Cozinhas campestres: inspiração, fotos e projetos de interiores | homify Cozinhas campestres: inspiração, fotos e projetos de interiores

Cozinhas campestres: inspiração, fotos e projetos de interiores

  1. Casa da Fonte Cozinhas campestres por Habitat Saudável - consultoria, arquitetura e decoração Campestre
  2. 'Country' Urbano Cozinhas campestres por FABRI Campestre
  3. Precisa de ajuda com a sua cozinha?
  4. Casa na aldeia por Estúdio AMATAM Campestre
  5. 'Country' Urbano Cozinhas campestres por FABRI Campestre
  6. (Not Red) White and Blue por Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Campestre
    Ad
  7. Casa na aldeia por Estúdio AMATAM Campestre
  8. Precisa de ajuda com a sua cozinha?
  9. Nova coleção CRIVART- Acessórios de Cozinha em oliveira Cozinhas campestres por CRIVART - Genuine Soul, LDA Campestre
    Ad
  10. Nova coleção CRIVART- Acessórios de Cozinha em oliveira Cozinhas campestres por CRIVART - Genuine Soul, LDA Campestre
    Ad
  11. Nova coleção CRIVART- Acessórios de Cozinha em oliveira Cozinhas campestres por CRIVART - Genuine Soul, LDA Campestre
    Ad
  12. Nova coleção CRIVART- Acessórios de Cozinha em oliveira Cozinhas campestres por CRIVART - Genuine Soul, LDA Campestre
    Ad
  13. Nova coleção CRIVART- Acessórios de Cozinha em oliveira Cozinhas campestres por CRIVART - Genuine Soul, LDA Campestre
    Ad
  14. Nova coleção CRIVART- Acessórios de Cozinha em oliveira Cozinhas campestres por CRIVART - Genuine Soul, LDA Campestre
    Ad
  15. Casa S & E Cozinhas campestres por Lorenna Nogueira Campestre
  16. Casa S & E Cozinhas campestres por Lorenna Nogueira Campestre
  17. Casa S & E Cozinhas campestres por Lorenna Nogueira Campestre
  18. Casa S & E Cozinhas campestres por Lorenna Nogueira Campestre
  19. Casa do Lago Cozinhas campestres por Viviane Cunha Arquitectura Campestre
    Ad
  20. STAND sanindusa por Melissa vilar Campestre
  21. Apartamento T2 Estrela - Lisboa Cozinhas campestres por EU LISBOA Campestre
  22. Moradia Isolada em Cascais Cozinhas campestres por EU LISBOA Campestre
  23. Moradia T5 Alverca Cozinhas campestres por EU LISBOA Campestre
  24. Moradia T5 Alverca Cozinhas campestres por EU LISBOA Campestre
  25. por Design Studio Yuriy Zimenko Campestre Madeira Acabamento em madeira
  26. Foz House 1 | Homestaging por IAM Interiores Campestre
  27. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165 por Clix Mais Campestre
  28. Excelente Moradia em condomínio fechado, com piscina privativa com vista para a Albufeira da Caniçada. Referência: clix mais v1.165 por Clix Mais Campestre
  29. Casa algarvia por Rodrigo Roquette Campestre Pedra
  30. Poppy por Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Campestre
    Ad
  31. Poppy Cozinhas campestres por Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Campestre
    Ad
  32. Poppy por Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Campestre
    Ad
  33. Poppy por Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Campestre
    Ad

Não precisa de campos e colinas verdejantes a rodear a sua cozinha para ter uma cozinha em estilo campestre! A estética acolhedora deste estilo enquadra-se bem tanto no meio da cidade como em pleno campo, e é tudo menos monótona. Do mais colorido ao mais tradicional, da estética inglesa mais clássica e, à rusticidade Toscana, passando pela simplicidade à Portuguesa, o estilo campestre tem muitas nuances que pode descobrir aqui no site da homify! 

E construir uma cozinha ao estilo campestre não é difícil, embora tenha alguns requisitos e truques. Se não for devidamente planeada, uma cozinha campestre pode não ficar tão prática como uma cozinha moderna, por exemplo. A vontade de ter armários antigos pode não proporcionar a devida arrumação para a sua quantidade de equipamentos modernos, e não é isso que queremos numa vivência diária. 

Se não sabe por onde começar, continue a ler. Nesta secção vai encontrar algumas dicas e sugestões para o orientar no sentido de conseguir ter uma cozinha de estilo campestre, e depois navegue no nosso site ao sabor de milhares de imagens que o vão inspirar! 

Se mesmo assim não quiser dispensar o muito tempo que um projeto desta natureza exige, ou simplesmente achar que é demasiado ambicioso para os seus conhecimentos de designer de cozinha, peça ajuda. Aqui também vai encontrar os contactos dos melhores profissionais para o ajudar. Será um pequeno investimento em função dos muitos benefícios que vai ter com esta colaboração, sobretudo no que respeita ao controlo dos gastos e ao fazer escolhas certas à primeira.

