Cozinhas - inspiração e design | homify

Cozinhas – fotos, inspiração e design

A cozinha – um lugar para viver


O que torna uma cozinha perfeita? O termo perfeição quando nos referimos a cozinhas é um conceito bastante subjectivo, porque cada um tem uma concepção diferente de cozinha ideal. Todos concordam, porém, que as cozinhas são o coração de uma casa. Mas este conceito tem sido actualizado ao longo dos anos, e hoje em dia, uma cozinha deve oferecer mais do que funcionalidade: deve ser o centro de reunião familiar, chegando, por vezes, a substituir a sala de estar ou de jantar. Em sua casa, numa festa, não importa o seu sofá ser confortável e a sua sala ter uma lareira acolhedora, porque onde todos acabam por se reunir é na realidade, na cozinha. No melhor dos casos, cozinham juntos, conversam, comem e bebem na cozinha. Quanto mais tarde chegarem à festa, certamente mais cheia estará a cozinha!

Onde posso encontrar ideias e inspiração para desenhar a minha cozinha?

Do moderno ao clássico, do excêntrico ao minimalista: na nossa secção Cozinhas existem inúmeras  dicas sobre como decorar uma cozinha para todos os gostos. A partir do momento em que observa uma cozinha de que gosta, com um único clique pode adicionar a foto ao seu livro de ideias. Os livros de ideias são um repositório de inspiração. A qualquer momento pode adicionar ou excluir fotos e alterar manualmente a sua ordem. Adicionalmente, os campos de texto que estão predefinidos nos livros de ideias permitem incluir comentários pessoais aos seus projectos favoritos. Os livros de ideias já criados são gravados automaticamente no seu perfil – assim estarão sempre disponíveis as suas ideias! 

Como devo decorar a minha cozinha?

Existem diferentes estilos com os quais se pode decorar uma cozinha. Dado que o espaço deve reflectir principalmente a personalidade de cada um, é essencial, primeiramente defini-lo com rigor. Depois de esclarecer este ponto, poderá começar a tomar decisões sobre a cor, layout e estilo de cozinha que pretende. Qual o revestimento que melhor se adapta às superfícies da cozinha? Quer uma cozinha com ilha ou uma kitchenette? Deseja cores vivas ou prefere cores suaves? O maior desafio que existe no planeamento para a cozinha é saber conciliar bom gosto e funcionalidade. Assim sendo, iremos revelar algumas dicas para combinar os diversos requisitos de forma a poder servir como fonte de inspiração.

Decorar a cozinha de uma forma fácil

Ao decorar uma cozinha deve ter em conta as suas preferências pessoais, no entanto há regras básicas que devem ser observadas, a fim de aproveitar ao máximo o espaço e alcançar a estética adequada. Ao projectar uma cozinha ou qualquer outra divisão da casa, é importante ter em conta a personalidade de cada um e as características do espaço, como a altura da zona de trabalho ou a profundidade dos armários, por exemplo. Como decorar a cozinha de uma maneira simples? Uma cozinha equipada com módulos que podem ser unidos de acordo com os nossos desejos é a melhor forma de combinar todos os elementos e conseguir aproveitar a melhor área da mesma. Não importa se se decidir por uma cozinha em L ou em forma de U, com ilha ou kitchenette, porque qualquer um dos especialistas pode ser encontrado, podendo ajudá-lo a planear a sua cozinha de sonho.

Como posso encontrar o designer de cozinhas adequado?

O designer de cozinhas deve ser capaz de responder às nossas necessidades individuais e ao mesmo tempo ser flexível. O designer de cozinhas ideal deve ter grande experiência e boas referências. Além  da questão financeira, a planificação da cozinha perfeita necessita de muito tempo, por isso é essencial ter um profissional de confiança. Se quiser comprar uma cozinha que se adapte às suas preferências pessoais e se enquadre harmoniosamente no arranjo espacial definido pela casa, deve, procurar inspiração através de um profissional qualificado de cozinhas, de maneira a que o resultado final respeite ao máximo o que tinha inicialmente planeado. 

O que devo saber sobre os espaços da cozinha?

