas modernas. Atingir a perfeição de design nunca foi tão fácil.

Quanto é que uma cozinha moderna irá custar?

Não há razão para a uma cozinha moderna custar mais do qualquer outro estilo de design. Usando a homify, pode pesquisar até encontrar opções de cozinhas baratas, com o design certo ao preço certo. A ideia central do design moderno é a de criar espaços elegantes que usem os materiais de forma eficiente. Não irá precisar de gastar dinheiro em elementos ou decorações desnecessárias. A beleza do design irá assentar na sua funcionalidade, o que significa que, na teoria, uma cozinha moderna deveria ser extremamente económica. No entanto, qualquer cozinha irá ser um grande investimento, por isso planeie a sua com cuidado, e escolha trabalhar com equipas de design que realmente conheçam o estilo moderno de trás para a frente.

O que devo ter em consideração quando compro uma cozinha moderna? 

A iluminação é crucial no design de cozinhas de qualquer estilo, mas principalmente no caso das cozinhas modernas. Quando está a preparar comida é vital ter uma excelente visibilidade, e além disso espaços bem iluminados são o marco de designs modernos fortes, seja em que sítios da casa estejam. Pense sobre a localização das janelas, a cor das paredes e armários ou se deseja ou não ter uma cozinha moderna que conte fortemente com superfícies metálicas. Pense nos espaços também. As famílias irão precisar de muito mais espaço do que casais ou uma só pessoa, e com crianças pequenas a correr pela casa, a segurança deve ser uma consideração muito importante a ter. No final de contas, precisa de ter sempre o panorama geral em mente. Uma boa cozinha moderna irá ser extremamente funcional, e a sua beleza emerge dessa qualidade.

Ideias de decoração de interiores para cozinhas modernas

Uma óptima ideia para criar um design de cozinha moderna é escolher um contraste firme entre o chão e os armários e paredes. Isto não significa chocar tijolos vermelhos com superfícies pintadas de azul. Em vez disso, opte por pedra cinza e armários de madeira, ou então escolha um esquema de cores creme claro ou branco. As cores vivas normalmente contrariam a harmonia do design geral e devem ser evitadas. A cor aparecerá através de flores ou de curiosas funcionalidades decorativas, não dos elementos centrais de uma cozinha moderna. As ilhas de cozinha são uma boa adição, pois permitem que possa incluir bancos modernistas acrescentando mais funcionalidade à cozinha para cafés ou petiscos leves. Relativamente à iluminação moderna para cozinhas, costuma ser preferível usar nichos de luz que são embutidos nos acessórios da mesma. Tente passar a ideia de que apenas está a ser usada luz natural, o que irá ampliar o efeito final. Para a decoração, há um grande número de soberbas opções para papel de parede moderno, que não ficará danificado pelo fumo dos cozinhados, e irá contribuir para as paredes vazias com padrões encantadores. Em cozinhas amplas, pode ainda considerar criar um espaço em plano aberto.

Deveria a minha cozinha moderna ter uma ilha?

Isso depende do seu gosto pessoal! Para algumas pessoas, uma ilha de cozinha será uma despesa desnecessária e uma inconveniência, limitando o espaço em torno da divisão. Para outras, ter espaço extra para sentar é um aspecto vital, transformando a área de preparação de comida num cenário mais social. Se não tem acesso a um terraço exterior ou se a sua sala de jantar for longe da sua cozinha, então uma ilha pode ser o acrescento ideal. No entanto, se tem uma cozinha pequena, a tentativa de forçar uma ilha pode estragar a harmonia do design, o que deveria ser evitado a todo o custo.

Ideias para kitchenettes modernas

Divisões pequenas também podem ser tornadas em deslumbrantes espaços de cozinha com um pouco de conhecimento sobre design. As kitchenettes deverão incluir elementos de arrumação eficazes, sendo ganchos e cabides uma óptima opção. Bandas magnéticas oferecem um toque futurista que pode contribuir para oferecer elegância moderna até às cozinhas mais pequenas. A iluminação embutida pode melhorar muito um espaço pequeno, assim como armários extensíveis para alimentos não perecíveis. Frigoríficos integrados são outra opção economizadora de espaço. A técnica assenta em conseguir juntar tudo na área disponível, deixando algum espaço para circular. O uso de tons neutros para as paredes irá também tornar a kitchenette muito mais espaçosa, assim como luz natural abundante.