Os móveis numa cozinha campestre 

O estilo dos móveis de cozinha, assim como de todos os restantes elementos numa cozinha campestre, vai depender diretamente do tipo escolhido, embora todos convirjam num ponto: a ligação com os elementos campestres, naturais. 

Assim se pretende uma cozinha campestre no aconchegante estilo inglês, daquelas que só de olhar parecem cheirar a biscoitos e a chá, deve escolher bons móveis de madeira maciça, com portas com frisos em moldura e bonitos puxadores de estilo retro, de latão ou esmalte, por exemplo. As suas cores devem ser neutras, bege, castanho, verde seco (desde o tom mais “água” até ao “azeitona”), cinzento, ou mesmo branco. 

Na estética Toscana ou na Portuguesa os móveis devem ser um pouco mais rústicos, sempre de madeira maciça na sua cor natural, com algum grão e nós de madeira visíveis. Podem ter também frisos em moldura, mas os puxadores devem ser um pouco mais discretos, como pequenas esferas de madeira ou antigos puxadores de latão com batente. Nesta estética os móveis antigos, como armários louceiros ou antigas bancadas rústicas, mas deve dar-lhes uma estética mais atual, pintando com uma cor neutra e usando por exemplo a técnica da decupagem.

As bancadas, lava-loiças e os revestimentos 

As bancadas de uma cozinha campestre têm necessariamente de ser feitas de materiais naturais como a pedra ou a madeira, e por isso, se não consegue ter orçamento para este tipo de materiais, escolha um material com um acabamento que proporcione um acabamento o mais similar possível. A pedra calcária faz fabulosas bancadas campestres, e se escolher uma pedra artificial com este tom também vai resultar. 

Os únicos materiais totalmente interditos são o aço inoxidável e a madeira lacada, brilhante. Mesmo a pedra deve ser mantida em tom mate, para melhor inclusão no estilo. 

Esqueça os feios lava-loiças de inox! Neste estilo a pia da lava-loiças é de pedra, de cerâmica ou de ferro esmaltado, de preferência com um estilo retro, antiquado e nostálgico. 

Os revestimentos, em consonância com o tom retro e um pouco rústico, que se pretende no estilo campestre, devem ser em azulejos ou ripas de madeira, para a estética inglesa antiga, e em pedra ou tijolo aparente para a estética toscana. Em Portugal as antigas cozinhas de campo tinham as paredes em granito ou tabique de madeira rústica, pelo que imitar esses materiais pode ser a chave para ter um ambiente com raízes na nossa história. 

Um forno especial 

No estilo campestre mais português o fogão a lenha de ferro fundido é um “must”, e para o estilo inglês, um belo conjunto de fogão e forno, personalizado, em ferro esmaltado, fazem maravilhas pela estética da sua cozinha campestre. Obviamente que estes dois elementos podem ser complicados de replicar num apartamento citadino, mas pode optar por equipamentos de cozinha atuais com um estilo retro, vintage, que encontra facilmente no mercado. 

As cortinas 

Ao contrário de outros estilos de decoração, as cortinas são elementos decorativos indispensáveis numa cozinha campestre. Mas não podem ser quaisquer cortinas… Para um bom enquadramento é aconselhável instalar cortinas de algodão ou linho, brancas com renda ou de padrão escocês. Numa cozinha de estilo campestre inglês também se enquadram bem cortinas de ramagens combinadas com uma cortina branca. 

Acessórios de cozinha e acessórios decorativos  

Os acessórios podem ser funcionais, como os pratos, os bules e as chávenas, ou simplesmente decorativos, como pratos de barro para expor. Aposte em loiça de cerâmica mais fina para uma decoração mais clássica e refinada, inglesa, e loiça de barro pintada para uma decoração mais rústica.  

Bules de ferro esmaltado tradicionais, com flores pintadas, ou outros elementos neste material, transformam-se em decorações muito personalizadas, alegre e coloridas.  

Os acessórios funcionais são muitas vezes guardados em prateleiras abertas, ou ganchos, o que acaba por ser um elemento decorativo que dá muito caráter ao estilo campestre e torna o ambiente mais descontraído.  

Os troncos de madeira para o fogão a lenha são outro elemento característico, que acaba por fazer parte do todo que é o cenário da cozinha. Estes troncos podem ser guardados em cestos de verga ou de latão, e os acessórios para a lareira como as tenazes devem ser clássicas, em ferro ou latão. 

Os têxteis de cozinha também devem ser adquiridos para entrar em consonância com o estilo. No estilo “country” inglês os têxteis de linho com renda ficam perfeitos, e se incorporados no estilo toscano ou português também ficam bem, embora nestes o mais vulgar é encontrarmos padrões florais ou riscas modestas. 

As cozinhas campestres não costumam ter grandes decorações nas paredes, mas se acha que um quadro faz falta, escolha gravuras de cenas da vida no campo ou de paisagens bucólicas.