Se você já decidiu sobre a forma da cozinha, o passo seguinte é a selecção dos materiais. A escolha de vidro, pintura, aço, madeira ou plástico, é, uma questão tanto de preço como de gosto. Além da durabilidade do material, há que considerar outros aspectos, tais como a textura e cor antes de tomar uma decisão. Geralmente, o que funciona melhor para as paredes da cozinha são materiais simples, que não cansam com o passar do tempo e também são os mais fáceis de manter. No entanto, no que se refere a possíveis combinações, não receie misturar materiais! Um frigorífico em alumínio combina facilmente com armários lacados e a bancada em mármore combina sem problemas com o pavimento de madeira.

Que cores devo escolher para as paredes da minha cozinha?

Quanto à cor das paredes na cozinha, pode experimentar e arriscar um pouco mais. Pintar as paredes da cozinha é um processo muito mais rápido do que substituir portas de armários, tal como é muito mais fácil criar uma cozinha alegre através da cor das suas paredes. Assim, cozinhas simples podem ser actualizadas rapidamente através de um toque de cor. Em geral, as cores escuras nas paredes salientam as cozinhas luminosas e as cores brilhantes dão um brilho extra ao mobiliário mais simples. Portanto, antes de substituir toda a cozinha, poderá tentar primeiramente apenas por uma nova cor nas paredes e ver o resultado final.

Que cores devo escolher para as paredes da minha cozinha?

Quanto à cor da cozinha, geralmente aconselha-se um design intemporal. Cozinhas brancas – seja em tons brilhante ou mate – são o clássico absoluto. Optar por uma cozinha em preto é um pouco mais ousado, mas ao definir bem o esquema de cores, as cozinhas escuras podem ter o seu charme. No entanto, não deve subestimar as dimensões nem a luminosidade da casa, porque, algumas habitações amplas e luminosas também permitem uma cozinha em preto. Nas habitações pequenas e sombrias, aposte em divisões brancas para tudo parecer maior e mais espaçoso. 

Que tipo de chão devo escolher para a minha cozinha?

Quando se trata de escolher o chão da cozinha, a higiene deve ser o factor principal. Ao preparar e confeccionar as refeições, facilmente alguma coisa pode cair ao chão e o mais prático é optar por um pavimento de fácil limpeza. Portanto, neste grupo estão incluídos, a madeira, pedra ou cerâmica, enquanto os tapetes ou alcatifa estão fora de questão. A escolha, em última análise, será sempre uma questão de gosto, mas, para além da funcionalidade e higiene, deve ter em consideração o enquadramento com o resto da casa, especialmente se considerar a cozinha aberta para o restante espaço.

Dicas para decorar a nossa cozinha

Além da forma e dos materiais, há outro aspecto a considerar ao planificar a cozinha, é a disposição da arrumação. Para que pratos, panelas e copos possam ser mantidos minimamente ordenados, deve considerar antecipadamente determinados aspectos: onde colocar os legumes no frigorífico, onde pode lavá-los e posteriormente cortá-los e cozinhá-los! Igualmente importante é a realização de um inventário detalhado, para se informar se precisa de mais gavetas, prateleiras ou armários. Considerando todos estes pontos com antecedência, poderá configurar, planear e equipar uma cozinha de acordo com as suas necessidades.

Que aspectos devo considerar ao comprar uma cozinha?

Antes de comprar uma cozinha, é necessário ter em conta a localização onde se enquadra, na habitação. Enquanto uma cozinha de ilha adapta-se bem em espaços abertos, em casas pequenas é mais adequado uma mini cozinha. Também são relevantes a posição e tamanho das janelas, do tecto e o aspecto da parede ou do chão, pois a cozinha tem que combinar com todos eles. Outra decisão que deve ser tomada com antecedência, é se a copa deve ser integrada na cozinha e como fazê-la.  Ao decidir a compra, é aconselhável conjugar, com a funcionalidade e qualidade da cozinha, a durabilidade da mesma, já que se quer que se mantenha impecável para sempre. Outra razão igualmente importante é um design intemporal, ou pelo menos um design de cozinha que se possa desfrutar a longo prazo. Outros aspectos a ter em conta ao comprar uma cozinha, a par das nossas preferências, é a ergonomia da mesma e o seu espaço de armazenamento

Como devo criar uma cozinha aberta?