O que é que eu devo ter em atenção quando compro uma bancada de cozinha moderna?

A bancada é a superfície mais importante de qualquer cozinha moderna e precisa de ser extremamente funcional. Há uma abundância de materiais que podem ser usados para a bancada que combinam funcionalidade com beleza estética. Por exemplo, granito polido não se risca facilmente e envelhece bem, enquanto que a madeira é mais fácil de limpar. O aço e outros materiais metálicos serão uma boa ideia para adicionar alguma emoção modernista à cozinha e são igualmente resistentes. A chave é encontrar um material para a sua bancada que seja fácil de limpar, duradouro e que encaixe no seu design geral. Não compre uma bancada de uma pedra exótica simplesmente por causa da sua aparência individual. Como é que ela encaixa no seu plano? Um elemento fora do lugar pode danificar o equilíbrio de uma cozinha moderna.

Inspiração para cozinhas equipadas

Quando está a escolher uma cozinha equipada, lembre-se que o seu próprio plano de design é primordial. Irá ter diversas opções pré-fabricadas e prontas para usar, mas será muito melhor se conseguir criar uma cozinha DIY, um espaço customizado e personalizado que reflicta o seu gosto e paixões únicas. É por isso que a homify oferece uma selecção tão ampla de designs de cozinha. Ao construir a ideia de como gostaria que a sua cozinha ficasse, irá ser muito mais fácil de trabalhar com um especialista de design e estará mais preparado para alcançar os resultados perfeitos. Visite as cozinhas de amigos e vizinhos, leia as guias de estilo em sites como a homify e pense de forma ponderada sobre o que realmente quer para a sua cozinha moderna. O tempo que gastará a entendê-lo valerá a pena.

Design de cozinhas modernas

O design das cozinhas modernas está constantemente em evolução, com uma quase infinita variedade de diferentes estilos disponível. Pode optar por construir um design branco puro que ecoe um ambiente de ficção científica, ou criar uma cozinha de estilo industrial com uso abundante de metais. Usando tijolos e o planeamento de forma eficaz, pode conseguir alcançar a elegância modernista com um toque rústico, e ao seleccionar as cores de maneira imaginativa, pode criar um espaço que emita energia e charme. Uma cozinha moderna bem planeada será também mais fácil de personalizar com elementos decorativos, permitindo que a sua criatividade flua a toda a hora. 

Mais estilos de cozinha:

Cozinhas minimalistas

O estilo de cozinha moderna pode ser limpo e funcional, mas não é estritamente minimalista. Nas cozinhas minimalistas, o foco absoluto está em atingir o máximo possível com o mínimo disponível. Em alguns designs minimalistas, tudo parece estar integrado na divisão, desde os armários ao fogão. Este é um estilo para aqueles que estão cansados de desordem e precisam de algo completamente otimizado. 

Cozinhas rústicas 

As cozinhas de estilo rústico são sempre populares. Estas tiram a sua inspiração da história e tradição, procurando criar espaços caseiros e calorosos para cozinhar e socializar. Elementos típicos de uma cozinha rústica incluem paredes de tijolo, fogões grandes, pavimentos de pedra e armários que estão desenhados para ecoar estilos antigos. Elementos secundários de design como relógios ou pratos têm o papel de criar atmosfera, e a harmonia é menos crucial do que nas cozinhas modernas. 

Cozinhas de estilo industrial 

A comida é uma indústria nos nossos dias, e as cozinhas de estilo industrial têm muito em comum com aquelas dos restaurantes de classe alta. Tendem a incorporar grandes quantidades de metal, assim como nas cozinhas profissionais, e também incluem elementos como paredes de tijolo exposto e iluminação suspensa que faz lembrar o ambiente de uma fábrica. É um equilíbrio interessante entre o moderno e o rústico.