Para criar uma cozinha aberta, é necessário ter espaço suficiente para isso. Em pequenos apartamentos poderá ser uma boa ideia demolir  algumas paredes, conseguindo criar assim, uma área de jantar ou uma sala de estar em ligação directa com a cozinha e nestes casos, uma ilha de cozinha será bastante acertado. Ao projectar uma cozinha, a ordem e a organização são um factor importante. Embora a ilha seja usada para converter a sala num espaço de convívio e de refeições rápidas, a mesma também serve para arrumação.É importante que todos os utensílios de cozinha tenham o seu lugar e não sejam deixados pousados como se de objectos de decoração se tratassem. Se quiser coloque uma ou outra prateleira e lá coloque os seus objectos preferidos. 

Quais são os estilos mais populares para as cozinhas? 

Cozinhas de estilo rústico

Cortinas de  xadrez, cores creme e panelas de cobre como elementos decorativos: as cozinhas rústicas transpiram especialmente muito conforto. O elemento mais importante deste estilo clássico é a madeira, sem dúvida. Da cozinha à  sala de estar, a madeira não pode faltar em qualquer cozinha em estilo rústico. Em termos de decoração, os pequenos detalhes desempenham um papel importante. Exemplo: cadeiras de madeira com recortes em forma de coração nas costas.

Cozinhas de estilo moderno

As exigências relativamente às cozinhas têm evoluído ao longo dos anos e a cozinha tornou-se uma parte essencial da casa. Hoje, uma cozinha não deve ser apenas um espaço puramente funcional, mas também combinar o seu papel com o de uma sala de estar e de jantar. Na verdade, cozinhas abertas com ilha são a última tendência em termos de decoração. Os blocos de cozinha servem para proporcionar mais espaço para arrumação e também para nos dar a sensação de socialização: enquanto uma pessoa está a cozinhar, outra pode já ocupar o seu lugar na ilha de cozinha. Outra característica de cozinhas modernas são os exaustores discretos e integrados, e há até aqueles que se podem estender e recolher eléctricamente. Em nenhuma outra área da casa, a alta tecnologia é mais desejada do que nas cozinhas.

Cozinhas de estilo ecléctico

Para aqueles que consideram que uma decoração simples, eventualmente, perde o seu apelo com o tempo, deve optar por uma cozinha ecléctica. Quanto a cores, formas e padrões, a imaginação não tem limites, mas há que ter em mente que a cor da parede ou os tapetes são muito mais fáceis de mudar do que outras superfícies da cozinha. É altamente recomendável não ter aversão a inconsistências estilísticas. Em contraste, a mistura de materiais, tais como vidro, madeira, alumínio ou pedra, são bem-vindos! Só se aplica uma regra de estilo: colocar o que quiser – quanto mais colorido e atraente, melhor!

Cozinhas de estilo escandinavo

As cozinha de estilo escandinavo são caracterizadas pelo uso de cores como o branco e todos os tons cinzentos, bem como o uso de formas geométricas e de madeira natural. É importante atribuir muito espaço para arrumação, seja em armários ou prateleiras. Em relação a decoração, este estilo é fã de tecidos com padrões delicados e cores suaves, onde os elementos decorativos envolvidos são usados como atractivos – jamais devem ser combinados vários padrões e cores entre si.  Típico também nas cozinhas de estilo escandinavo é um design cuidado e extremamente meticuloso – até ao mais ínfimo pormenor.

E se a minha cozinha é muito pequena?

Se só tiver um pequeno espaço para a sua cozinha, tem duas opções. Ou optar por uma cozinha modular (mas coerente em relação ao design) ou escolher uma mini cozinha. Existem diversos modelos inteligentes de cozinha que integram múltiplas funções. Ao girar, dobrar e deslizar elementos, cria-se um espaço oculto de arrumação de forma a que a cozinha, a olho nu, se mantenha arrumada sem renunciar as suas funções.